Para que Filosofia da Educação Física Escolar? Para além de uma paráfrase das Teses de Hans-Georg Flickinger

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morschbacher, Márcia
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Costa, Leandra Costa da, Oliveira, Miriam Preissler de, Leães Filho, Wenceslau
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motrivivência (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2008n31p293
Resumo: This present work, from the Flickinger (2004), we reflect on the possibility of building a Philosophy of Physical Education Classes in which subjects adopt a stance reflected and reasoned actions critically. Thus, we present eight thesis with the aim of stimulatingdiscussion related to this subject. We believe that the pedagogical practiceof Physical Education Classes is able to transcend constraints that limit the act of teaching a curriculum componentin school and build a Philosophyof Physical Education Classes.
id UFSC-2_d1de7c4296a95344eccd62ba07f71741
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/14114
network_acronym_str UFSC-2
network_name_str Motrivivência (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Para que Filosofia da Educação Física Escolar? Para além de uma paráfrase das Teses de Hans-Georg FlickingerThis present work, from the Flickinger (2004), we reflect on the possibility of building a Philosophy of Physical Education Classes in which subjects adopt a stance reflected and reasoned actions critically. Thus, we present eight thesis with the aim of stimulatingdiscussion related to this subject. We believe that the pedagogical practiceof Physical Education Classes is able to transcend constraints that limit the act of teaching a curriculum componentin school and build a Philosophyof Physical Education Classes.Neste artigo construímos, a partir do texto de Flickinger (2004), uma tentativa de refletir acerca da relevância da Filosofia da Educação à prática pedagógica da Educação Física Escolar. A partir da necessidade de que a Filosofia da Educação se faça presente na condição de subsídio aos sujeitos a uma postura refletida e a ações criticamente fundamentadas, apresentamos oito teses com o intuito de suscitar o debate relacionado a esta temática. Consideramos, portanto, que a prática pedagógica da Educação Física Escolar, atenta à sua especificidade, permeada pela Filosofia da Educação, seja capaz de transcender condicionantes que limitam o agir pedagógico deste componente curricular na escola, bem como construir uma Filosofia da Educação Física Escolar.Universidade Federal de Santa Catarina2010-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2008n31p29310.5007/2175-8042.2008n31p293Motrivivência; n. 31 (2008): CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; 293-3002175-80420103-4111reponame:Motrivivência (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2008n31p293/13004Morschbacher, MárciaCosta, Leandra Costa daOliveira, Miriam Preissler deLeães Filho, Wenceslauinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-21T14:17:38Zoai:periodicos.ufsc.br:article/14114Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivenciaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/oai||giovani.pires@ufsc.br2175-80420103-4111opendoar:2022-11-21T14:17:38Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Para que Filosofia da Educação Física Escolar? Para além de uma paráfrase das Teses de Hans-Georg Flickinger
title Para que Filosofia da Educação Física Escolar? Para além de uma paráfrase das Teses de Hans-Georg Flickinger
spellingShingle Para que Filosofia da Educação Física Escolar? Para além de uma paráfrase das Teses de Hans-Georg Flickinger
Morschbacher, Márcia
title_short Para que Filosofia da Educação Física Escolar? Para além de uma paráfrase das Teses de Hans-Georg Flickinger
title_full Para que Filosofia da Educação Física Escolar? Para além de uma paráfrase das Teses de Hans-Georg Flickinger
title_fullStr Para que Filosofia da Educação Física Escolar? Para além de uma paráfrase das Teses de Hans-Georg Flickinger
title_full_unstemmed Para que Filosofia da Educação Física Escolar? Para além de uma paráfrase das Teses de Hans-Georg Flickinger
title_sort Para que Filosofia da Educação Física Escolar? Para além de uma paráfrase das Teses de Hans-Georg Flickinger
author Morschbacher, Márcia
author_facet Morschbacher, Márcia
Costa, Leandra Costa da
Oliveira, Miriam Preissler de
Leães Filho, Wenceslau
author_role author
author2 Costa, Leandra Costa da
Oliveira, Miriam Preissler de
Leães Filho, Wenceslau
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morschbacher, Márcia
Costa, Leandra Costa da
Oliveira, Miriam Preissler de
Leães Filho, Wenceslau
description This present work, from the Flickinger (2004), we reflect on the possibility of building a Philosophy of Physical Education Classes in which subjects adopt a stance reflected and reasoned actions critically. Thus, we present eight thesis with the aim of stimulatingdiscussion related to this subject. We believe that the pedagogical practiceof Physical Education Classes is able to transcend constraints that limit the act of teaching a curriculum componentin school and build a Philosophyof Physical Education Classes.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2008n31p293
10.5007/2175-8042.2008n31p293
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2008n31p293
identifier_str_mv 10.5007/2175-8042.2008n31p293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2008n31p293/13004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Motrivivência; n. 31 (2008): CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; 293-300
2175-8042
0103-4111
reponame:Motrivivência (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Motrivivência (Florianópolis)
collection Motrivivência (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv ||giovani.pires@ufsc.br
_version_ 1789434854724599808