APRENDIZAGEM BASEADA NO PROBLEMA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) / PROBLEM BASED LEARNING: REPORTING AN EXPERIENCE WITH UNDERGRADUATE STUDENTS OF OCCUPATI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/383 |
Resumo: | A Aprendizagem Baseada no Problema - ABP começou a ser utilizada na década de 1960, no Canadá, na Universidade McMaster. Desde então, tornou-se uma alternativa importante para modelos educacionais e de aprendizagem mais tradicionais. Objetivo: Descrever uma experiência de uso da ABP em uma disciplina do curso de graduação em Terapia Ocupacional (TO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Métodos: No segundo semestre de 2007, foi ofertada a disciplina “Raciocínio Clínico em TO com Crianças” para estudantes de curso de graduação em TO da UFMG, utilizando a metodologia ABP. A disciplina foi baseada em estudos de caso e voltada para desenvolver o raciocínio clínico para condução de programas de terapia ocupacional com crianças. Resultados: Participaram 13 alunos, divididos em dois grupos tutoriais, cada um coordenado por uma estudante do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação, sob supervisão e orientação da professora responsável pela disciplina. Inicialmente, os alunos demonstraram dificuldades com a nova metodologia. Com o decorrer do semestre, mostraram desempenho mais independente na busca e apreciação de informações e relataram, por meio de questionário aplicado ao final da disciplina, maior aprendizado do que com o uso de metodologias tradicionais de ensino. Conclusão: A ABP é uma alternativa interessante aos métodos tradicionais de ensino, mas requer estrutura apropriada de recursos físicos e de pessoal, o que constitui dificuldade nas universidades públicas brasileiras. Na impossibilidade de se construir uma grade curricular inteiramente baseada na ABP, essa experiência mostra que tal metodologia pode ser utilizada de forma bem sucedida em algumas disciplinas do currículo. |
id |
UFSCAR-1_0b516c31d9e70ab948071ba091aa84a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/383 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDIZAGEM BASEADA NO PROBLEMA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) / PROBLEM BASED LEARNING: REPORTING AN EXPERIENCE WITH UNDERGRADUATE STUDENTS OF OCCUPATIA Aprendizagem Baseada no Problema - ABP começou a ser utilizada na década de 1960, no Canadá, na Universidade McMaster. Desde então, tornou-se uma alternativa importante para modelos educacionais e de aprendizagem mais tradicionais. Objetivo: Descrever uma experiência de uso da ABP em uma disciplina do curso de graduação em Terapia Ocupacional (TO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Métodos: No segundo semestre de 2007, foi ofertada a disciplina “Raciocínio Clínico em TO com Crianças” para estudantes de curso de graduação em TO da UFMG, utilizando a metodologia ABP. A disciplina foi baseada em estudos de caso e voltada para desenvolver o raciocínio clínico para condução de programas de terapia ocupacional com crianças. Resultados: Participaram 13 alunos, divididos em dois grupos tutoriais, cada um coordenado por uma estudante do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação, sob supervisão e orientação da professora responsável pela disciplina. Inicialmente, os alunos demonstraram dificuldades com a nova metodologia. Com o decorrer do semestre, mostraram desempenho mais independente na busca e apreciação de informações e relataram, por meio de questionário aplicado ao final da disciplina, maior aprendizado do que com o uso de metodologias tradicionais de ensino. Conclusão: A ABP é uma alternativa interessante aos métodos tradicionais de ensino, mas requer estrutura apropriada de recursos físicos e de pessoal, o que constitui dificuldade nas universidades públicas brasileiras. Na impossibilidade de se construir uma grade curricular inteiramente baseada na ABP, essa experiência mostra que tal metodologia pode ser utilizada de forma bem sucedida em algumas disciplinas do currículo.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2010-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/383Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 18 No. 3 (2010)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 18 Núm. 3 (2010)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 18 n. 3 (2010)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/383/297CARDOSO, ANA AMÉLIARUGGIO, CARINA BIGONHAMAGALHÃES, LÍVIA DE CASTROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:29:44Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/383Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:29:44Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM BASEADA NO PROBLEMA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) / PROBLEM BASED LEARNING: REPORTING AN EXPERIENCE WITH UNDERGRADUATE STUDENTS OF OCCUPATI |
title |
APRENDIZAGEM BASEADA NO PROBLEMA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) / PROBLEM BASED LEARNING: REPORTING AN EXPERIENCE WITH UNDERGRADUATE STUDENTS OF OCCUPATI |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM BASEADA NO PROBLEMA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) / PROBLEM BASED LEARNING: REPORTING AN EXPERIENCE WITH UNDERGRADUATE STUDENTS OF OCCUPATI CARDOSO, ANA AMÉLIA |
title_short |
APRENDIZAGEM BASEADA NO PROBLEMA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) / PROBLEM BASED LEARNING: REPORTING AN EXPERIENCE WITH UNDERGRADUATE STUDENTS OF OCCUPATI |
title_full |
APRENDIZAGEM BASEADA NO PROBLEMA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) / PROBLEM BASED LEARNING: REPORTING AN EXPERIENCE WITH UNDERGRADUATE STUDENTS OF OCCUPATI |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM BASEADA NO PROBLEMA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) / PROBLEM BASED LEARNING: REPORTING AN EXPERIENCE WITH UNDERGRADUATE STUDENTS OF OCCUPATI |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM BASEADA NO PROBLEMA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) / PROBLEM BASED LEARNING: REPORTING AN EXPERIENCE WITH UNDERGRADUATE STUDENTS OF OCCUPATI |
title_sort |
APRENDIZAGEM BASEADA NO PROBLEMA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) / PROBLEM BASED LEARNING: REPORTING AN EXPERIENCE WITH UNDERGRADUATE STUDENTS OF OCCUPATI |
author |
CARDOSO, ANA AMÉLIA |
author_facet |
CARDOSO, ANA AMÉLIA RUGGIO, CARINA BIGONHA MAGALHÃES, LÍVIA DE CASTRO |
author_role |
author |
author2 |
RUGGIO, CARINA BIGONHA MAGALHÃES, LÍVIA DE CASTRO |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CARDOSO, ANA AMÉLIA RUGGIO, CARINA BIGONHA MAGALHÃES, LÍVIA DE CASTRO |
description |
A Aprendizagem Baseada no Problema - ABP começou a ser utilizada na década de 1960, no Canadá, na Universidade McMaster. Desde então, tornou-se uma alternativa importante para modelos educacionais e de aprendizagem mais tradicionais. Objetivo: Descrever uma experiência de uso da ABP em uma disciplina do curso de graduação em Terapia Ocupacional (TO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Métodos: No segundo semestre de 2007, foi ofertada a disciplina “Raciocínio Clínico em TO com Crianças” para estudantes de curso de graduação em TO da UFMG, utilizando a metodologia ABP. A disciplina foi baseada em estudos de caso e voltada para desenvolver o raciocínio clínico para condução de programas de terapia ocupacional com crianças. Resultados: Participaram 13 alunos, divididos em dois grupos tutoriais, cada um coordenado por uma estudante do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação, sob supervisão e orientação da professora responsável pela disciplina. Inicialmente, os alunos demonstraram dificuldades com a nova metodologia. Com o decorrer do semestre, mostraram desempenho mais independente na busca e apreciação de informações e relataram, por meio de questionário aplicado ao final da disciplina, maior aprendizado do que com o uso de metodologias tradicionais de ensino. Conclusão: A ABP é uma alternativa interessante aos métodos tradicionais de ensino, mas requer estrutura apropriada de recursos físicos e de pessoal, o que constitui dificuldade nas universidades públicas brasileiras. Na impossibilidade de se construir uma grade curricular inteiramente baseada na ABP, essa experiência mostra que tal metodologia pode ser utilizada de forma bem sucedida em algumas disciplinas do currículo. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/383 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/383 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/383/297 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 18 No. 3 (2010) Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 18 Núm. 3 (2010) Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 18 n. 3 (2010) 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688314424197120 |