APRENDIZAGEM BASEADA NO PROBLEMA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) / PROBLEM BASED LEARNING: REPORTING AN EXPERIENCE WITH UNDERGRADUATE STUDENTS OF OCCUPATI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARDOSO, ANA AMÉLIA
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: RUGGIO, CARINA BIGONHA, MAGALHÃES, LÍVIA DE CASTRO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/383
Resumo: A Aprendizagem Baseada no Problema - ABP começou a ser utilizada na década de 1960, no Canadá, na Universidade McMaster. Desde então, tornou-se uma alternativa importante para modelos educacionais e de aprendizagem mais tradicionais. Objetivo: Descrever uma experiência de uso da ABP em uma disciplina do curso de graduação em Terapia Ocupacional (TO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Métodos: No segundo semestre de 2007, foi ofertada a disciplina “Raciocínio Clínico em TO com Crianças” para estudantes de curso de graduação em TO da UFMG, utilizando a metodologia ABP. A disciplina foi baseada em estudos de caso e voltada para desenvolver o raciocínio clínico para condução de programas de terapia ocupacional com crianças. Resultados: Participaram 13 alunos, divididos em dois grupos tutoriais, cada um coordenado por uma estudante do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação, sob supervisão e orientação da professora responsável pela disciplina. Inicialmente, os alunos demonstraram dificuldades com a nova metodologia. Com o decorrer do semestre, mostraram desempenho mais independente na busca e apreciação de informações e relataram, por meio de questionário aplicado ao final da disciplina, maior aprendizado do que com o uso de metodologias tradicionais de ensino. Conclusão: A ABP é uma alternativa interessante aos métodos tradicionais de ensino, mas requer estrutura apropriada de recursos físicos e de pessoal, o que constitui dificuldade nas universidades públicas brasileiras. Na impossibilidade de se construir uma grade curricular inteiramente baseada na ABP, essa experiência mostra que tal metodologia pode ser utilizada de forma bem sucedida em algumas disciplinas do currículo.
id UFSCAR-1_0b516c31d9e70ab948071ba091aa84a1
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/383
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling APRENDIZAGEM BASEADA NO PROBLEMA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) / PROBLEM BASED LEARNING: REPORTING AN EXPERIENCE WITH UNDERGRADUATE STUDENTS OF OCCUPATIA Aprendizagem Baseada no Problema - ABP começou a ser utilizada na década de 1960, no Canadá, na Universidade McMaster. Desde então, tornou-se uma alternativa importante para modelos educacionais e de aprendizagem mais tradicionais. Objetivo: Descrever uma experiência de uso da ABP em uma disciplina do curso de graduação em Terapia Ocupacional (TO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Métodos: No segundo semestre de 2007, foi ofertada a disciplina “Raciocínio Clínico em TO com Crianças” para estudantes de curso de graduação em TO da UFMG, utilizando a metodologia ABP. A disciplina foi baseada em estudos de caso e voltada para desenvolver o raciocínio clínico para condução de programas de terapia ocupacional com crianças. Resultados: Participaram 13 alunos, divididos em dois grupos tutoriais, cada um coordenado por uma estudante do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação, sob supervisão e orientação da professora responsável pela disciplina. Inicialmente, os alunos demonstraram dificuldades com a nova metodologia. Com o decorrer do semestre, mostraram desempenho mais independente na busca e apreciação de informações e relataram, por meio de questionário aplicado ao final da disciplina, maior aprendizado do que com o uso de metodologias tradicionais de ensino. Conclusão: A ABP é uma alternativa interessante aos métodos tradicionais de ensino, mas requer estrutura apropriada de recursos físicos e de pessoal, o que constitui dificuldade nas universidades públicas brasileiras. Na impossibilidade de se construir uma grade curricular inteiramente baseada na ABP, essa experiência mostra que tal metodologia pode ser utilizada de forma bem sucedida em algumas disciplinas do currículo.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2010-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/383Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 18 No. 3 (2010)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 18 Núm. 3 (2010)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 18 n. 3 (2010)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/383/297CARDOSO, ANA AMÉLIARUGGIO, CARINA BIGONHAMAGALHÃES, LÍVIA DE CASTROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:29:44Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/383Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:29:44Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM BASEADA NO PROBLEMA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) / PROBLEM BASED LEARNING: REPORTING AN EXPERIENCE WITH UNDERGRADUATE STUDENTS OF OCCUPATI
title APRENDIZAGEM BASEADA NO PROBLEMA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) / PROBLEM BASED LEARNING: REPORTING AN EXPERIENCE WITH UNDERGRADUATE STUDENTS OF OCCUPATI
spellingShingle APRENDIZAGEM BASEADA NO PROBLEMA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) / PROBLEM BASED LEARNING: REPORTING AN EXPERIENCE WITH UNDERGRADUATE STUDENTS OF OCCUPATI
CARDOSO, ANA AMÉLIA
title_short APRENDIZAGEM BASEADA NO PROBLEMA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) / PROBLEM BASED LEARNING: REPORTING AN EXPERIENCE WITH UNDERGRADUATE STUDENTS OF OCCUPATI
title_full APRENDIZAGEM BASEADA NO PROBLEMA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) / PROBLEM BASED LEARNING: REPORTING AN EXPERIENCE WITH UNDERGRADUATE STUDENTS OF OCCUPATI
title_fullStr APRENDIZAGEM BASEADA NO PROBLEMA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) / PROBLEM BASED LEARNING: REPORTING AN EXPERIENCE WITH UNDERGRADUATE STUDENTS OF OCCUPATI
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM BASEADA NO PROBLEMA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) / PROBLEM BASED LEARNING: REPORTING AN EXPERIENCE WITH UNDERGRADUATE STUDENTS OF OCCUPATI
title_sort APRENDIZAGEM BASEADA NO PROBLEMA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) / PROBLEM BASED LEARNING: REPORTING AN EXPERIENCE WITH UNDERGRADUATE STUDENTS OF OCCUPATI
author CARDOSO, ANA AMÉLIA
author_facet CARDOSO, ANA AMÉLIA
RUGGIO, CARINA BIGONHA
MAGALHÃES, LÍVIA DE CASTRO
author_role author
author2 RUGGIO, CARINA BIGONHA
MAGALHÃES, LÍVIA DE CASTRO
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARDOSO, ANA AMÉLIA
RUGGIO, CARINA BIGONHA
MAGALHÃES, LÍVIA DE CASTRO
description A Aprendizagem Baseada no Problema - ABP começou a ser utilizada na década de 1960, no Canadá, na Universidade McMaster. Desde então, tornou-se uma alternativa importante para modelos educacionais e de aprendizagem mais tradicionais. Objetivo: Descrever uma experiência de uso da ABP em uma disciplina do curso de graduação em Terapia Ocupacional (TO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Métodos: No segundo semestre de 2007, foi ofertada a disciplina “Raciocínio Clínico em TO com Crianças” para estudantes de curso de graduação em TO da UFMG, utilizando a metodologia ABP. A disciplina foi baseada em estudos de caso e voltada para desenvolver o raciocínio clínico para condução de programas de terapia ocupacional com crianças. Resultados: Participaram 13 alunos, divididos em dois grupos tutoriais, cada um coordenado por uma estudante do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação, sob supervisão e orientação da professora responsável pela disciplina. Inicialmente, os alunos demonstraram dificuldades com a nova metodologia. Com o decorrer do semestre, mostraram desempenho mais independente na busca e apreciação de informações e relataram, por meio de questionário aplicado ao final da disciplina, maior aprendizado do que com o uso de metodologias tradicionais de ensino. Conclusão: A ABP é uma alternativa interessante aos métodos tradicionais de ensino, mas requer estrutura apropriada de recursos físicos e de pessoal, o que constitui dificuldade nas universidades públicas brasileiras. Na impossibilidade de se construir uma grade curricular inteiramente baseada na ABP, essa experiência mostra que tal metodologia pode ser utilizada de forma bem sucedida em algumas disciplinas do currículo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/383
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/383/297
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 18 No. 3 (2010)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 18 Núm. 3 (2010)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 18 n. 3 (2010)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688314424197120