Contribuições da gameterapia para as habilidades cognitivas de um adolescente com paralisia cerebral/Contributions of game therapy for cognitive skills of an adolescent with cerebral palsy
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2307 |
Resumo: | Este estudo visa analisar as contribuições da gameterapia para as habilidades cognitivas de um adolescente com paralisia cerebral. Esta pesquisa é baseada em um método de estudo de caso, na qual foi utilizado o software Desenvolve para comparar as habilidades cognitivas do sujeito antes e após 10 sessões de gameterapia utilizando cinco minijogos do jogo Big Brain Academy: Wii Degree. Observou-se progressão nos escores em 10 dentre as 19 habilidades cognitivas avaliadas. Houve progressão em cinco habilidades diretamente estimuladas pelos jogos utilizados. Com relação ao escore total, houve progressão de 73,69% para 90,89%. Desse modo, verificou-se ganhos nas habilidades cognitivas do sujeito após as sessões de gameterapia. Além disso, o participante se mostrou mais engajado e motivado para participar da terapia, bem como, conseguiu melhorar a jogabilidade no vídeo game, o qual faz parte de uma atividade recorrente no seu cotidiano e significativa para ele. |
id |
UFSCAR-1_1a9d9cb1da3d93267d34c0a1e7acd3ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/2307 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições da gameterapia para as habilidades cognitivas de um adolescente com paralisia cerebral/Contributions of game therapy for cognitive skills of an adolescent with cerebral palsyEste estudo visa analisar as contribuições da gameterapia para as habilidades cognitivas de um adolescente com paralisia cerebral. Esta pesquisa é baseada em um método de estudo de caso, na qual foi utilizado o software Desenvolve para comparar as habilidades cognitivas do sujeito antes e após 10 sessões de gameterapia utilizando cinco minijogos do jogo Big Brain Academy: Wii Degree. Observou-se progressão nos escores em 10 dentre as 19 habilidades cognitivas avaliadas. Houve progressão em cinco habilidades diretamente estimuladas pelos jogos utilizados. Com relação ao escore total, houve progressão de 73,69% para 90,89%. Desse modo, verificou-se ganhos nas habilidades cognitivas do sujeito após as sessões de gameterapia. Além disso, o participante se mostrou mais engajado e motivado para participar da terapia, bem como, conseguiu melhorar a jogabilidade no vídeo game, o qual faz parte de uma atividade recorrente no seu cotidiano e significativa para ele.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2019-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/230710.4322/2526-8910.ctoRE1777Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 27 No. 4 (2019); 898-906Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 27 Núm. 4 (2019); 898-906Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 27 n. 4 (2019); 898-9062526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2307/1220Copyright (c) 2019 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDias, Thiago da SilvaConceição, Karoline Faro daAlves de Oliveira, Ana IreneSilva, Rafael Luiz Morais da2022-04-20T20:07:44Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/2307Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-20T20:07:44Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da gameterapia para as habilidades cognitivas de um adolescente com paralisia cerebral/Contributions of game therapy for cognitive skills of an adolescent with cerebral palsy |
title |
Contribuições da gameterapia para as habilidades cognitivas de um adolescente com paralisia cerebral/Contributions of game therapy for cognitive skills of an adolescent with cerebral palsy |
spellingShingle |
Contribuições da gameterapia para as habilidades cognitivas de um adolescente com paralisia cerebral/Contributions of game therapy for cognitive skills of an adolescent with cerebral palsy Dias, Thiago da Silva |
title_short |
Contribuições da gameterapia para as habilidades cognitivas de um adolescente com paralisia cerebral/Contributions of game therapy for cognitive skills of an adolescent with cerebral palsy |
title_full |
Contribuições da gameterapia para as habilidades cognitivas de um adolescente com paralisia cerebral/Contributions of game therapy for cognitive skills of an adolescent with cerebral palsy |
title_fullStr |
Contribuições da gameterapia para as habilidades cognitivas de um adolescente com paralisia cerebral/Contributions of game therapy for cognitive skills of an adolescent with cerebral palsy |
title_full_unstemmed |
Contribuições da gameterapia para as habilidades cognitivas de um adolescente com paralisia cerebral/Contributions of game therapy for cognitive skills of an adolescent with cerebral palsy |
title_sort |
Contribuições da gameterapia para as habilidades cognitivas de um adolescente com paralisia cerebral/Contributions of game therapy for cognitive skills of an adolescent with cerebral palsy |
author |
Dias, Thiago da Silva |
author_facet |
Dias, Thiago da Silva Conceição, Karoline Faro da Alves de Oliveira, Ana Irene Silva, Rafael Luiz Morais da |
author_role |
author |
author2 |
Conceição, Karoline Faro da Alves de Oliveira, Ana Irene Silva, Rafael Luiz Morais da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Thiago da Silva Conceição, Karoline Faro da Alves de Oliveira, Ana Irene Silva, Rafael Luiz Morais da |
description |
Este estudo visa analisar as contribuições da gameterapia para as habilidades cognitivas de um adolescente com paralisia cerebral. Esta pesquisa é baseada em um método de estudo de caso, na qual foi utilizado o software Desenvolve para comparar as habilidades cognitivas do sujeito antes e após 10 sessões de gameterapia utilizando cinco minijogos do jogo Big Brain Academy: Wii Degree. Observou-se progressão nos escores em 10 dentre as 19 habilidades cognitivas avaliadas. Houve progressão em cinco habilidades diretamente estimuladas pelos jogos utilizados. Com relação ao escore total, houve progressão de 73,69% para 90,89%. Desse modo, verificou-se ganhos nas habilidades cognitivas do sujeito após as sessões de gameterapia. Além disso, o participante se mostrou mais engajado e motivado para participar da terapia, bem como, conseguiu melhorar a jogabilidade no vídeo game, o qual faz parte de uma atividade recorrente no seu cotidiano e significativa para ele. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2307 10.4322/2526-8910.ctoRE1777 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2307 |
identifier_str_mv |
10.4322/2526-8910.ctoRE1777 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2307/1220 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 27 No. 4 (2019); 898-906 Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 27 Núm. 4 (2019); 898-906 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 27 n. 4 (2019); 898-906 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688317509107712 |