Contribuições da gameterapia para as habilidades cognitivas de um adolescente com paralisia cerebral/Contributions of game therapy for cognitive skills of an adolescent with cerebral palsy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Thiago da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Conceição, Karoline Faro da, Alves de Oliveira, Ana Irene, Silva, Rafael Luiz Morais da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2307
Resumo: Este estudo visa analisar as contribuições da gameterapia para as habilidades cognitivas de um adolescente com paralisia cerebral. Esta pesquisa é baseada em um método de estudo de caso, na qual foi utilizado o software Desenvolve para comparar as habilidades cognitivas do sujeito antes e após 10 sessões de gameterapia utilizando cinco minijogos do jogo Big Brain Academy: Wii Degree. Observou-se progressão nos escores em 10 dentre as 19 habilidades cognitivas avaliadas. Houve progressão em cinco habilidades diretamente estimuladas pelos jogos utilizados. Com relação ao escore total, houve progressão de 73,69% para 90,89%. Desse modo, verificou-se ganhos nas habilidades cognitivas do sujeito após as sessões de gameterapia. Além disso, o participante se mostrou mais engajado e motivado para participar da terapia, bem como, conseguiu melhorar a jogabilidade no vídeo game, o qual faz parte de uma atividade recorrente no seu cotidiano e significativa para ele.
id UFSCAR-1_1a9d9cb1da3d93267d34c0a1e7acd3ad
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/2307
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling Contribuições da gameterapia para as habilidades cognitivas de um adolescente com paralisia cerebral/Contributions of game therapy for cognitive skills of an adolescent with cerebral palsyEste estudo visa analisar as contribuições da gameterapia para as habilidades cognitivas de um adolescente com paralisia cerebral. Esta pesquisa é baseada em um método de estudo de caso, na qual foi utilizado o software Desenvolve para comparar as habilidades cognitivas do sujeito antes e após 10 sessões de gameterapia utilizando cinco minijogos do jogo Big Brain Academy: Wii Degree. Observou-se progressão nos escores em 10 dentre as 19 habilidades cognitivas avaliadas. Houve progressão em cinco habilidades diretamente estimuladas pelos jogos utilizados. Com relação ao escore total, houve progressão de 73,69% para 90,89%. Desse modo, verificou-se ganhos nas habilidades cognitivas do sujeito após as sessões de gameterapia. Além disso, o participante se mostrou mais engajado e motivado para participar da terapia, bem como, conseguiu melhorar a jogabilidade no vídeo game, o qual faz parte de uma atividade recorrente no seu cotidiano e significativa para ele.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2019-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/230710.4322/2526-8910.ctoRE1777Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 27 No. 4 (2019); 898-906Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 27 Núm. 4 (2019); 898-906Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 27 n. 4 (2019); 898-9062526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2307/1220Copyright (c) 2019 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDias, Thiago da SilvaConceição, Karoline Faro daAlves de Oliveira, Ana IreneSilva, Rafael Luiz Morais da2022-04-20T20:07:44Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/2307Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-20T20:07:44Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da gameterapia para as habilidades cognitivas de um adolescente com paralisia cerebral/Contributions of game therapy for cognitive skills of an adolescent with cerebral palsy
title Contribuições da gameterapia para as habilidades cognitivas de um adolescente com paralisia cerebral/Contributions of game therapy for cognitive skills of an adolescent with cerebral palsy
spellingShingle Contribuições da gameterapia para as habilidades cognitivas de um adolescente com paralisia cerebral/Contributions of game therapy for cognitive skills of an adolescent with cerebral palsy
Dias, Thiago da Silva
title_short Contribuições da gameterapia para as habilidades cognitivas de um adolescente com paralisia cerebral/Contributions of game therapy for cognitive skills of an adolescent with cerebral palsy
title_full Contribuições da gameterapia para as habilidades cognitivas de um adolescente com paralisia cerebral/Contributions of game therapy for cognitive skills of an adolescent with cerebral palsy
title_fullStr Contribuições da gameterapia para as habilidades cognitivas de um adolescente com paralisia cerebral/Contributions of game therapy for cognitive skills of an adolescent with cerebral palsy
title_full_unstemmed Contribuições da gameterapia para as habilidades cognitivas de um adolescente com paralisia cerebral/Contributions of game therapy for cognitive skills of an adolescent with cerebral palsy
title_sort Contribuições da gameterapia para as habilidades cognitivas de um adolescente com paralisia cerebral/Contributions of game therapy for cognitive skills of an adolescent with cerebral palsy
author Dias, Thiago da Silva
author_facet Dias, Thiago da Silva
Conceição, Karoline Faro da
Alves de Oliveira, Ana Irene
Silva, Rafael Luiz Morais da
author_role author
author2 Conceição, Karoline Faro da
Alves de Oliveira, Ana Irene
Silva, Rafael Luiz Morais da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Thiago da Silva
Conceição, Karoline Faro da
Alves de Oliveira, Ana Irene
Silva, Rafael Luiz Morais da
description Este estudo visa analisar as contribuições da gameterapia para as habilidades cognitivas de um adolescente com paralisia cerebral. Esta pesquisa é baseada em um método de estudo de caso, na qual foi utilizado o software Desenvolve para comparar as habilidades cognitivas do sujeito antes e após 10 sessões de gameterapia utilizando cinco minijogos do jogo Big Brain Academy: Wii Degree. Observou-se progressão nos escores em 10 dentre as 19 habilidades cognitivas avaliadas. Houve progressão em cinco habilidades diretamente estimuladas pelos jogos utilizados. Com relação ao escore total, houve progressão de 73,69% para 90,89%. Desse modo, verificou-se ganhos nas habilidades cognitivas do sujeito após as sessões de gameterapia. Além disso, o participante se mostrou mais engajado e motivado para participar da terapia, bem como, conseguiu melhorar a jogabilidade no vídeo game, o qual faz parte de uma atividade recorrente no seu cotidiano e significativa para ele.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2307
10.4322/2526-8910.ctoRE1777
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2307
identifier_str_mv 10.4322/2526-8910.ctoRE1777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2307/1220
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 27 No. 4 (2019); 898-906
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 27 Núm. 4 (2019); 898-906
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 27 n. 4 (2019); 898-906
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688317509107712