Relação entre o tempo de permanência em prono, supino e sentado, e o desenvolvimento motor até seis meses de idade/Relation between prone, supine and sitting positioning time and motor development up to six months old
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1559 |
Resumo: | Introdução: Como a aquisição de habilidades motoras depende de fatores, como ambiente e experiência, tem-se que o desenvolvimento motor pode ser influenciado pelo posicionamento do lactente nos primeiros meses de vida. Objetivo: Verificar se há relação entre o tempo de permanência em prono, supino e sentado, e o desenvolvimento motor até seis meses de idade. Método: Foram avaliados 92 lactentes, a termo, de ambos os sexos, divididos em três grupos, de acordo com o bimestre correspondente à idade cronológica. Para verificar o tempo de permanência em cada postura, durante os períodos acordado e dormindo, foi desenvolvida uma escala de tempo correspondente a 24 horas, na qual cada período de uma hora poderia ser preenchido com uma opção de posicionamento. O desenvolvimento motor foi avaliado por meio da Alberta Infant Motor Scale. O Teste de Shapiro-Wilk foi utilizado para verificar a normalidade de distribuição dos dados. Para verificar associação entre as variáveis, foi utilizado o Teste de Correlação de Spearman. Resultados: Houve associação positiva entre o desenvolvimento motor e o tempo de permanênciadormindo e acordado, em prono e sentado, e associação negativa, com o tempo dormindo e acordado em supino. Conclusão: O tempo despendido em prono e sentado pode ser considerado como positivo para o desenvolvimento motor. Já o tempo em supino pode influenciar negativamente o desenvolvimento motor. Sugere-se então que a intervenção, por meio de orientações aos pais e cuidadores, seja importante. Lactentes devem ser estimulados em diferentes posturas para que a aquisição das habilidades motoras ocorra de forma adequada. |
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