Desempenho de crianças nascidas pretermo e em idade escolar na escrita: revisão da literatura/Handwriting performance of preterm children at school age: a literature review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Julie Souza de Medeiros
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Dornelas, Lilian de Fátima, Silva, Cynthia Girundi da, Van Petten, Adriana Maria Valladão Novais, Magalhães, Lívia de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1234
Resumo: Introdução: Na idade escolar a escrita é uma das tarefas mais relevantes dentre as atividades motoras finas. Bom desempenho na escrita contribui para o rendimento escolar da criança. A prematuridade tem impacto no desenvolvimento motor, o que pode influenciar a escrita. Objetivo: Revisar a literatura e investigar se na idade escolar existem diferenças no desempenho na escrita entre crianças nascidas pretermo e a termo. Método: Foram realizadas buscas nas bases de dados eletrônicas do Portal da Capes, nos idiomas inglês e português, no período de janeiro de 2000 a junho de 2012. Os artigos foram selecionados de acordo com critérios de inclusão e analisados quanto à amostra, objetivos, testes utilizados e desfechos. Resultados: Seis artigos foram incluídos no estudo. Análise dos dados indica que crianças nascidas prematuramente apresentam pior desempenho da escrita e prejuízo nos mecanismos subjacentes responsáveis pela habilidade de escrever quando comparadas com crianças a termo. Conclusão: Crianças pretermo e sem alterações neurológicas evidentes têm risco aumentado para prejuízo no desenvolvimento da escrita na idade escolar. O número reduzido de estudos recentes encontrados sobre este tema indica a necessidade de novas pesquisas, além do desenvolvimento de recursos padronizados para avaliação motora e da escrita em crianças brasileiras.
id UFSCAR-1_1ecb57a93545e06517bb176b9a9074e4
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1234
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling Desempenho de crianças nascidas pretermo e em idade escolar na escrita: revisão da literatura/Handwriting performance of preterm children at school age: a literature reviewIntrodução: Na idade escolar a escrita é uma das tarefas mais relevantes dentre as atividades motoras finas. Bom desempenho na escrita contribui para o rendimento escolar da criança. A prematuridade tem impacto no desenvolvimento motor, o que pode influenciar a escrita. Objetivo: Revisar a literatura e investigar se na idade escolar existem diferenças no desempenho na escrita entre crianças nascidas pretermo e a termo. Método: Foram realizadas buscas nas bases de dados eletrônicas do Portal da Capes, nos idiomas inglês e português, no período de janeiro de 2000 a junho de 2012. Os artigos foram selecionados de acordo com critérios de inclusão e analisados quanto à amostra, objetivos, testes utilizados e desfechos. Resultados: Seis artigos foram incluídos no estudo. Análise dos dados indica que crianças nascidas prematuramente apresentam pior desempenho da escrita e prejuízo nos mecanismos subjacentes responsáveis pela habilidade de escrever quando comparadas com crianças a termo. Conclusão: Crianças pretermo e sem alterações neurológicas evidentes têm risco aumentado para prejuízo no desenvolvimento da escrita na idade escolar. O número reduzido de estudos recentes encontrados sobre este tema indica a necessidade de novas pesquisas, além do desenvolvimento de recursos padronizados para avaliação motora e da escrita em crianças brasileiras.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2015-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/123410.4322/0104-4931.ctoARL421Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 23 No. 1 (2015)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 23 Núm. 1 (2015)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 23 n. 1 (2015)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1234/595Rocha, Julie Souza de MedeirosDornelas, Lilian de FátimaSilva, Cynthia Girundi daVan Petten, Adriana Maria Valladão NovaisMagalhães, Lívia de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-22T18:00:53Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1234Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-22T18:00:53Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho de crianças nascidas pretermo e em idade escolar na escrita: revisão da literatura/Handwriting performance of preterm children at school age: a literature review
title Desempenho de crianças nascidas pretermo e em idade escolar na escrita: revisão da literatura/Handwriting performance of preterm children at school age: a literature review
spellingShingle Desempenho de crianças nascidas pretermo e em idade escolar na escrita: revisão da literatura/Handwriting performance of preterm children at school age: a literature review
Rocha, Julie Souza de Medeiros
title_short Desempenho de crianças nascidas pretermo e em idade escolar na escrita: revisão da literatura/Handwriting performance of preterm children at school age: a literature review
title_full Desempenho de crianças nascidas pretermo e em idade escolar na escrita: revisão da literatura/Handwriting performance of preterm children at school age: a literature review
title_fullStr Desempenho de crianças nascidas pretermo e em idade escolar na escrita: revisão da literatura/Handwriting performance of preterm children at school age: a literature review
title_full_unstemmed Desempenho de crianças nascidas pretermo e em idade escolar na escrita: revisão da literatura/Handwriting performance of preterm children at school age: a literature review
title_sort Desempenho de crianças nascidas pretermo e em idade escolar na escrita: revisão da literatura/Handwriting performance of preterm children at school age: a literature review
author Rocha, Julie Souza de Medeiros
author_facet Rocha, Julie Souza de Medeiros
Dornelas, Lilian de Fátima
Silva, Cynthia Girundi da
Van Petten, Adriana Maria Valladão Novais
Magalhães, Lívia de Castro
author_role author
author2 Dornelas, Lilian de Fátima
Silva, Cynthia Girundi da
Van Petten, Adriana Maria Valladão Novais
Magalhães, Lívia de Castro
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Julie Souza de Medeiros
Dornelas, Lilian de Fátima
Silva, Cynthia Girundi da
Van Petten, Adriana Maria Valladão Novais
Magalhães, Lívia de Castro
description Introdução: Na idade escolar a escrita é uma das tarefas mais relevantes dentre as atividades motoras finas. Bom desempenho na escrita contribui para o rendimento escolar da criança. A prematuridade tem impacto no desenvolvimento motor, o que pode influenciar a escrita. Objetivo: Revisar a literatura e investigar se na idade escolar existem diferenças no desempenho na escrita entre crianças nascidas pretermo e a termo. Método: Foram realizadas buscas nas bases de dados eletrônicas do Portal da Capes, nos idiomas inglês e português, no período de janeiro de 2000 a junho de 2012. Os artigos foram selecionados de acordo com critérios de inclusão e analisados quanto à amostra, objetivos, testes utilizados e desfechos. Resultados: Seis artigos foram incluídos no estudo. Análise dos dados indica que crianças nascidas prematuramente apresentam pior desempenho da escrita e prejuízo nos mecanismos subjacentes responsáveis pela habilidade de escrever quando comparadas com crianças a termo. Conclusão: Crianças pretermo e sem alterações neurológicas evidentes têm risco aumentado para prejuízo no desenvolvimento da escrita na idade escolar. O número reduzido de estudos recentes encontrados sobre este tema indica a necessidade de novas pesquisas, além do desenvolvimento de recursos padronizados para avaliação motora e da escrita em crianças brasileiras.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1234
10.4322/0104-4931.ctoARL421
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1234
identifier_str_mv 10.4322/0104-4931.ctoARL421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1234/595
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 23 No. 1 (2015)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 23 Núm. 1 (2015)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 23 n. 1 (2015)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688315965603840