CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL NO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DE BEBÊS EM CRECHES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinez, Cláudia Maria Simões
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Neófiti, Cíntia Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/154
Resumo: Terapeutas ocupacionais têm procurado ao longo dos últimos anos, contribuir com a formação de educadores de creches discutindo o desenvolvimento infantil, e as atividades de vida diária e prática das crianças que se efetivam neste contexto de desenvolvimento. Diante da importância de documentar como vem ocorrendo tal prática o presente estudo visou identificar e descrever as formas de intervenção utilizadas por terapeutas ocupacionais/docentes no processo de capacitação de educadores de bebês (0 – 1 ano) que freqüentam creches. Participaram deste estudo docentes, terapeutas ocupacionais que atuam em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e particulares do Brasil. Foi utilizado um questionário previamente preparado como principal instrumento de coleta de dados. A análise dos dados demandou o emprego de procedimentos metodológicos de natureza qualitativa para as questões dissertativas/abertas e tratamento quantitativo para as questões de múltipla escolha.  As respostas dos 11 questionários preenchidos revelaram a presença de sete experiências de capacitação de educadores de creche nas temáticas: brincadeiras, desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento sócio-emocional das crianças. A maioria das experiências de capacitação de educadores de creche foi baseada na abordagem Piagetiana. Todos os entrevistados (100%) consideram que o terapeuta ocupacional deve atuar na área da educação em parceria com o educador de creche, principalmente no que se refere às Atividades de Vida Diária (AVDs). O estudo desenvolvido mostrou que o terapeuta ocupacional tem uma importante contribuição na formação dos educadores de bebês em creche, especialmente no diálogo sobre as estratégias de interação por meio das atividades cotidianas.
id UFSCAR-1_36be76fc34375835c57d18680d78af2a
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/154
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL NO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DE BEBÊS EM CRECHESTerapeutas ocupacionais têm procurado ao longo dos últimos anos, contribuir com a formação de educadores de creches discutindo o desenvolvimento infantil, e as atividades de vida diária e prática das crianças que se efetivam neste contexto de desenvolvimento. Diante da importância de documentar como vem ocorrendo tal prática o presente estudo visou identificar e descrever as formas de intervenção utilizadas por terapeutas ocupacionais/docentes no processo de capacitação de educadores de bebês (0 – 1 ano) que freqüentam creches. Participaram deste estudo docentes, terapeutas ocupacionais que atuam em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e particulares do Brasil. Foi utilizado um questionário previamente preparado como principal instrumento de coleta de dados. A análise dos dados demandou o emprego de procedimentos metodológicos de natureza qualitativa para as questões dissertativas/abertas e tratamento quantitativo para as questões de múltipla escolha.  As respostas dos 11 questionários preenchidos revelaram a presença de sete experiências de capacitação de educadores de creche nas temáticas: brincadeiras, desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento sócio-emocional das crianças. A maioria das experiências de capacitação de educadores de creche foi baseada na abordagem Piagetiana. Todos os entrevistados (100%) consideram que o terapeuta ocupacional deve atuar na área da educação em parceria com o educador de creche, principalmente no que se refere às Atividades de Vida Diária (AVDs). O estudo desenvolvido mostrou que o terapeuta ocupacional tem uma importante contribuição na formação dos educadores de bebês em creche, especialmente no diálogo sobre as estratégias de interação por meio das atividades cotidianas.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2010-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/154Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 15 No. 1 (2007)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 15 Núm. 1 (2007)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 15 n. 1 (2007)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/154/110Martinez, Cláudia Maria SimõesNeófiti, Cíntia Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:36:52Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/154Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:36:52Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL NO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DE BEBÊS EM CRECHES
title CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL NO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DE BEBÊS EM CRECHES
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL NO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DE BEBÊS EM CRECHES
Martinez, Cláudia Maria Simões
title_short CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL NO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DE BEBÊS EM CRECHES
title_full CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL NO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DE BEBÊS EM CRECHES
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL NO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DE BEBÊS EM CRECHES
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL NO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DE BEBÊS EM CRECHES
title_sort CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL NO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DE BEBÊS EM CRECHES
author Martinez, Cláudia Maria Simões
author_facet Martinez, Cláudia Maria Simões
Neófiti, Cíntia Cristina
author_role author
author2 Neófiti, Cíntia Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinez, Cláudia Maria Simões
Neófiti, Cíntia Cristina
description Terapeutas ocupacionais têm procurado ao longo dos últimos anos, contribuir com a formação de educadores de creches discutindo o desenvolvimento infantil, e as atividades de vida diária e prática das crianças que se efetivam neste contexto de desenvolvimento. Diante da importância de documentar como vem ocorrendo tal prática o presente estudo visou identificar e descrever as formas de intervenção utilizadas por terapeutas ocupacionais/docentes no processo de capacitação de educadores de bebês (0 – 1 ano) que freqüentam creches. Participaram deste estudo docentes, terapeutas ocupacionais que atuam em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e particulares do Brasil. Foi utilizado um questionário previamente preparado como principal instrumento de coleta de dados. A análise dos dados demandou o emprego de procedimentos metodológicos de natureza qualitativa para as questões dissertativas/abertas e tratamento quantitativo para as questões de múltipla escolha.  As respostas dos 11 questionários preenchidos revelaram a presença de sete experiências de capacitação de educadores de creche nas temáticas: brincadeiras, desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento sócio-emocional das crianças. A maioria das experiências de capacitação de educadores de creche foi baseada na abordagem Piagetiana. Todos os entrevistados (100%) consideram que o terapeuta ocupacional deve atuar na área da educação em parceria com o educador de creche, principalmente no que se refere às Atividades de Vida Diária (AVDs). O estudo desenvolvido mostrou que o terapeuta ocupacional tem uma importante contribuição na formação dos educadores de bebês em creche, especialmente no diálogo sobre as estratégias de interação por meio das atividades cotidianas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/154
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/154/110
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 15 No. 1 (2007)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 15 Núm. 1 (2007)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 15 n. 1 (2007)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688313542344704