CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL NO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DE BEBÊS EM CRECHES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/154 |
Resumo: | Terapeutas ocupacionais têm procurado ao longo dos últimos anos, contribuir com a formação de educadores de creches discutindo o desenvolvimento infantil, e as atividades de vida diária e prática das crianças que se efetivam neste contexto de desenvolvimento. Diante da importância de documentar como vem ocorrendo tal prática o presente estudo visou identificar e descrever as formas de intervenção utilizadas por terapeutas ocupacionais/docentes no processo de capacitação de educadores de bebês (0 – 1 ano) que freqüentam creches. Participaram deste estudo docentes, terapeutas ocupacionais que atuam em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e particulares do Brasil. Foi utilizado um questionário previamente preparado como principal instrumento de coleta de dados. A análise dos dados demandou o emprego de procedimentos metodológicos de natureza qualitativa para as questões dissertativas/abertas e tratamento quantitativo para as questões de múltipla escolha. As respostas dos 11 questionários preenchidos revelaram a presença de sete experiências de capacitação de educadores de creche nas temáticas: brincadeiras, desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento sócio-emocional das crianças. A maioria das experiências de capacitação de educadores de creche foi baseada na abordagem Piagetiana. Todos os entrevistados (100%) consideram que o terapeuta ocupacional deve atuar na área da educação em parceria com o educador de creche, principalmente no que se refere às Atividades de Vida Diária (AVDs). O estudo desenvolvido mostrou que o terapeuta ocupacional tem uma importante contribuição na formação dos educadores de bebês em creche, especialmente no diálogo sobre as estratégias de interação por meio das atividades cotidianas. |
id |
UFSCAR-1_36be76fc34375835c57d18680d78af2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/154 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL NO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DE BEBÊS EM CRECHESTerapeutas ocupacionais têm procurado ao longo dos últimos anos, contribuir com a formação de educadores de creches discutindo o desenvolvimento infantil, e as atividades de vida diária e prática das crianças que se efetivam neste contexto de desenvolvimento. Diante da importância de documentar como vem ocorrendo tal prática o presente estudo visou identificar e descrever as formas de intervenção utilizadas por terapeutas ocupacionais/docentes no processo de capacitação de educadores de bebês (0 – 1 ano) que freqüentam creches. Participaram deste estudo docentes, terapeutas ocupacionais que atuam em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e particulares do Brasil. Foi utilizado um questionário previamente preparado como principal instrumento de coleta de dados. A análise dos dados demandou o emprego de procedimentos metodológicos de natureza qualitativa para as questões dissertativas/abertas e tratamento quantitativo para as questões de múltipla escolha. As respostas dos 11 questionários preenchidos revelaram a presença de sete experiências de capacitação de educadores de creche nas temáticas: brincadeiras, desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento sócio-emocional das crianças. A maioria das experiências de capacitação de educadores de creche foi baseada na abordagem Piagetiana. Todos os entrevistados (100%) consideram que o terapeuta ocupacional deve atuar na área da educação em parceria com o educador de creche, principalmente no que se refere às Atividades de Vida Diária (AVDs). O estudo desenvolvido mostrou que o terapeuta ocupacional tem uma importante contribuição na formação dos educadores de bebês em creche, especialmente no diálogo sobre as estratégias de interação por meio das atividades cotidianas.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2010-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/154Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 15 No. 1 (2007)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 15 Núm. 1 (2007)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 15 n. 1 (2007)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/154/110Martinez, Cláudia Maria SimõesNeófiti, Cíntia Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:36:52Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/154Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:36:52Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL NO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DE BEBÊS EM CRECHES |
title |
CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL NO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DE BEBÊS EM CRECHES |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL NO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DE BEBÊS EM CRECHES Martinez, Cláudia Maria Simões |
title_short |
CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL NO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DE BEBÊS EM CRECHES |
title_full |
CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL NO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DE BEBÊS EM CRECHES |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL NO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DE BEBÊS EM CRECHES |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL NO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DE BEBÊS EM CRECHES |
title_sort |
CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL NO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DE BEBÊS EM CRECHES |
author |
Martinez, Cláudia Maria Simões |
author_facet |
Martinez, Cláudia Maria Simões Neófiti, Cíntia Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Neófiti, Cíntia Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martinez, Cláudia Maria Simões Neófiti, Cíntia Cristina |
description |
Terapeutas ocupacionais têm procurado ao longo dos últimos anos, contribuir com a formação de educadores de creches discutindo o desenvolvimento infantil, e as atividades de vida diária e prática das crianças que se efetivam neste contexto de desenvolvimento. Diante da importância de documentar como vem ocorrendo tal prática o presente estudo visou identificar e descrever as formas de intervenção utilizadas por terapeutas ocupacionais/docentes no processo de capacitação de educadores de bebês (0 – 1 ano) que freqüentam creches. Participaram deste estudo docentes, terapeutas ocupacionais que atuam em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e particulares do Brasil. Foi utilizado um questionário previamente preparado como principal instrumento de coleta de dados. A análise dos dados demandou o emprego de procedimentos metodológicos de natureza qualitativa para as questões dissertativas/abertas e tratamento quantitativo para as questões de múltipla escolha. As respostas dos 11 questionários preenchidos revelaram a presença de sete experiências de capacitação de educadores de creche nas temáticas: brincadeiras, desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento sócio-emocional das crianças. A maioria das experiências de capacitação de educadores de creche foi baseada na abordagem Piagetiana. Todos os entrevistados (100%) consideram que o terapeuta ocupacional deve atuar na área da educação em parceria com o educador de creche, principalmente no que se refere às Atividades de Vida Diária (AVDs). O estudo desenvolvido mostrou que o terapeuta ocupacional tem uma importante contribuição na formação dos educadores de bebês em creche, especialmente no diálogo sobre as estratégias de interação por meio das atividades cotidianas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/154 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/154/110 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 15 No. 1 (2007) Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 15 Núm. 1 (2007) Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 15 n. 1 (2007) 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688313542344704 |