Produção de conhecimento sobre terapia ocupacional e ocupações infantis: uma revisão de literatura/ Knowledge production on occupational therapy and childhood occupations: a literature review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Folha, Débora Ribeiro da Silva Campos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Della Barba, Patrícia Carla de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2285
Resumo: Introdução: As ocupações infantis são fundamentais para a compreensão do desenvolvimento infantil enquanto um desenvolvimento ocupacional. Objetivo: Este estudo objetivou identificar como os terapeutas ocupacionais têm abordado as crianças enquanto seres ocupacionais. Método: Trata-se de um estudo de revisão da literatura, do tipo estado da arte. Foi realizada busca pelos descritores “children’s occupations”, “occupational development” e “occupational therapy” nas bases de dados Web of Science, Eric, Sage e Portal de Periódicos da CAPES, no horizonte temporal de 1997 a 2016. A análise de dados ocorreu por meio da técnica de Análise do Conteúdo. Resultados: Foram encontrados 38 artigos, dos quais 21 foram selecionados para análise, realizada com base em quatro categorias temáticas: 1) Fundamentos teóricos para o estudo das ocupações infantis; 2) Ocupações infantis e desenvolvimento típico; 3) Ocupações infantis e desenvolvimento atípico; e 4) Intervenções de terapia ocupacional para potencializar a participação de crianças em ocupações. No que se refere aos tipos de estudos encontrados, predominaram os estudos empíricos e, destes, predominaram os de abordagem quantitativa. A maioria refletiu a perspectiva de familiares sobre as ocupações infantis. Conclusão: A intrínseca relação entre desenvolvimento infantil e ocupações infantis reforça a crença no desenvolvimento ocupacional. A incipiente presença de pesquisas sobre a participação de crianças em práticas educacionais, de revisões sobre ocupações infantis e a ausência de estudos brasileiros nos achados expressam lacunas a serem contempladas em estudos posteriores e indicam demandas para a produção de conhecimento sobre terapia ocupacional e ocupações infantis.
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