Quem são nossos mestres e doutores? O avanço da capacitação docente em terapia ocupacional no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Emmel, Maria L. G.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Lacman, Selma
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/264
Resumo: Este trabalho teve por objetivo proceder a um diagnóstico nacional da situação de capacitação dos terapeutas ocupacionais que atuam em instituições de ensino superior no pais. 0 instrumento de analise foi um questionário para ser respondido por todos os terapeutas ocupacionais docentes dos cursos de terapia ocupacional (T.O.) do Brasil. Docentes das dezesseis escolas de formação existentes na época (pública e privadas) fizeram parte da amostra pesquisada. Esse instrumento levantou informações sobre as escolhas que os terapeutas ocupacionais das escolas publicas e particulares fazem por programas de pós-graduacão lato e stricto sensu. Os resultados mostram que a capacitação formal dos terapeutas ocupacionais encontra-se em franco crescimento, alterando sensivelmente 0 quadro que se tinha na década de setenta. Estes dados deverão subsidiar urna analise mais aprofundada sobre as expectativas desses profissionais quanta ao tipo de pós-graduação que desejam ver implantada na área.
id UFSCAR-1_5463ff8d2def5cf5318d8c2cfa6d89c6
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/264
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling Quem são nossos mestres e doutores? O avanço da capacitação docente em terapia ocupacional no BrasilEste trabalho teve por objetivo proceder a um diagnóstico nacional da situação de capacitação dos terapeutas ocupacionais que atuam em instituições de ensino superior no pais. 0 instrumento de analise foi um questionário para ser respondido por todos os terapeutas ocupacionais docentes dos cursos de terapia ocupacional (T.O.) do Brasil. Docentes das dezesseis escolas de formação existentes na época (pública e privadas) fizeram parte da amostra pesquisada. Esse instrumento levantou informações sobre as escolhas que os terapeutas ocupacionais das escolas publicas e particulares fazem por programas de pós-graduacão lato e stricto sensu. Os resultados mostram que a capacitação formal dos terapeutas ocupacionais encontra-se em franco crescimento, alterando sensivelmente 0 quadro que se tinha na década de setenta. Estes dados deverão subsidiar urna analise mais aprofundada sobre as expectativas desses profissionais quanta ao tipo de pós-graduação que desejam ver implantada na área. Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2010-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/264Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 7 No. 1 (1998)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 7 Núm. 1 (1998)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 7 n. 1 (1998)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/264/216Emmel, Maria L. G.Lacman, Selmainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:42:34Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/264Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:42:34Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv Quem são nossos mestres e doutores? O avanço da capacitação docente em terapia ocupacional no Brasil
title Quem são nossos mestres e doutores? O avanço da capacitação docente em terapia ocupacional no Brasil
spellingShingle Quem são nossos mestres e doutores? O avanço da capacitação docente em terapia ocupacional no Brasil
Emmel, Maria L. G.
title_short Quem são nossos mestres e doutores? O avanço da capacitação docente em terapia ocupacional no Brasil
title_full Quem são nossos mestres e doutores? O avanço da capacitação docente em terapia ocupacional no Brasil
title_fullStr Quem são nossos mestres e doutores? O avanço da capacitação docente em terapia ocupacional no Brasil
title_full_unstemmed Quem são nossos mestres e doutores? O avanço da capacitação docente em terapia ocupacional no Brasil
title_sort Quem são nossos mestres e doutores? O avanço da capacitação docente em terapia ocupacional no Brasil
author Emmel, Maria L. G.
author_facet Emmel, Maria L. G.
Lacman, Selma
author_role author
author2 Lacman, Selma
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Emmel, Maria L. G.
Lacman, Selma
description Este trabalho teve por objetivo proceder a um diagnóstico nacional da situação de capacitação dos terapeutas ocupacionais que atuam em instituições de ensino superior no pais. 0 instrumento de analise foi um questionário para ser respondido por todos os terapeutas ocupacionais docentes dos cursos de terapia ocupacional (T.O.) do Brasil. Docentes das dezesseis escolas de formação existentes na época (pública e privadas) fizeram parte da amostra pesquisada. Esse instrumento levantou informações sobre as escolhas que os terapeutas ocupacionais das escolas publicas e particulares fazem por programas de pós-graduacão lato e stricto sensu. Os resultados mostram que a capacitação formal dos terapeutas ocupacionais encontra-se em franco crescimento, alterando sensivelmente 0 quadro que se tinha na década de setenta. Estes dados deverão subsidiar urna analise mais aprofundada sobre as expectativas desses profissionais quanta ao tipo de pós-graduação que desejam ver implantada na área.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/264
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/264/216
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 7 No. 1 (1998)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 7 Núm. 1 (1998)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 7 n. 1 (1998)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688314006863872