Quem são nossos mestres e doutores? O avanço da capacitação docente em terapia ocupacional no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/264 |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivo proceder a um diagnóstico nacional da situação de capacitação dos terapeutas ocupacionais que atuam em instituições de ensino superior no pais. 0 instrumento de analise foi um questionário para ser respondido por todos os terapeutas ocupacionais docentes dos cursos de terapia ocupacional (T.O.) do Brasil. Docentes das dezesseis escolas de formação existentes na época (pública e privadas) fizeram parte da amostra pesquisada. Esse instrumento levantou informações sobre as escolhas que os terapeutas ocupacionais das escolas publicas e particulares fazem por programas de pós-graduacão lato e stricto sensu. Os resultados mostram que a capacitação formal dos terapeutas ocupacionais encontra-se em franco crescimento, alterando sensivelmente 0 quadro que se tinha na década de setenta. Estes dados deverão subsidiar urna analise mais aprofundada sobre as expectativas desses profissionais quanta ao tipo de pós-graduação que desejam ver implantada na área. |
id |
UFSCAR-1_5463ff8d2def5cf5318d8c2cfa6d89c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/264 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Quem são nossos mestres e doutores? O avanço da capacitação docente em terapia ocupacional no BrasilEste trabalho teve por objetivo proceder a um diagnóstico nacional da situação de capacitação dos terapeutas ocupacionais que atuam em instituições de ensino superior no pais. 0 instrumento de analise foi um questionário para ser respondido por todos os terapeutas ocupacionais docentes dos cursos de terapia ocupacional (T.O.) do Brasil. Docentes das dezesseis escolas de formação existentes na época (pública e privadas) fizeram parte da amostra pesquisada. Esse instrumento levantou informações sobre as escolhas que os terapeutas ocupacionais das escolas publicas e particulares fazem por programas de pós-graduacão lato e stricto sensu. Os resultados mostram que a capacitação formal dos terapeutas ocupacionais encontra-se em franco crescimento, alterando sensivelmente 0 quadro que se tinha na década de setenta. Estes dados deverão subsidiar urna analise mais aprofundada sobre as expectativas desses profissionais quanta ao tipo de pós-graduação que desejam ver implantada na área. Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2010-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/264Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 7 No. 1 (1998)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 7 Núm. 1 (1998)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 7 n. 1 (1998)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/264/216Emmel, Maria L. G.Lacman, Selmainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:42:34Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/264Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:42:34Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quem são nossos mestres e doutores? O avanço da capacitação docente em terapia ocupacional no Brasil |
title |
Quem são nossos mestres e doutores? O avanço da capacitação docente em terapia ocupacional no Brasil |
spellingShingle |
Quem são nossos mestres e doutores? O avanço da capacitação docente em terapia ocupacional no Brasil Emmel, Maria L. G. |
title_short |
Quem são nossos mestres e doutores? O avanço da capacitação docente em terapia ocupacional no Brasil |
title_full |
Quem são nossos mestres e doutores? O avanço da capacitação docente em terapia ocupacional no Brasil |
title_fullStr |
Quem são nossos mestres e doutores? O avanço da capacitação docente em terapia ocupacional no Brasil |
title_full_unstemmed |
Quem são nossos mestres e doutores? O avanço da capacitação docente em terapia ocupacional no Brasil |
title_sort |
Quem são nossos mestres e doutores? O avanço da capacitação docente em terapia ocupacional no Brasil |
author |
Emmel, Maria L. G. |
author_facet |
Emmel, Maria L. G. Lacman, Selma |
author_role |
author |
author2 |
Lacman, Selma |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Emmel, Maria L. G. Lacman, Selma |
description |
Este trabalho teve por objetivo proceder a um diagnóstico nacional da situação de capacitação dos terapeutas ocupacionais que atuam em instituições de ensino superior no pais. 0 instrumento de analise foi um questionário para ser respondido por todos os terapeutas ocupacionais docentes dos cursos de terapia ocupacional (T.O.) do Brasil. Docentes das dezesseis escolas de formação existentes na época (pública e privadas) fizeram parte da amostra pesquisada. Esse instrumento levantou informações sobre as escolhas que os terapeutas ocupacionais das escolas publicas e particulares fazem por programas de pós-graduacão lato e stricto sensu. Os resultados mostram que a capacitação formal dos terapeutas ocupacionais encontra-se em franco crescimento, alterando sensivelmente 0 quadro que se tinha na década de setenta. Estes dados deverão subsidiar urna analise mais aprofundada sobre as expectativas desses profissionais quanta ao tipo de pós-graduação que desejam ver implantada na área. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/264 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/264/216 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 7 No. 1 (1998) Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 7 Núm. 1 (1998) Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 7 n. 1 (1998) 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688314006863872 |