Abordagem Floortime no tratamento da criança autista: possibilidades de uso pelo terapeuta ocupacional/Floortime approach in the treatment of autistic child: possibilities for use by occupational therapists

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Luciana de Cássia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Cardoso, Ana Amélia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1070
Resumo: A interferência causada pelo autismo nas áreas de ocupação de um indivíduo é extremamente significativa e deve-se principalmente a comportamentos relacionados a déficit nas habilidades emocionais, cognitivas, motoras, sensoriais e de interação social. Nas crianças, tais comportamentos são evidenciados especialmente através do brincar, por meio da fixação em objetos, dificuldades no pensamento abstrato-simbólico, na partilha de brincadeiras, entre outras; ou seja, um brincar pobre e estereotipado que caracteriza um atraso no desenvolvimento. O terapeuta ocupacional, visando estimular e desenvolver habilidades das crianças autistas e sua participação social de forma típica, utiliza diversos modelos e abordagens para alcançar seus objetivos. O presente estudo teve como objetivo descrever os princípios básicos de um promissor modelo – o Modelo DIR (Developmental, Individual Difference, Relationship-Based) e sua principal Abordagem – o Floortime, e discutir sua eficácia quando utilizada sob a óptica do terapeuta ocupacional no tratamento da criança autista. Realizou-se levantamento bibliográfico a respeito da abordagem e constatou-se que ela se caracteriza por uma série de interações espontâneas e criativas que ocorrem no chão, em que se encoraja a iniciativa da criança e seu comportamento intencional, buscando promover as habilidades fundamentais até o nível mais elevado que a criança consiga chegar por meio da brincadeira. Os achados nas pesquisas já realizadas com crianças autistas apontaram a eficácia da intervenção baseada no Floortime, além de diversos pontos comuns entre os princípios da abordagem e os princípios da Terapia Ocupacional, confirmando a possibilidade de uso do Floortime pelos terapeutas ocupacionais no atendimento junto a esta população.
id UFSCAR-1_723efe93f0e71b836c2784762115a18c
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1070
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling Abordagem Floortime no tratamento da criança autista: possibilidades de uso pelo terapeuta ocupacional/Floortime approach in the treatment of autistic child: possibilities for use by occupational therapistsA interferência causada pelo autismo nas áreas de ocupação de um indivíduo é extremamente significativa e deve-se principalmente a comportamentos relacionados a déficit nas habilidades emocionais, cognitivas, motoras, sensoriais e de interação social. Nas crianças, tais comportamentos são evidenciados especialmente através do brincar, por meio da fixação em objetos, dificuldades no pensamento abstrato-simbólico, na partilha de brincadeiras, entre outras; ou seja, um brincar pobre e estereotipado que caracteriza um atraso no desenvolvimento. O terapeuta ocupacional, visando estimular e desenvolver habilidades das crianças autistas e sua participação social de forma típica, utiliza diversos modelos e abordagens para alcançar seus objetivos. O presente estudo teve como objetivo descrever os princípios básicos de um promissor modelo – o Modelo DIR (Developmental, Individual Difference, Relationship-Based) e sua principal Abordagem – o Floortime, e discutir sua eficácia quando utilizada sob a óptica do terapeuta ocupacional no tratamento da criança autista. Realizou-se levantamento bibliográfico a respeito da abordagem e constatou-se que ela se caracteriza por uma série de interações espontâneas e criativas que ocorrem no chão, em que se encoraja a iniciativa da criança e seu comportamento intencional, buscando promover as habilidades fundamentais até o nível mais elevado que a criança consiga chegar por meio da brincadeira. Os achados nas pesquisas já realizadas com crianças autistas apontaram a eficácia da intervenção baseada no Floortime, além de diversos pontos comuns entre os princípios da abordagem e os princípios da Terapia Ocupacional, confirmando a possibilidade de uso do Floortime pelos terapeutas ocupacionais no atendimento junto a esta população.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2014-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/107010.4322/cto.2014.060Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 22 No. 2 (2014)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 22 Núm. 2 (2014)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 22 n. 2 (2014)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1070/554Ribeiro, Luciana de CássiaCardoso, Ana Améliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-22T18:01:52Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1070Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-22T18:01:52Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem Floortime no tratamento da criança autista: possibilidades de uso pelo terapeuta ocupacional/Floortime approach in the treatment of autistic child: possibilities for use by occupational therapists
title Abordagem Floortime no tratamento da criança autista: possibilidades de uso pelo terapeuta ocupacional/Floortime approach in the treatment of autistic child: possibilities for use by occupational therapists
spellingShingle Abordagem Floortime no tratamento da criança autista: possibilidades de uso pelo terapeuta ocupacional/Floortime approach in the treatment of autistic child: possibilities for use by occupational therapists
Ribeiro, Luciana de Cássia
title_short Abordagem Floortime no tratamento da criança autista: possibilidades de uso pelo terapeuta ocupacional/Floortime approach in the treatment of autistic child: possibilities for use by occupational therapists
title_full Abordagem Floortime no tratamento da criança autista: possibilidades de uso pelo terapeuta ocupacional/Floortime approach in the treatment of autistic child: possibilities for use by occupational therapists
title_fullStr Abordagem Floortime no tratamento da criança autista: possibilidades de uso pelo terapeuta ocupacional/Floortime approach in the treatment of autistic child: possibilities for use by occupational therapists
title_full_unstemmed Abordagem Floortime no tratamento da criança autista: possibilidades de uso pelo terapeuta ocupacional/Floortime approach in the treatment of autistic child: possibilities for use by occupational therapists
title_sort Abordagem Floortime no tratamento da criança autista: possibilidades de uso pelo terapeuta ocupacional/Floortime approach in the treatment of autistic child: possibilities for use by occupational therapists
author Ribeiro, Luciana de Cássia
author_facet Ribeiro, Luciana de Cássia
Cardoso, Ana Amélia
author_role author
author2 Cardoso, Ana Amélia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Luciana de Cássia
Cardoso, Ana Amélia
description A interferência causada pelo autismo nas áreas de ocupação de um indivíduo é extremamente significativa e deve-se principalmente a comportamentos relacionados a déficit nas habilidades emocionais, cognitivas, motoras, sensoriais e de interação social. Nas crianças, tais comportamentos são evidenciados especialmente através do brincar, por meio da fixação em objetos, dificuldades no pensamento abstrato-simbólico, na partilha de brincadeiras, entre outras; ou seja, um brincar pobre e estereotipado que caracteriza um atraso no desenvolvimento. O terapeuta ocupacional, visando estimular e desenvolver habilidades das crianças autistas e sua participação social de forma típica, utiliza diversos modelos e abordagens para alcançar seus objetivos. O presente estudo teve como objetivo descrever os princípios básicos de um promissor modelo – o Modelo DIR (Developmental, Individual Difference, Relationship-Based) e sua principal Abordagem – o Floortime, e discutir sua eficácia quando utilizada sob a óptica do terapeuta ocupacional no tratamento da criança autista. Realizou-se levantamento bibliográfico a respeito da abordagem e constatou-se que ela se caracteriza por uma série de interações espontâneas e criativas que ocorrem no chão, em que se encoraja a iniciativa da criança e seu comportamento intencional, buscando promover as habilidades fundamentais até o nível mais elevado que a criança consiga chegar por meio da brincadeira. Os achados nas pesquisas já realizadas com crianças autistas apontaram a eficácia da intervenção baseada no Floortime, além de diversos pontos comuns entre os princípios da abordagem e os princípios da Terapia Ocupacional, confirmando a possibilidade de uso do Floortime pelos terapeutas ocupacionais no atendimento junto a esta população.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1070
10.4322/cto.2014.060
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1070
identifier_str_mv 10.4322/cto.2014.060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1070/554
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 22 No. 2 (2014)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 22 Núm. 2 (2014)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 22 n. 2 (2014)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688313024348160