A experiência da Terapia Ocupacional com contação de histórias em uma instituição educacional/The experience of Occupational Therapy with storytelling in an educational institution

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, José Henrique da Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gradim, Luma Carolina Câmara, Costa, Jacqueline Denúbila, Andrade, Patrícia Ferreira, Oliveira, Natasha Pompeu de, Pinto, Ana Cláudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1235
Resumo: As histórias são recursos importantes no processo educacional e no cotidiano das crianças, já que elas contribuem para a prática docente na educação infantil e para o desenvolvimento da criança em vários aspectos, principalmente na aprendizagem. O objetivo deste relato é apresentar a experiência de um grupo de contação de histórias realizado em uma instituição filantrópica no município de Uberaba-MG, no decorrer de Estágio Supervisionado I do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O referido grupo desenvolve estratégias para aprimorar aspectos psicomotores, cognitivos e habilidades expressivas dos educandos ali inseridos. Foram realizados 12 encontros grupais, semanais, denominados “Vivendo a história”, com educandos entre 6 e 12 anos que permaneciam na instituição em contraturno escolar. No decorrer dos grupos foram desenvolvidas ações voltadas à criação, expressão gráfica, oral e escrita, e confecção de recursos vinculados às histórias infantis tradicionais e às relatadas pelos educandos. As ações se basearam nos pressupostos teóricos da Psicomotricidade Funcional e Relacional. Como resultado dos grupos foi possível observar melhoras em habilidades cognitivas, de regulação emocional, de atenção/concentração, resolução de problemas e aspectos psicomotores em geral, como grafomotores, coordenação global, esquema corporal, entre outros. A partir dos registros semanais, pôde-se perceber a influência das histórias, tanto tradicionais como pessoais, no processo de aprendizagem, aprimorando-se as habilidades cognitivas, o processo de leitura e escrita, e, principalmente, a expressão e comunicação infantil.
id UFSCAR-1_7f1a085ace523202f3418fe6b893e4ca
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1235
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling A experiência da Terapia Ocupacional com contação de histórias em uma instituição educacional/The experience of Occupational Therapy with storytelling in an educational institutionAs histórias são recursos importantes no processo educacional e no cotidiano das crianças, já que elas contribuem para a prática docente na educação infantil e para o desenvolvimento da criança em vários aspectos, principalmente na aprendizagem. O objetivo deste relato é apresentar a experiência de um grupo de contação de histórias realizado em uma instituição filantrópica no município de Uberaba-MG, no decorrer de Estágio Supervisionado I do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O referido grupo desenvolve estratégias para aprimorar aspectos psicomotores, cognitivos e habilidades expressivas dos educandos ali inseridos. Foram realizados 12 encontros grupais, semanais, denominados “Vivendo a história”, com educandos entre 6 e 12 anos que permaneciam na instituição em contraturno escolar. No decorrer dos grupos foram desenvolvidas ações voltadas à criação, expressão gráfica, oral e escrita, e confecção de recursos vinculados às histórias infantis tradicionais e às relatadas pelos educandos. As ações se basearam nos pressupostos teóricos da Psicomotricidade Funcional e Relacional. Como resultado dos grupos foi possível observar melhoras em habilidades cognitivas, de regulação emocional, de atenção/concentração, resolução de problemas e aspectos psicomotores em geral, como grafomotores, coordenação global, esquema corporal, entre outros. A partir dos registros semanais, pôde-se perceber a influência das histórias, tanto tradicionais como pessoais, no processo de aprendizagem, aprimorando-se as habilidades cognitivas, o processo de leitura e escrita, e, principalmente, a expressão e comunicação infantil.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2015-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/123510.4322/0104-4931.ctoRE435Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 23 No. 1 (2015)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 23 Núm. 1 (2015)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 23 n. 1 (2015)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1235/600Cunha, José Henrique da SilvaGradim, Luma Carolina CâmaraCosta, Jacqueline DenúbilaAndrade, Patrícia FerreiraOliveira, Natasha Pompeu dePinto, Ana Cláudiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-22T18:00:53Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1235Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-22T18:00:53Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv A experiência da Terapia Ocupacional com contação de histórias em uma instituição educacional/The experience of Occupational Therapy with storytelling in an educational institution
title A experiência da Terapia Ocupacional com contação de histórias em uma instituição educacional/The experience of Occupational Therapy with storytelling in an educational institution
spellingShingle A experiência da Terapia Ocupacional com contação de histórias em uma instituição educacional/The experience of Occupational Therapy with storytelling in an educational institution
Cunha, José Henrique da Silva
title_short A experiência da Terapia Ocupacional com contação de histórias em uma instituição educacional/The experience of Occupational Therapy with storytelling in an educational institution
title_full A experiência da Terapia Ocupacional com contação de histórias em uma instituição educacional/The experience of Occupational Therapy with storytelling in an educational institution
title_fullStr A experiência da Terapia Ocupacional com contação de histórias em uma instituição educacional/The experience of Occupational Therapy with storytelling in an educational institution
title_full_unstemmed A experiência da Terapia Ocupacional com contação de histórias em uma instituição educacional/The experience of Occupational Therapy with storytelling in an educational institution
title_sort A experiência da Terapia Ocupacional com contação de histórias em uma instituição educacional/The experience of Occupational Therapy with storytelling in an educational institution
author Cunha, José Henrique da Silva
author_facet Cunha, José Henrique da Silva
Gradim, Luma Carolina Câmara
Costa, Jacqueline Denúbila
Andrade, Patrícia Ferreira
Oliveira, Natasha Pompeu de
Pinto, Ana Cláudia
author_role author
author2 Gradim, Luma Carolina Câmara
Costa, Jacqueline Denúbila
Andrade, Patrícia Ferreira
Oliveira, Natasha Pompeu de
Pinto, Ana Cláudia
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, José Henrique da Silva
Gradim, Luma Carolina Câmara
Costa, Jacqueline Denúbila
Andrade, Patrícia Ferreira
Oliveira, Natasha Pompeu de
Pinto, Ana Cláudia
description As histórias são recursos importantes no processo educacional e no cotidiano das crianças, já que elas contribuem para a prática docente na educação infantil e para o desenvolvimento da criança em vários aspectos, principalmente na aprendizagem. O objetivo deste relato é apresentar a experiência de um grupo de contação de histórias realizado em uma instituição filantrópica no município de Uberaba-MG, no decorrer de Estágio Supervisionado I do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O referido grupo desenvolve estratégias para aprimorar aspectos psicomotores, cognitivos e habilidades expressivas dos educandos ali inseridos. Foram realizados 12 encontros grupais, semanais, denominados “Vivendo a história”, com educandos entre 6 e 12 anos que permaneciam na instituição em contraturno escolar. No decorrer dos grupos foram desenvolvidas ações voltadas à criação, expressão gráfica, oral e escrita, e confecção de recursos vinculados às histórias infantis tradicionais e às relatadas pelos educandos. As ações se basearam nos pressupostos teóricos da Psicomotricidade Funcional e Relacional. Como resultado dos grupos foi possível observar melhoras em habilidades cognitivas, de regulação emocional, de atenção/concentração, resolução de problemas e aspectos psicomotores em geral, como grafomotores, coordenação global, esquema corporal, entre outros. A partir dos registros semanais, pôde-se perceber a influência das histórias, tanto tradicionais como pessoais, no processo de aprendizagem, aprimorando-se as habilidades cognitivas, o processo de leitura e escrita, e, principalmente, a expressão e comunicação infantil.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1235
10.4322/0104-4931.ctoRE435
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1235
identifier_str_mv 10.4322/0104-4931.ctoRE435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1235/600
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 23 No. 1 (2015)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 23 Núm. 1 (2015)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 23 n. 1 (2015)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688315967700992