A experiência da Terapia Ocupacional com contação de histórias em uma instituição educacional/The experience of Occupational Therapy with storytelling in an educational institution
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1235 |
Resumo: | As histórias são recursos importantes no processo educacional e no cotidiano das crianças, já que elas contribuem para a prática docente na educação infantil e para o desenvolvimento da criança em vários aspectos, principalmente na aprendizagem. O objetivo deste relato é apresentar a experiência de um grupo de contação de histórias realizado em uma instituição filantrópica no município de Uberaba-MG, no decorrer de Estágio Supervisionado I do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O referido grupo desenvolve estratégias para aprimorar aspectos psicomotores, cognitivos e habilidades expressivas dos educandos ali inseridos. Foram realizados 12 encontros grupais, semanais, denominados “Vivendo a história”, com educandos entre 6 e 12 anos que permaneciam na instituição em contraturno escolar. No decorrer dos grupos foram desenvolvidas ações voltadas à criação, expressão gráfica, oral e escrita, e confecção de recursos vinculados às histórias infantis tradicionais e às relatadas pelos educandos. As ações se basearam nos pressupostos teóricos da Psicomotricidade Funcional e Relacional. Como resultado dos grupos foi possível observar melhoras em habilidades cognitivas, de regulação emocional, de atenção/concentração, resolução de problemas e aspectos psicomotores em geral, como grafomotores, coordenação global, esquema corporal, entre outros. A partir dos registros semanais, pôde-se perceber a influência das histórias, tanto tradicionais como pessoais, no processo de aprendizagem, aprimorando-se as habilidades cognitivas, o processo de leitura e escrita, e, principalmente, a expressão e comunicação infantil. |
id |
UFSCAR-1_7f1a085ace523202f3418fe6b893e4ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1235 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
A experiência da Terapia Ocupacional com contação de histórias em uma instituição educacional/The experience of Occupational Therapy with storytelling in an educational institutionAs histórias são recursos importantes no processo educacional e no cotidiano das crianças, já que elas contribuem para a prática docente na educação infantil e para o desenvolvimento da criança em vários aspectos, principalmente na aprendizagem. O objetivo deste relato é apresentar a experiência de um grupo de contação de histórias realizado em uma instituição filantrópica no município de Uberaba-MG, no decorrer de Estágio Supervisionado I do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O referido grupo desenvolve estratégias para aprimorar aspectos psicomotores, cognitivos e habilidades expressivas dos educandos ali inseridos. Foram realizados 12 encontros grupais, semanais, denominados “Vivendo a história”, com educandos entre 6 e 12 anos que permaneciam na instituição em contraturno escolar. No decorrer dos grupos foram desenvolvidas ações voltadas à criação, expressão gráfica, oral e escrita, e confecção de recursos vinculados às histórias infantis tradicionais e às relatadas pelos educandos. As ações se basearam nos pressupostos teóricos da Psicomotricidade Funcional e Relacional. Como resultado dos grupos foi possível observar melhoras em habilidades cognitivas, de regulação emocional, de atenção/concentração, resolução de problemas e aspectos psicomotores em geral, como grafomotores, coordenação global, esquema corporal, entre outros. A partir dos registros semanais, pôde-se perceber a influência das histórias, tanto tradicionais como pessoais, no processo de aprendizagem, aprimorando-se as habilidades cognitivas, o processo de leitura e escrita, e, principalmente, a expressão e comunicação infantil.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2015-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/123510.4322/0104-4931.ctoRE435Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 23 No. 1 (2015)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 23 Núm. 1 (2015)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 23 n. 1 (2015)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1235/600Cunha, José Henrique da SilvaGradim, Luma Carolina CâmaraCosta, Jacqueline DenúbilaAndrade, Patrícia FerreiraOliveira, Natasha Pompeu dePinto, Ana Cláudiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-22T18:00:53Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1235Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-22T18:00:53Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A experiência da Terapia Ocupacional com contação de histórias em uma instituição educacional/The experience of Occupational Therapy with storytelling in an educational institution |
title |
A experiência da Terapia Ocupacional com contação de histórias em uma instituição educacional/The experience of Occupational Therapy with storytelling in an educational institution |
spellingShingle |
A experiência da Terapia Ocupacional com contação de histórias em uma instituição educacional/The experience of Occupational Therapy with storytelling in an educational institution Cunha, José Henrique da Silva |
title_short |
A experiência da Terapia Ocupacional com contação de histórias em uma instituição educacional/The experience of Occupational Therapy with storytelling in an educational institution |
title_full |
A experiência da Terapia Ocupacional com contação de histórias em uma instituição educacional/The experience of Occupational Therapy with storytelling in an educational institution |
title_fullStr |
A experiência da Terapia Ocupacional com contação de histórias em uma instituição educacional/The experience of Occupational Therapy with storytelling in an educational institution |
title_full_unstemmed |
A experiência da Terapia Ocupacional com contação de histórias em uma instituição educacional/The experience of Occupational Therapy with storytelling in an educational institution |
title_sort |
A experiência da Terapia Ocupacional com contação de histórias em uma instituição educacional/The experience of Occupational Therapy with storytelling in an educational institution |
author |
Cunha, José Henrique da Silva |
author_facet |
Cunha, José Henrique da Silva Gradim, Luma Carolina Câmara Costa, Jacqueline Denúbila Andrade, Patrícia Ferreira Oliveira, Natasha Pompeu de Pinto, Ana Cláudia |
author_role |
author |
author2 |
Gradim, Luma Carolina Câmara Costa, Jacqueline Denúbila Andrade, Patrícia Ferreira Oliveira, Natasha Pompeu de Pinto, Ana Cláudia |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, José Henrique da Silva Gradim, Luma Carolina Câmara Costa, Jacqueline Denúbila Andrade, Patrícia Ferreira Oliveira, Natasha Pompeu de Pinto, Ana Cláudia |
description |
As histórias são recursos importantes no processo educacional e no cotidiano das crianças, já que elas contribuem para a prática docente na educação infantil e para o desenvolvimento da criança em vários aspectos, principalmente na aprendizagem. O objetivo deste relato é apresentar a experiência de um grupo de contação de histórias realizado em uma instituição filantrópica no município de Uberaba-MG, no decorrer de Estágio Supervisionado I do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O referido grupo desenvolve estratégias para aprimorar aspectos psicomotores, cognitivos e habilidades expressivas dos educandos ali inseridos. Foram realizados 12 encontros grupais, semanais, denominados “Vivendo a história”, com educandos entre 6 e 12 anos que permaneciam na instituição em contraturno escolar. No decorrer dos grupos foram desenvolvidas ações voltadas à criação, expressão gráfica, oral e escrita, e confecção de recursos vinculados às histórias infantis tradicionais e às relatadas pelos educandos. As ações se basearam nos pressupostos teóricos da Psicomotricidade Funcional e Relacional. Como resultado dos grupos foi possível observar melhoras em habilidades cognitivas, de regulação emocional, de atenção/concentração, resolução de problemas e aspectos psicomotores em geral, como grafomotores, coordenação global, esquema corporal, entre outros. A partir dos registros semanais, pôde-se perceber a influência das histórias, tanto tradicionais como pessoais, no processo de aprendizagem, aprimorando-se as habilidades cognitivas, o processo de leitura e escrita, e, principalmente, a expressão e comunicação infantil. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1235 10.4322/0104-4931.ctoRE435 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1235 |
identifier_str_mv |
10.4322/0104-4931.ctoRE435 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1235/600 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 23 No. 1 (2015) Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 23 Núm. 1 (2015) Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 23 n. 1 (2015) 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688315967700992 |