Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Cunha, José Henrique da Silva |
Data de Publicação: |
2015 |
Outros Autores: |
Gradim, Luma Carolina Câmara,
Costa, Jacqueline Denúbila,
Andrade, Patrícia Ferreira,
Oliveira, Natasha Pompeu de,
Pinto, Ana Cláudia |
Tipo de documento: |
Artigo
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Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1235
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Resumo: |
As histórias são recursos importantes no processo educacional e no cotidiano das crianças, já que elas contribuem para a prática docente na educação infantil e para o desenvolvimento da criança em vários aspectos, principalmente na aprendizagem. O objetivo deste relato é apresentar a experiência de um grupo de contação de histórias realizado em uma instituição filantrópica no município de Uberaba-MG, no decorrer de Estágio Supervisionado I do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O referido grupo desenvolve estratégias para aprimorar aspectos psicomotores, cognitivos e habilidades expressivas dos educandos ali inseridos. Foram realizados 12 encontros grupais, semanais, denominados “Vivendo a história”, com educandos entre 6 e 12 anos que permaneciam na instituição em contraturno escolar. No decorrer dos grupos foram desenvolvidas ações voltadas à criação, expressão gráfica, oral e escrita, e confecção de recursos vinculados às histórias infantis tradicionais e às relatadas pelos educandos. As ações se basearam nos pressupostos teóricos da Psicomotricidade Funcional e Relacional. Como resultado dos grupos foi possível observar melhoras em habilidades cognitivas, de regulação emocional, de atenção/concentração, resolução de problemas e aspectos psicomotores em geral, como grafomotores, coordenação global, esquema corporal, entre outros. A partir dos registros semanais, pôde-se perceber a influência das histórias, tanto tradicionais como pessoais, no processo de aprendizagem, aprimorando-se as habilidades cognitivas, o processo de leitura e escrita, e, principalmente, a expressão e comunicação infantil. |