O uso do videogame Nintendo Wii como recurso terapêutico para idosos: uma análise da atividade na perspectiva da Terapia Ocupacional/The use of Nintendo Wii as therapeutic resource for elderly: an activity analysis from the Occupational Therapy perspecti

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Moraes, Veronica Bueno
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Andrade, Mirela Moreno Almeida, Toyoda, Cristina Yoshie, Araújo, Rita De Cássia Tibério
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1383
Resumo: Introdução: A proposta de intervenções por meio de gameterapia se aplica nos domínios da atuação do terapeuta ocupacional em diferentes contextos de prática. Objetivo: Este estudo teve por objetivo analisar jogos do videogame Nintendo Wii, visando à sua utilização como atividade terapêutica para idosos. Método: Foram selecionados 15 minijogos do Wii Party, tendo como critérios o tempo de execução e o nível de complexidade da atividade para a exequibilidade do uso com idosos. A análise foi realizada com base no referencial teórico adotado pela Associação Americana de Terapia Ocupacional, composta por sete passos: I) identificação da atividade; II) tempo e sequenciamento da atividade; III) demandas sociais, objetos e espaço; IV) funções corporais requeridas; V) estruturas corporais requeridas; VI) ações requeridas; VII) desempenho de habilidade e análise para intervenção. Resultados: Foram identificadas possibilidades de indicações relacionadas às funções cognitivas e habilidades específicas, evidenciando-se, dessa forma, o potencial do jogo para uso com idosos que apresentem queixas relacionadas a funções cognitivas. Considerou-se também a importância de monitoramento do comportamento do usuário, propondo-se uma ficha para acompanhamento e avaliação do seu desempenho na atividade. Conclusão: Este estudo ofereceu indicadores para a sistematização do monitoramento de uso de jogos do videogame Nintendo Wii como atividade de intervenção da terapia ocupacional, contribuindo para a prática clínica na atenção à população idosa e seus desdobramentos na formação do terapeuta ocupacional, e para a pesquisa na área da saúde do idoso. 
id UFSCAR-1_8b7ed9f22e69ab2ebe179fdc8d8702e0
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1383
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling O uso do videogame Nintendo Wii como recurso terapêutico para idosos: uma análise da atividade na perspectiva da Terapia Ocupacional/The use of Nintendo Wii as therapeutic resource for elderly: an activity analysis from the Occupational Therapy perspectiIntrodução: A proposta de intervenções por meio de gameterapia se aplica nos domínios da atuação do terapeuta ocupacional em diferentes contextos de prática. Objetivo: Este estudo teve por objetivo analisar jogos do videogame Nintendo Wii, visando à sua utilização como atividade terapêutica para idosos. Método: Foram selecionados 15 minijogos do Wii Party, tendo como critérios o tempo de execução e o nível de complexidade da atividade para a exequibilidade do uso com idosos. A análise foi realizada com base no referencial teórico adotado pela Associação Americana de Terapia Ocupacional, composta por sete passos: I) identificação da atividade; II) tempo e sequenciamento da atividade; III) demandas sociais, objetos e espaço; IV) funções corporais requeridas; V) estruturas corporais requeridas; VI) ações requeridas; VII) desempenho de habilidade e análise para intervenção. Resultados: Foram identificadas possibilidades de indicações relacionadas às funções cognitivas e habilidades específicas, evidenciando-se, dessa forma, o potencial do jogo para uso com idosos que apresentem queixas relacionadas a funções cognitivas. Considerou-se também a importância de monitoramento do comportamento do usuário, propondo-se uma ficha para acompanhamento e avaliação do seu desempenho na atividade. Conclusão: Este estudo ofereceu indicadores para a sistematização do monitoramento de uso de jogos do videogame Nintendo Wii como atividade de intervenção da terapia ocupacional, contribuindo para a prática clínica na atenção à população idosa e seus desdobramentos na formação do terapeuta ocupacional, e para a pesquisa na área da saúde do idoso. Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2016-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/138310.4322/0104-4931.ctoAO0640Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 24 No. 4 (2016); 705-714Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 24 Núm. 4 (2016); 705-714Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 24 n. 4 (2016); 705-7142526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1383/771Copyright (c) 2016 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Moraes, Veronica BuenoAndrade, Mirela Moreno AlmeidaToyoda, Cristina YoshieAraújo, Rita De Cássia Tibério2016-12-19T11:52:04Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1383Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2016-12-19T11:52:04Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do videogame Nintendo Wii como recurso terapêutico para idosos: uma análise da atividade na perspectiva da Terapia Ocupacional/The use of Nintendo Wii as therapeutic resource for elderly: an activity analysis from the Occupational Therapy perspecti
title O uso do videogame Nintendo Wii como recurso terapêutico para idosos: uma análise da atividade na perspectiva da Terapia Ocupacional/The use of Nintendo Wii as therapeutic resource for elderly: an activity analysis from the Occupational Therapy perspecti
spellingShingle O uso do videogame Nintendo Wii como recurso terapêutico para idosos: uma análise da atividade na perspectiva da Terapia Ocupacional/The use of Nintendo Wii as therapeutic resource for elderly: an activity analysis from the Occupational Therapy perspecti
de Moraes, Veronica Bueno
title_short O uso do videogame Nintendo Wii como recurso terapêutico para idosos: uma análise da atividade na perspectiva da Terapia Ocupacional/The use of Nintendo Wii as therapeutic resource for elderly: an activity analysis from the Occupational Therapy perspecti
title_full O uso do videogame Nintendo Wii como recurso terapêutico para idosos: uma análise da atividade na perspectiva da Terapia Ocupacional/The use of Nintendo Wii as therapeutic resource for elderly: an activity analysis from the Occupational Therapy perspecti
title_fullStr O uso do videogame Nintendo Wii como recurso terapêutico para idosos: uma análise da atividade na perspectiva da Terapia Ocupacional/The use of Nintendo Wii as therapeutic resource for elderly: an activity analysis from the Occupational Therapy perspecti
title_full_unstemmed O uso do videogame Nintendo Wii como recurso terapêutico para idosos: uma análise da atividade na perspectiva da Terapia Ocupacional/The use of Nintendo Wii as therapeutic resource for elderly: an activity analysis from the Occupational Therapy perspecti
title_sort O uso do videogame Nintendo Wii como recurso terapêutico para idosos: uma análise da atividade na perspectiva da Terapia Ocupacional/The use of Nintendo Wii as therapeutic resource for elderly: an activity analysis from the Occupational Therapy perspecti
author de Moraes, Veronica Bueno
author_facet de Moraes, Veronica Bueno
Andrade, Mirela Moreno Almeida
Toyoda, Cristina Yoshie
Araújo, Rita De Cássia Tibério
author_role author
author2 Andrade, Mirela Moreno Almeida
Toyoda, Cristina Yoshie
Araújo, Rita De Cássia Tibério
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Moraes, Veronica Bueno
Andrade, Mirela Moreno Almeida
Toyoda, Cristina Yoshie
Araújo, Rita De Cássia Tibério
description Introdução: A proposta de intervenções por meio de gameterapia se aplica nos domínios da atuação do terapeuta ocupacional em diferentes contextos de prática. Objetivo: Este estudo teve por objetivo analisar jogos do videogame Nintendo Wii, visando à sua utilização como atividade terapêutica para idosos. Método: Foram selecionados 15 minijogos do Wii Party, tendo como critérios o tempo de execução e o nível de complexidade da atividade para a exequibilidade do uso com idosos. A análise foi realizada com base no referencial teórico adotado pela Associação Americana de Terapia Ocupacional, composta por sete passos: I) identificação da atividade; II) tempo e sequenciamento da atividade; III) demandas sociais, objetos e espaço; IV) funções corporais requeridas; V) estruturas corporais requeridas; VI) ações requeridas; VII) desempenho de habilidade e análise para intervenção. Resultados: Foram identificadas possibilidades de indicações relacionadas às funções cognitivas e habilidades específicas, evidenciando-se, dessa forma, o potencial do jogo para uso com idosos que apresentem queixas relacionadas a funções cognitivas. Considerou-se também a importância de monitoramento do comportamento do usuário, propondo-se uma ficha para acompanhamento e avaliação do seu desempenho na atividade. Conclusão: Este estudo ofereceu indicadores para a sistematização do monitoramento de uso de jogos do videogame Nintendo Wii como atividade de intervenção da terapia ocupacional, contribuindo para a prática clínica na atenção à população idosa e seus desdobramentos na formação do terapeuta ocupacional, e para a pesquisa na área da saúde do idoso. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1383
10.4322/0104-4931.ctoAO0640
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1383
identifier_str_mv 10.4322/0104-4931.ctoAO0640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1383/771
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 24 No. 4 (2016); 705-714
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 24 Núm. 4 (2016); 705-714
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 24 n. 4 (2016); 705-714
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688316403908608