O uso do videogame Nintendo Wii como recurso terapêutico para idosos: uma análise da atividade na perspectiva da Terapia Ocupacional/The use of Nintendo Wii as therapeutic resource for elderly: an activity analysis from the Occupational Therapy perspecti
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1383 |
Resumo: | Introdução: A proposta de intervenções por meio de gameterapia se aplica nos domínios da atuação do terapeuta ocupacional em diferentes contextos de prática. Objetivo: Este estudo teve por objetivo analisar jogos do videogame Nintendo Wii, visando à sua utilização como atividade terapêutica para idosos. Método: Foram selecionados 15 minijogos do Wii Party, tendo como critérios o tempo de execução e o nível de complexidade da atividade para a exequibilidade do uso com idosos. A análise foi realizada com base no referencial teórico adotado pela Associação Americana de Terapia Ocupacional, composta por sete passos: I) identificação da atividade; II) tempo e sequenciamento da atividade; III) demandas sociais, objetos e espaço; IV) funções corporais requeridas; V) estruturas corporais requeridas; VI) ações requeridas; VII) desempenho de habilidade e análise para intervenção. Resultados: Foram identificadas possibilidades de indicações relacionadas às funções cognitivas e habilidades específicas, evidenciando-se, dessa forma, o potencial do jogo para uso com idosos que apresentem queixas relacionadas a funções cognitivas. Considerou-se também a importância de monitoramento do comportamento do usuário, propondo-se uma ficha para acompanhamento e avaliação do seu desempenho na atividade. Conclusão: Este estudo ofereceu indicadores para a sistematização do monitoramento de uso de jogos do videogame Nintendo Wii como atividade de intervenção da terapia ocupacional, contribuindo para a prática clínica na atenção à população idosa e seus desdobramentos na formação do terapeuta ocupacional, e para a pesquisa na área da saúde do idoso. |
id |
UFSCAR-1_8b7ed9f22e69ab2ebe179fdc8d8702e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1383 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso do videogame Nintendo Wii como recurso terapêutico para idosos: uma análise da atividade na perspectiva da Terapia Ocupacional/The use of Nintendo Wii as therapeutic resource for elderly: an activity analysis from the Occupational Therapy perspectiIntrodução: A proposta de intervenções por meio de gameterapia se aplica nos domínios da atuação do terapeuta ocupacional em diferentes contextos de prática. Objetivo: Este estudo teve por objetivo analisar jogos do videogame Nintendo Wii, visando à sua utilização como atividade terapêutica para idosos. Método: Foram selecionados 15 minijogos do Wii Party, tendo como critérios o tempo de execução e o nível de complexidade da atividade para a exequibilidade do uso com idosos. A análise foi realizada com base no referencial teórico adotado pela Associação Americana de Terapia Ocupacional, composta por sete passos: I) identificação da atividade; II) tempo e sequenciamento da atividade; III) demandas sociais, objetos e espaço; IV) funções corporais requeridas; V) estruturas corporais requeridas; VI) ações requeridas; VII) desempenho de habilidade e análise para intervenção. Resultados: Foram identificadas possibilidades de indicações relacionadas às funções cognitivas e habilidades específicas, evidenciando-se, dessa forma, o potencial do jogo para uso com idosos que apresentem queixas relacionadas a funções cognitivas. Considerou-se também a importância de monitoramento do comportamento do usuário, propondo-se uma ficha para acompanhamento e avaliação do seu desempenho na atividade. Conclusão: Este estudo ofereceu indicadores para a sistematização do monitoramento de uso de jogos do videogame Nintendo Wii como atividade de intervenção da terapia ocupacional, contribuindo para a prática clínica na atenção à população idosa e seus desdobramentos na formação do terapeuta ocupacional, e para a pesquisa na área da saúde do idoso. Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2016-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/138310.4322/0104-4931.ctoAO0640Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 24 No. 4 (2016); 705-714Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 24 Núm. 4 (2016); 705-714Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 24 n. 4 (2016); 705-7142526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1383/771Copyright (c) 2016 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Moraes, Veronica BuenoAndrade, Mirela Moreno AlmeidaToyoda, Cristina YoshieAraújo, Rita De Cássia Tibério2016-12-19T11:52:04Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1383Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2016-12-19T11:52:04Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do videogame Nintendo Wii como recurso terapêutico para idosos: uma análise da atividade na perspectiva da Terapia Ocupacional/The use of Nintendo Wii as therapeutic resource for elderly: an activity analysis from the Occupational Therapy perspecti |
title |
O uso do videogame Nintendo Wii como recurso terapêutico para idosos: uma análise da atividade na perspectiva da Terapia Ocupacional/The use of Nintendo Wii as therapeutic resource for elderly: an activity analysis from the Occupational Therapy perspecti |
spellingShingle |
O uso do videogame Nintendo Wii como recurso terapêutico para idosos: uma análise da atividade na perspectiva da Terapia Ocupacional/The use of Nintendo Wii as therapeutic resource for elderly: an activity analysis from the Occupational Therapy perspecti de Moraes, Veronica Bueno |
title_short |
O uso do videogame Nintendo Wii como recurso terapêutico para idosos: uma análise da atividade na perspectiva da Terapia Ocupacional/The use of Nintendo Wii as therapeutic resource for elderly: an activity analysis from the Occupational Therapy perspecti |
title_full |
O uso do videogame Nintendo Wii como recurso terapêutico para idosos: uma análise da atividade na perspectiva da Terapia Ocupacional/The use of Nintendo Wii as therapeutic resource for elderly: an activity analysis from the Occupational Therapy perspecti |
title_fullStr |
O uso do videogame Nintendo Wii como recurso terapêutico para idosos: uma análise da atividade na perspectiva da Terapia Ocupacional/The use of Nintendo Wii as therapeutic resource for elderly: an activity analysis from the Occupational Therapy perspecti |
title_full_unstemmed |
O uso do videogame Nintendo Wii como recurso terapêutico para idosos: uma análise da atividade na perspectiva da Terapia Ocupacional/The use of Nintendo Wii as therapeutic resource for elderly: an activity analysis from the Occupational Therapy perspecti |
title_sort |
O uso do videogame Nintendo Wii como recurso terapêutico para idosos: uma análise da atividade na perspectiva da Terapia Ocupacional/The use of Nintendo Wii as therapeutic resource for elderly: an activity analysis from the Occupational Therapy perspecti |
author |
de Moraes, Veronica Bueno |
author_facet |
de Moraes, Veronica Bueno Andrade, Mirela Moreno Almeida Toyoda, Cristina Yoshie Araújo, Rita De Cássia Tibério |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Mirela Moreno Almeida Toyoda, Cristina Yoshie Araújo, Rita De Cássia Tibério |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Moraes, Veronica Bueno Andrade, Mirela Moreno Almeida Toyoda, Cristina Yoshie Araújo, Rita De Cássia Tibério |
description |
Introdução: A proposta de intervenções por meio de gameterapia se aplica nos domínios da atuação do terapeuta ocupacional em diferentes contextos de prática. Objetivo: Este estudo teve por objetivo analisar jogos do videogame Nintendo Wii, visando à sua utilização como atividade terapêutica para idosos. Método: Foram selecionados 15 minijogos do Wii Party, tendo como critérios o tempo de execução e o nível de complexidade da atividade para a exequibilidade do uso com idosos. A análise foi realizada com base no referencial teórico adotado pela Associação Americana de Terapia Ocupacional, composta por sete passos: I) identificação da atividade; II) tempo e sequenciamento da atividade; III) demandas sociais, objetos e espaço; IV) funções corporais requeridas; V) estruturas corporais requeridas; VI) ações requeridas; VII) desempenho de habilidade e análise para intervenção. Resultados: Foram identificadas possibilidades de indicações relacionadas às funções cognitivas e habilidades específicas, evidenciando-se, dessa forma, o potencial do jogo para uso com idosos que apresentem queixas relacionadas a funções cognitivas. Considerou-se também a importância de monitoramento do comportamento do usuário, propondo-se uma ficha para acompanhamento e avaliação do seu desempenho na atividade. Conclusão: Este estudo ofereceu indicadores para a sistematização do monitoramento de uso de jogos do videogame Nintendo Wii como atividade de intervenção da terapia ocupacional, contribuindo para a prática clínica na atenção à população idosa e seus desdobramentos na formação do terapeuta ocupacional, e para a pesquisa na área da saúde do idoso. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1383 10.4322/0104-4931.ctoAO0640 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1383 |
identifier_str_mv |
10.4322/0104-4931.ctoAO0640 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1383/771 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 24 No. 4 (2016); 705-714 Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 24 Núm. 4 (2016); 705-714 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 24 n. 4 (2016); 705-714 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688316403908608 |