Fatores que prevalecem ao esgotamento profissional em professores/Prevailing factors causing professional burnout in teachers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adelson Fernandes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Maia, Maria de Fatima de Matos, Lima, Celina Aparecida Gonçalves, Guedes, Izulina Torres, Pedreira, Karoline Costa, Silva, Diego Augusto Santos, Petroski, Edio Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1539
Resumo: Introdução: A síndrome de burnout (SB) é uma reação ao estresse excessivo relacionado ao trabalho. Objetivo: Verificar a prevalência e os fatores associados à síndrome do esgotamento profissional (SEP) nos professores da rede pública dos Ensinos Infantil, Fundamental e Médio. Método: Para este estudo transversal, 462 professores das cidades de Januária, Itacarambi, Manga, São Francisco e Pedras de Maria da Cruz foram entrevistados. Utilizou-se como instrumento o Questionário Preliminar de Identificação do Burnout, que classifica o sujeito em “esgotado” e “não esgotado”. Os fatores associados investigados foram: sexo, modalidade de ensino, tempo na docência, se trabalha em outra escola pública, vínculo empregatício, se está satisfeito com a remuneração, jornada semanal na docência e se possui algum tipo de doença. Resultados: Dos professores investigados, 24% estavam na fase 3 – estágio em que começa a se instalar a SEP – e 4,7% dos professores estavam na fase 4 – estágio mais crítico da síndrome. A SEP esteve associada à baixa remuneração, à dedicação à carreira de docente e ao tempo de trabalho de um a 11 anos ou mais. Conclusão: Pode-se concluir que a SEP é altamente prevalente entre os professores efetivos e efetivados do ensino público e gratuito.
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