A formação profissional de terapeutas ocupacionais e o curso de graduação da Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia/The vocational training of occupational therapists and the Undergraduate Course at the University of Brasília, Ceilândia College
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/651 |
Resumo: | A formação em saúde vem sendo debatida no campo educacional, orientando mudanças curriculares dos cursos de graduação de acordo com as políticas públicas atuais, principalmente o Sistema Único de Saúde e as novas diretrizes curriculares. Almeja-se a capacitação profissional com base na busca ativa do conhecimento e na garantia da integralidade e humanização da atenção à saúde. Nessa perspectiva, este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre as produções científicas relacionadas à formação em saúde, especificamente a formação do terapeuta ocupacional, e verifica de que forma o projeto político pedagógico do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade de Brasília – Faculdade de Ceilândia (UnB-FCE) contempla e prioriza uma formação orientada pelas tendências atuais. Foram encontrados 14 artigos científicos que apontaram para a reformulação dos currículos de cursos de graduação, favorecendo a interdisciplinaridade e atividades práticas em equipamentos sociais. A prática docente e postura discente interferem no processo educacional, havendo o desafio do desenvolvimento de habilidades comunicativas, afetivas e relacionais em contraponto ao modelo pedagógico bancário. O Curso de Terapia Ocupacional da UnB-FCE é recente e visa à formação de acordo com o novo modelo proposto. Organiza-se em relação aos campos de atuação profissional, à funcionalidade humana e prioriza o desenvolvimento local comunitário através das atividades de ensino, pesquisa e extensão com articulação dos serviços de saúde do Distrito Federal. |
id |
UFSCAR-1_a7162430827a322ab17b53fd0dd40cc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/651 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação profissional de terapeutas ocupacionais e o curso de graduação da Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia/The vocational training of occupational therapists and the Undergraduate Course at the University of Brasília, Ceilândia College A formação em saúde vem sendo debatida no campo educacional, orientando mudanças curriculares dos cursos de graduação de acordo com as políticas públicas atuais, principalmente o Sistema Único de Saúde e as novas diretrizes curriculares. Almeja-se a capacitação profissional com base na busca ativa do conhecimento e na garantia da integralidade e humanização da atenção à saúde. Nessa perspectiva, este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre as produções científicas relacionadas à formação em saúde, especificamente a formação do terapeuta ocupacional, e verifica de que forma o projeto político pedagógico do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade de Brasília – Faculdade de Ceilândia (UnB-FCE) contempla e prioriza uma formação orientada pelas tendências atuais. Foram encontrados 14 artigos científicos que apontaram para a reformulação dos currículos de cursos de graduação, favorecendo a interdisciplinaridade e atividades práticas em equipamentos sociais. A prática docente e postura discente interferem no processo educacional, havendo o desafio do desenvolvimento de habilidades comunicativas, afetivas e relacionais em contraponto ao modelo pedagógico bancário. O Curso de Terapia Ocupacional da UnB-FCE é recente e visa à formação de acordo com o novo modelo proposto. Organiza-se em relação aos campos de atuação profissional, à funcionalidade humana e prioriza o desenvolvimento local comunitário através das atividades de ensino, pesquisa e extensão com articulação dos serviços de saúde do Distrito Federal.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2014-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/65110.4322/cto.2014.012Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 22 No. 1 (2014)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 22 Núm. 1 (2014)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 22 n. 1 (2014)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/651/493Copyright (c) 2014 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFurlan, Paula GiovanaCampos, Ioneide de OliveiraMeneses, Kátia Vanessa Pinto deRibeiro, Hellayne MenesesRodrigues, Lorrayne Marjory Menezes2022-04-29T13:24:22Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/651Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:24:22Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação profissional de terapeutas ocupacionais e o curso de graduação da Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia/The vocational training of occupational therapists and the Undergraduate Course at the University of Brasília, Ceilândia College |
title |
A formação profissional de terapeutas ocupacionais e o curso de graduação da Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia/The vocational training of occupational therapists and the Undergraduate Course at the University of Brasília, Ceilândia College |
spellingShingle |
A formação profissional de terapeutas ocupacionais e o curso de graduação da Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia/The vocational training of occupational therapists and the Undergraduate Course at the University of Brasília, Ceilândia College Furlan, Paula Giovana |
title_short |
A formação profissional de terapeutas ocupacionais e o curso de graduação da Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia/The vocational training of occupational therapists and the Undergraduate Course at the University of Brasília, Ceilândia College |
title_full |
A formação profissional de terapeutas ocupacionais e o curso de graduação da Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia/The vocational training of occupational therapists and the Undergraduate Course at the University of Brasília, Ceilândia College |
title_fullStr |
A formação profissional de terapeutas ocupacionais e o curso de graduação da Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia/The vocational training of occupational therapists and the Undergraduate Course at the University of Brasília, Ceilândia College |
title_full_unstemmed |
A formação profissional de terapeutas ocupacionais e o curso de graduação da Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia/The vocational training of occupational therapists and the Undergraduate Course at the University of Brasília, Ceilândia College |
title_sort |
A formação profissional de terapeutas ocupacionais e o curso de graduação da Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia/The vocational training of occupational therapists and the Undergraduate Course at the University of Brasília, Ceilândia College |
author |
Furlan, Paula Giovana |
author_facet |
Furlan, Paula Giovana Campos, Ioneide de Oliveira Meneses, Kátia Vanessa Pinto de Ribeiro, Hellayne Meneses Rodrigues, Lorrayne Marjory Menezes |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Ioneide de Oliveira Meneses, Kátia Vanessa Pinto de Ribeiro, Hellayne Meneses Rodrigues, Lorrayne Marjory Menezes |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Furlan, Paula Giovana Campos, Ioneide de Oliveira Meneses, Kátia Vanessa Pinto de Ribeiro, Hellayne Meneses Rodrigues, Lorrayne Marjory Menezes |
description |
A formação em saúde vem sendo debatida no campo educacional, orientando mudanças curriculares dos cursos de graduação de acordo com as políticas públicas atuais, principalmente o Sistema Único de Saúde e as novas diretrizes curriculares. Almeja-se a capacitação profissional com base na busca ativa do conhecimento e na garantia da integralidade e humanização da atenção à saúde. Nessa perspectiva, este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre as produções científicas relacionadas à formação em saúde, especificamente a formação do terapeuta ocupacional, e verifica de que forma o projeto político pedagógico do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade de Brasília – Faculdade de Ceilândia (UnB-FCE) contempla e prioriza uma formação orientada pelas tendências atuais. Foram encontrados 14 artigos científicos que apontaram para a reformulação dos currículos de cursos de graduação, favorecendo a interdisciplinaridade e atividades práticas em equipamentos sociais. A prática docente e postura discente interferem no processo educacional, havendo o desafio do desenvolvimento de habilidades comunicativas, afetivas e relacionais em contraponto ao modelo pedagógico bancário. O Curso de Terapia Ocupacional da UnB-FCE é recente e visa à formação de acordo com o novo modelo proposto. Organiza-se em relação aos campos de atuação profissional, à funcionalidade humana e prioriza o desenvolvimento local comunitário através das atividades de ensino, pesquisa e extensão com articulação dos serviços de saúde do Distrito Federal. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/651 10.4322/cto.2014.012 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/651 |
identifier_str_mv |
10.4322/cto.2014.012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/651/493 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 22 No. 1 (2014) Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 22 Núm. 1 (2014) Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 22 n. 1 (2014) 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688314905493504 |