Intervenção da Terapia Ocupacional na Síndrome de Cri-du-Chat: estudo de caso / Occupational Therapy Intervention in a child with Cri-du-Chat Syndrome: a case study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caseiro, Gabriela
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Manho, Flavia, Silva, Daniela Baleroni Rodrigues, Pfeifer, Luzia Iara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/739
Resumo: A Síndrome de Cri-du-Chat é uma anomalia cromossômica que pode resultar em diversos acometimentos,incluindo atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e deficiência intelectual. Este estudo de caso descreve aintervenção terapêutica-ocupacional com uma criança com Síndrome de Cri-du-Chat que foi acompanhada ematendimentos semanais, em um hospital escola do interior paulista entre 2 e 4 anos de idade. Para descrição docaso foram utilizados os registros no prontuário, relatos de familiares, bem como os dados dos atendimentos deTerapia Ocupacional. Na avaliação inicial identificou-se que a criança era hipotônica, ficava em pé com apoioe explorava objetos levando-os à boca. Os objetivos terapêutico-ocupacionais pautaram-se na estimulação dashabilidades de desempenho sensório-motoras (processamento perceptual, neuro-músculo-esquelético e motor) ede integração cognitiva e componentes cognitivos (espectro de atenção, sequenciamento, aprendizado), por meioda estimulação do faz de conta e participação nas atividades de vida diária. Além de tais aspectos, foi necessáriointervir diretamente no contexto escolar e familiar da criança, orientando os pais a evitar a superproteção. Pormeio do trabalho conjunto entre equipe multiprofissional e familiares foi possível contribuir para a melhora dasfunções do corpo, possibilitando ampliação das atividades e participação, considerando os fatores pessoais eambientais da criança, com consequente alta dos atendimentos ambulatoriais de Terapia Ocupacional.http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.018
id UFSCAR-1_b20b0b090b055c3d7fbdf26df356a6a5
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/739
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling Intervenção da Terapia Ocupacional na Síndrome de Cri-du-Chat: estudo de caso / Occupational Therapy Intervention in a child with Cri-du-Chat Syndrome: a case studyA Síndrome de Cri-du-Chat é uma anomalia cromossômica que pode resultar em diversos acometimentos,incluindo atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e deficiência intelectual. Este estudo de caso descreve aintervenção terapêutica-ocupacional com uma criança com Síndrome de Cri-du-Chat que foi acompanhada ematendimentos semanais, em um hospital escola do interior paulista entre 2 e 4 anos de idade. Para descrição docaso foram utilizados os registros no prontuário, relatos de familiares, bem como os dados dos atendimentos deTerapia Ocupacional. Na avaliação inicial identificou-se que a criança era hipotônica, ficava em pé com apoioe explorava objetos levando-os à boca. Os objetivos terapêutico-ocupacionais pautaram-se na estimulação dashabilidades de desempenho sensório-motoras (processamento perceptual, neuro-músculo-esquelético e motor) ede integração cognitiva e componentes cognitivos (espectro de atenção, sequenciamento, aprendizado), por meioda estimulação do faz de conta e participação nas atividades de vida diária. Além de tais aspectos, foi necessáriointervir diretamente no contexto escolar e familiar da criança, orientando os pais a evitar a superproteção. Pormeio do trabalho conjunto entre equipe multiprofissional e familiares foi possível contribuir para a melhora dasfunções do corpo, possibilitando ampliação das atividades e participação, considerando os fatores pessoais eambientais da criança, com consequente alta dos atendimentos ambulatoriais de Terapia Ocupacional.http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.018Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2013-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/739Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 21 No. 1 (2013)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 21 Núm. 1 (2013)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 21 n. 1 (2013)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/739/424Copyright (c) 2013 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCaseiro, GabrielaManho, FlaviaSilva, Daniela Baleroni RodriguesPfeifer, Luzia Iara2022-01-18T14:03:22Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/739Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-01-18T14:03:22Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção da Terapia Ocupacional na Síndrome de Cri-du-Chat: estudo de caso / Occupational Therapy Intervention in a child with Cri-du-Chat Syndrome: a case study
title Intervenção da Terapia Ocupacional na Síndrome de Cri-du-Chat: estudo de caso / Occupational Therapy Intervention in a child with Cri-du-Chat Syndrome: a case study
spellingShingle Intervenção da Terapia Ocupacional na Síndrome de Cri-du-Chat: estudo de caso / Occupational Therapy Intervention in a child with Cri-du-Chat Syndrome: a case study
Caseiro, Gabriela
title_short Intervenção da Terapia Ocupacional na Síndrome de Cri-du-Chat: estudo de caso / Occupational Therapy Intervention in a child with Cri-du-Chat Syndrome: a case study
title_full Intervenção da Terapia Ocupacional na Síndrome de Cri-du-Chat: estudo de caso / Occupational Therapy Intervention in a child with Cri-du-Chat Syndrome: a case study
title_fullStr Intervenção da Terapia Ocupacional na Síndrome de Cri-du-Chat: estudo de caso / Occupational Therapy Intervention in a child with Cri-du-Chat Syndrome: a case study
title_full_unstemmed Intervenção da Terapia Ocupacional na Síndrome de Cri-du-Chat: estudo de caso / Occupational Therapy Intervention in a child with Cri-du-Chat Syndrome: a case study
title_sort Intervenção da Terapia Ocupacional na Síndrome de Cri-du-Chat: estudo de caso / Occupational Therapy Intervention in a child with Cri-du-Chat Syndrome: a case study
author Caseiro, Gabriela
author_facet Caseiro, Gabriela
Manho, Flavia
Silva, Daniela Baleroni Rodrigues
Pfeifer, Luzia Iara
author_role author
author2 Manho, Flavia
Silva, Daniela Baleroni Rodrigues
Pfeifer, Luzia Iara
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caseiro, Gabriela
Manho, Flavia
Silva, Daniela Baleroni Rodrigues
Pfeifer, Luzia Iara
description A Síndrome de Cri-du-Chat é uma anomalia cromossômica que pode resultar em diversos acometimentos,incluindo atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e deficiência intelectual. Este estudo de caso descreve aintervenção terapêutica-ocupacional com uma criança com Síndrome de Cri-du-Chat que foi acompanhada ematendimentos semanais, em um hospital escola do interior paulista entre 2 e 4 anos de idade. Para descrição docaso foram utilizados os registros no prontuário, relatos de familiares, bem como os dados dos atendimentos deTerapia Ocupacional. Na avaliação inicial identificou-se que a criança era hipotônica, ficava em pé com apoioe explorava objetos levando-os à boca. Os objetivos terapêutico-ocupacionais pautaram-se na estimulação dashabilidades de desempenho sensório-motoras (processamento perceptual, neuro-músculo-esquelético e motor) ede integração cognitiva e componentes cognitivos (espectro de atenção, sequenciamento, aprendizado), por meioda estimulação do faz de conta e participação nas atividades de vida diária. Além de tais aspectos, foi necessáriointervir diretamente no contexto escolar e familiar da criança, orientando os pais a evitar a superproteção. Pormeio do trabalho conjunto entre equipe multiprofissional e familiares foi possível contribuir para a melhora dasfunções do corpo, possibilitando ampliação das atividades e participação, considerando os fatores pessoais eambientais da criança, com consequente alta dos atendimentos ambulatoriais de Terapia Ocupacional.http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.018
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/739
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/739/424
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 21 No. 1 (2013)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 21 Núm. 1 (2013)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 21 n. 1 (2013)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688315254669312