Racismo e participação social na universidade: experiências de estudantes negras em cursos de saúde/ Racism and social participation in the university: experiences of black female students in health-related programs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valério, Ana Cristina de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bezerra, Waldez Cavalcante, Santos, Vanessa Silva dos, Júnior, Jaime Daniel Leite, Farias, Magno Nunes, Santos, Salete Maria Bernardo dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/3007
Resumo: Indicadores educacionais do Brasil mostram uma sensível elevação da participação de mulheres negras no Ensino Superior. Porém, quando se trata de cursos considerados de alto prestígio, elas se encontram ainda mais em desvantagem. Essa tendência se expressa em seu cotidiano, demandando dessas estudantes um esforço adicional para superar o racismo. A pesquisa objetivou compreender os impactos do racismo na participação social de estudantes negras na universidade e as suas formas de enfrentamento. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado em uma universidade pública do estado de Alagoas, adepta apenas do sistema de cotas sociais. A produção de dados ocorreu por meio de grupo focal com seis estudantes negras de três cursos da área da saúde da universidade, que se autodeclararam negras/pretas ou negras/pardas. Os dados produzidos foram analisados por meio da técnica de análise temática, sendo apresentados e discutidos com base em três categorias: dificuldades relacionadas ao acesso e permanência na universidade; expressões do racismo no cotidiano universitário; e estratégias de enfrentamento ao racismo. Revelaram-se dificuldades em seu ingresso e trajetória no Ensino Superior, sendo atravessadas pelos marcadores de gênero, raça e classe. Reforça-se a necessidade das ações afirmativas no contexto universitário; sugere-se o aprofundamento teórico e a reflexão acerca do tema.
id UFSCAR-1_bf28ded288aed4c9bd7fb05491b3710c
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/3007
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling Racismo e participação social na universidade: experiências de estudantes negras em cursos de saúde/ Racism and social participation in the university: experiences of black female students in health-related programsIndicadores educacionais do Brasil mostram uma sensível elevação da participação de mulheres negras no Ensino Superior. Porém, quando se trata de cursos considerados de alto prestígio, elas se encontram ainda mais em desvantagem. Essa tendência se expressa em seu cotidiano, demandando dessas estudantes um esforço adicional para superar o racismo. A pesquisa objetivou compreender os impactos do racismo na participação social de estudantes negras na universidade e as suas formas de enfrentamento. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado em uma universidade pública do estado de Alagoas, adepta apenas do sistema de cotas sociais. A produção de dados ocorreu por meio de grupo focal com seis estudantes negras de três cursos da área da saúde da universidade, que se autodeclararam negras/pretas ou negras/pardas. Os dados produzidos foram analisados por meio da técnica de análise temática, sendo apresentados e discutidos com base em três categorias: dificuldades relacionadas ao acesso e permanência na universidade; expressões do racismo no cotidiano universitário; e estratégias de enfrentamento ao racismo. Revelaram-se dificuldades em seu ingresso e trajetória no Ensino Superior, sendo atravessadas pelos marcadores de gênero, raça e classe. Reforça-se a necessidade das ações afirmativas no contexto universitário; sugere-se o aprofundamento teórico e a reflexão acerca do tema.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2021-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/3007Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 29 (2021); e3007Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 29 (2021); e3007Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 29 (2021); e30072526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporenghttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/3007/1552https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/3007/1554Copyright (c) 2021 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessValério, Ana Cristina de OliveiraBezerra, Waldez CavalcanteSantos, Vanessa Silva dosJúnior, Jaime Daniel LeiteFarias, Magno NunesSantos, Salete Maria Bernardo dos2022-01-17T14:58:19Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/3007Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-01-17T14:58:19Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv Racismo e participação social na universidade: experiências de estudantes negras em cursos de saúde/ Racism and social participation in the university: experiences of black female students in health-related programs
title Racismo e participação social na universidade: experiências de estudantes negras em cursos de saúde/ Racism and social participation in the university: experiences of black female students in health-related programs
spellingShingle Racismo e participação social na universidade: experiências de estudantes negras em cursos de saúde/ Racism and social participation in the university: experiences of black female students in health-related programs
Valério, Ana Cristina de Oliveira
title_short Racismo e participação social na universidade: experiências de estudantes negras em cursos de saúde/ Racism and social participation in the university: experiences of black female students in health-related programs
title_full Racismo e participação social na universidade: experiências de estudantes negras em cursos de saúde/ Racism and social participation in the university: experiences of black female students in health-related programs
title_fullStr Racismo e participação social na universidade: experiências de estudantes negras em cursos de saúde/ Racism and social participation in the university: experiences of black female students in health-related programs
title_full_unstemmed Racismo e participação social na universidade: experiências de estudantes negras em cursos de saúde/ Racism and social participation in the university: experiences of black female students in health-related programs
title_sort Racismo e participação social na universidade: experiências de estudantes negras em cursos de saúde/ Racism and social participation in the university: experiences of black female students in health-related programs
author Valério, Ana Cristina de Oliveira
author_facet Valério, Ana Cristina de Oliveira
Bezerra, Waldez Cavalcante
Santos, Vanessa Silva dos
Júnior, Jaime Daniel Leite
Farias, Magno Nunes
Santos, Salete Maria Bernardo dos
author_role author
author2 Bezerra, Waldez Cavalcante
Santos, Vanessa Silva dos
Júnior, Jaime Daniel Leite
Farias, Magno Nunes
Santos, Salete Maria Bernardo dos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valério, Ana Cristina de Oliveira
Bezerra, Waldez Cavalcante
Santos, Vanessa Silva dos
Júnior, Jaime Daniel Leite
Farias, Magno Nunes
Santos, Salete Maria Bernardo dos
description Indicadores educacionais do Brasil mostram uma sensível elevação da participação de mulheres negras no Ensino Superior. Porém, quando se trata de cursos considerados de alto prestígio, elas se encontram ainda mais em desvantagem. Essa tendência se expressa em seu cotidiano, demandando dessas estudantes um esforço adicional para superar o racismo. A pesquisa objetivou compreender os impactos do racismo na participação social de estudantes negras na universidade e as suas formas de enfrentamento. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado em uma universidade pública do estado de Alagoas, adepta apenas do sistema de cotas sociais. A produção de dados ocorreu por meio de grupo focal com seis estudantes negras de três cursos da área da saúde da universidade, que se autodeclararam negras/pretas ou negras/pardas. Os dados produzidos foram analisados por meio da técnica de análise temática, sendo apresentados e discutidos com base em três categorias: dificuldades relacionadas ao acesso e permanência na universidade; expressões do racismo no cotidiano universitário; e estratégias de enfrentamento ao racismo. Revelaram-se dificuldades em seu ingresso e trajetória no Ensino Superior, sendo atravessadas pelos marcadores de gênero, raça e classe. Reforça-se a necessidade das ações afirmativas no contexto universitário; sugere-se o aprofundamento teórico e a reflexão acerca do tema.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/3007
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/3007
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/3007/1552
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/3007/1554
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 29 (2021); e3007
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 29 (2021); e3007
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 29 (2021); e3007
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688318551392256