A abordagem da morte na formação de profissionais e acadêmicos da enfermagem, medicina e terapia ocupacional/Approaching death in the training of nursing, medicine and occupational therapy professionals
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1484 |
Resumo: | Objetivo: Este artigo decorreu de uma investigação sobre o significado da morte no cotidiano dos profissionais e acadêmicos da terapia ocupacional, medicina e enfermagem. Método: Discorre sobre dois eixos investigativos, que abordaram o significado da morte e o papel da formação acadêmica quanto ao preparo para lidar com a terminalidade da vida. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa baseada nos pressupostos da investigação fenomenológica. Os dados foram coletados por meio de entrevista narrativa, norteada por uma matriz categorial e interpretados por meio da análise textual discursiva. Foram investigados três profissionais, residentes e acadêmicos de cada categoria profissional. Resultados: Os resultados mostraram que, embora a morte seja um fenômeno natural e inevitável da existência humana, tende a ser negado socialmente. Muitas pessoas buscam suporte na religião e espiritualidade. No que se refere à abordagem da morte na formação acadêmica, os dados evidenciaram a prioridade em relação ao cuidado e atenção à saúde e à vida. A população investigada aprendeu a conviver com a questão por meio de suas experiências pessoais de vida e de profissão, tanto no período de formação acadêmica quanto no exercício da profissão. Conclusão: O estudo contribuiu para ampliar a discussão sobre a importância do suporte à formação dos profissionais da saúde tanto no que se refere à aprendizagem da assistência voltada aos cuidados paliativos, quanto à necessidade de instrumentalizá-los e fortalecê-los em relação ao impacto que a morte exerce em seu cotidiano. |
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