A comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade: estudo de caso em uma empresa global de comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida,Lilian Maria de Souza
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Souza,Luiz Gonzaga Mariano de, Mello,Carlos Henrique Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2010000100003
Resumo: Apesar da ampla adoção pelas organizações de sistemas e modelos de gestão da qualidade mundialmente reconhecidos, pouca atenção ainda tem sido dada às práticas de comunicação interna que podem contribuir para a promoção da qualidade. Para se tornarem comprometidos com a entrega de produtos e serviços de qualidade, os membros de uma organização precisam receber informações, que lhes permitam entender e aceitar seus papéis individuais e coletivos nesse processo, exigindo, portanto, comunicação. O artigo busca a compreensão de como a comunicação interna pode ser utilizada como um instrumento de promoção da qualidade. A pesquisa foi conduzida pelo método estudo de caso, contando com a contribuição de uma empresa global de comunicação. Os resultados alcançados permitiram a identificação e a proposição de um conjunto de fatores a serem considerados pelas organizações como determinantes para a efetiva utilização da comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade, com destaque para: segmentação do público interno; coerência da linguagem; utilização estratégica de recursos visuais; comunicação de resultados; desenvolvimento de uma cultura da qualidade e compreensão da comunicação interna sob uma abordagem processual.
id UFSCAR-3_2d48393e2ca6381817d44a275ccc7051
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X2010000100003
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling A comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade: estudo de caso em uma empresa global de comunicaçãoComunicação internaQualidadePromoção da qualidadeApesar da ampla adoção pelas organizações de sistemas e modelos de gestão da qualidade mundialmente reconhecidos, pouca atenção ainda tem sido dada às práticas de comunicação interna que podem contribuir para a promoção da qualidade. Para se tornarem comprometidos com a entrega de produtos e serviços de qualidade, os membros de uma organização precisam receber informações, que lhes permitam entender e aceitar seus papéis individuais e coletivos nesse processo, exigindo, portanto, comunicação. O artigo busca a compreensão de como a comunicação interna pode ser utilizada como um instrumento de promoção da qualidade. A pesquisa foi conduzida pelo método estudo de caso, contando com a contribuição de uma empresa global de comunicação. Os resultados alcançados permitiram a identificação e a proposição de um conjunto de fatores a serem considerados pelas organizações como determinantes para a efetiva utilização da comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade, com destaque para: segmentação do público interno; coerência da linguagem; utilização estratégica de recursos visuais; comunicação de resultados; desenvolvimento de uma cultura da qualidade e compreensão da comunicação interna sob uma abordagem processual.Universidade Federal de São Carlos2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2010000100003Gestão & Produção v.17 n.1 2010reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/S0104-530X2010000100003info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Lilian Maria de SouzaSouza,Luiz Gonzaga Mariano deMello,Carlos Henrique Pereirapor2010-06-07T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2010000100003Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2010-06-07T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade: estudo de caso em uma empresa global de comunicação
title A comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade: estudo de caso em uma empresa global de comunicação
spellingShingle A comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade: estudo de caso em uma empresa global de comunicação
Almeida,Lilian Maria de Souza
Comunicação interna
Qualidade
Promoção da qualidade
title_short A comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade: estudo de caso em uma empresa global de comunicação
title_full A comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade: estudo de caso em uma empresa global de comunicação
title_fullStr A comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade: estudo de caso em uma empresa global de comunicação
title_full_unstemmed A comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade: estudo de caso em uma empresa global de comunicação
title_sort A comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade: estudo de caso em uma empresa global de comunicação
author Almeida,Lilian Maria de Souza
author_facet Almeida,Lilian Maria de Souza
Souza,Luiz Gonzaga Mariano de
Mello,Carlos Henrique Pereira
author_role author
author2 Souza,Luiz Gonzaga Mariano de
Mello,Carlos Henrique Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida,Lilian Maria de Souza
Souza,Luiz Gonzaga Mariano de
Mello,Carlos Henrique Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação interna
Qualidade
Promoção da qualidade
topic Comunicação interna
Qualidade
Promoção da qualidade
description Apesar da ampla adoção pelas organizações de sistemas e modelos de gestão da qualidade mundialmente reconhecidos, pouca atenção ainda tem sido dada às práticas de comunicação interna que podem contribuir para a promoção da qualidade. Para se tornarem comprometidos com a entrega de produtos e serviços de qualidade, os membros de uma organização precisam receber informações, que lhes permitam entender e aceitar seus papéis individuais e coletivos nesse processo, exigindo, portanto, comunicação. O artigo busca a compreensão de como a comunicação interna pode ser utilizada como um instrumento de promoção da qualidade. A pesquisa foi conduzida pelo método estudo de caso, contando com a contribuição de uma empresa global de comunicação. Os resultados alcançados permitiram a identificação e a proposição de um conjunto de fatores a serem considerados pelas organizações como determinantes para a efetiva utilização da comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade, com destaque para: segmentação do público interno; coerência da linguagem; utilização estratégica de recursos visuais; comunicação de resultados; desenvolvimento de uma cultura da qualidade e compreensão da comunicação interna sob uma abordagem processual.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2010000100003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2010000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-530X2010000100003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.17 n.1 2010
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118203072184320