A comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade: estudo de caso em uma empresa global de comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão & Produção |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2010000100003 |
Resumo: | Apesar da ampla adoção pelas organizações de sistemas e modelos de gestão da qualidade mundialmente reconhecidos, pouca atenção ainda tem sido dada às práticas de comunicação interna que podem contribuir para a promoção da qualidade. Para se tornarem comprometidos com a entrega de produtos e serviços de qualidade, os membros de uma organização precisam receber informações, que lhes permitam entender e aceitar seus papéis individuais e coletivos nesse processo, exigindo, portanto, comunicação. O artigo busca a compreensão de como a comunicação interna pode ser utilizada como um instrumento de promoção da qualidade. A pesquisa foi conduzida pelo método estudo de caso, contando com a contribuição de uma empresa global de comunicação. Os resultados alcançados permitiram a identificação e a proposição de um conjunto de fatores a serem considerados pelas organizações como determinantes para a efetiva utilização da comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade, com destaque para: segmentação do público interno; coerência da linguagem; utilização estratégica de recursos visuais; comunicação de resultados; desenvolvimento de uma cultura da qualidade e compreensão da comunicação interna sob uma abordagem processual. |
id |
UFSCAR-3_2d48393e2ca6381817d44a275ccc7051 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-530X2010000100003 |
network_acronym_str |
UFSCAR-3 |
network_name_str |
Gestão & Produção |
repository_id_str |
|
spelling |
A comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade: estudo de caso em uma empresa global de comunicaçãoComunicação internaQualidadePromoção da qualidadeApesar da ampla adoção pelas organizações de sistemas e modelos de gestão da qualidade mundialmente reconhecidos, pouca atenção ainda tem sido dada às práticas de comunicação interna que podem contribuir para a promoção da qualidade. Para se tornarem comprometidos com a entrega de produtos e serviços de qualidade, os membros de uma organização precisam receber informações, que lhes permitam entender e aceitar seus papéis individuais e coletivos nesse processo, exigindo, portanto, comunicação. O artigo busca a compreensão de como a comunicação interna pode ser utilizada como um instrumento de promoção da qualidade. A pesquisa foi conduzida pelo método estudo de caso, contando com a contribuição de uma empresa global de comunicação. Os resultados alcançados permitiram a identificação e a proposição de um conjunto de fatores a serem considerados pelas organizações como determinantes para a efetiva utilização da comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade, com destaque para: segmentação do público interno; coerência da linguagem; utilização estratégica de recursos visuais; comunicação de resultados; desenvolvimento de uma cultura da qualidade e compreensão da comunicação interna sob uma abordagem processual.Universidade Federal de São Carlos2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2010000100003Gestão & Produção v.17 n.1 2010reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/S0104-530X2010000100003info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Lilian Maria de SouzaSouza,Luiz Gonzaga Mariano deMello,Carlos Henrique Pereirapor2010-06-07T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2010000100003Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2010-06-07T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade: estudo de caso em uma empresa global de comunicação |
title |
A comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade: estudo de caso em uma empresa global de comunicação |
spellingShingle |
A comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade: estudo de caso em uma empresa global de comunicação Almeida,Lilian Maria de Souza Comunicação interna Qualidade Promoção da qualidade |
title_short |
A comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade: estudo de caso em uma empresa global de comunicação |
title_full |
A comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade: estudo de caso em uma empresa global de comunicação |
title_fullStr |
A comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade: estudo de caso em uma empresa global de comunicação |
title_full_unstemmed |
A comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade: estudo de caso em uma empresa global de comunicação |
title_sort |
A comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade: estudo de caso em uma empresa global de comunicação |
author |
Almeida,Lilian Maria de Souza |
author_facet |
Almeida,Lilian Maria de Souza Souza,Luiz Gonzaga Mariano de Mello,Carlos Henrique Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Souza,Luiz Gonzaga Mariano de Mello,Carlos Henrique Pereira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida,Lilian Maria de Souza Souza,Luiz Gonzaga Mariano de Mello,Carlos Henrique Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação interna Qualidade Promoção da qualidade |
topic |
Comunicação interna Qualidade Promoção da qualidade |
description |
Apesar da ampla adoção pelas organizações de sistemas e modelos de gestão da qualidade mundialmente reconhecidos, pouca atenção ainda tem sido dada às práticas de comunicação interna que podem contribuir para a promoção da qualidade. Para se tornarem comprometidos com a entrega de produtos e serviços de qualidade, os membros de uma organização precisam receber informações, que lhes permitam entender e aceitar seus papéis individuais e coletivos nesse processo, exigindo, portanto, comunicação. O artigo busca a compreensão de como a comunicação interna pode ser utilizada como um instrumento de promoção da qualidade. A pesquisa foi conduzida pelo método estudo de caso, contando com a contribuição de uma empresa global de comunicação. Os resultados alcançados permitiram a identificação e a proposição de um conjunto de fatores a serem considerados pelas organizações como determinantes para a efetiva utilização da comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade, com destaque para: segmentação do público interno; coerência da linguagem; utilização estratégica de recursos visuais; comunicação de resultados; desenvolvimento de uma cultura da qualidade e compreensão da comunicação interna sob uma abordagem processual. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2010000100003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2010000100003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-530X2010000100003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Gestão & Produção v.17 n.1 2010 reponame:Gestão & Produção instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Gestão & Produção |
collection |
Gestão & Produção |
repository.name.fl_str_mv |
Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br |
_version_ |
1750118203072184320 |