Instrumento para identificação das necessidades do consumidor no processo de desenvolvimento do design: um estudo ilustrado com o projeto de um automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grzebieluckas,Cleci
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Buson,Marcos Albuquerque, Queiroz,Shirley Gomes, Ensslin,Leonardo, Ensslin,Sandra, Nickel,Elton, Balbim,Alceu Junior
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2011000200009
Resumo: A inovação é hoje uma das principais prioridades para o desenvolvimento de um novo produto e nela o design emerge com destaque, principalmente quando consegue encapsular as necessidades e preferências do usuário. Neste contexto, o presente trabalho objetiva construir um modelo para avaliar o grau de atendimento das necessidades de um usuário específico, quando da aquisição de um veículo para uso particular. Para alcançar este objetivo, utilizou-se a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão - Construtivista (MCDA-C), por suas potencialidades para identificar, organizar, mensurar e integrar os aspectos percebidos como importantes pelo usuário. Por meio de um estudo de caso com fontes de informações primárias não obstrutivas, variáveis quali-quantitativas e a visão de conhecimento construtivista, foi construído um modelo considerado representativo das percepções das necessidades e preferências pelo usuário.
id UFSCAR-3_6f3b99270d6d4637dc09ce889ba5a30c
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X2011000200009
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling Instrumento para identificação das necessidades do consumidor no processo de desenvolvimento do design: um estudo ilustrado com o projeto de um automóvelDesignUsuárioMCDA-CA inovação é hoje uma das principais prioridades para o desenvolvimento de um novo produto e nela o design emerge com destaque, principalmente quando consegue encapsular as necessidades e preferências do usuário. Neste contexto, o presente trabalho objetiva construir um modelo para avaliar o grau de atendimento das necessidades de um usuário específico, quando da aquisição de um veículo para uso particular. Para alcançar este objetivo, utilizou-se a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão - Construtivista (MCDA-C), por suas potencialidades para identificar, organizar, mensurar e integrar os aspectos percebidos como importantes pelo usuário. Por meio de um estudo de caso com fontes de informações primárias não obstrutivas, variáveis quali-quantitativas e a visão de conhecimento construtivista, foi construído um modelo considerado representativo das percepções das necessidades e preferências pelo usuário.Universidade Federal de São Carlos2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2011000200009Gestão & Produção v.18 n.2 2011reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/S0104-530X2011000200009info:eu-repo/semantics/openAccessGrzebieluckas,CleciBuson,Marcos AlbuquerqueQueiroz,Shirley GomesEnsslin,LeonardoEnsslin,SandraNickel,EltonBalbim,Alceu Juniorpor2011-07-14T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2011000200009Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2011-07-14T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Instrumento para identificação das necessidades do consumidor no processo de desenvolvimento do design: um estudo ilustrado com o projeto de um automóvel
title Instrumento para identificação das necessidades do consumidor no processo de desenvolvimento do design: um estudo ilustrado com o projeto de um automóvel
spellingShingle Instrumento para identificação das necessidades do consumidor no processo de desenvolvimento do design: um estudo ilustrado com o projeto de um automóvel
Grzebieluckas,Cleci
Design
Usuário
MCDA-C
title_short Instrumento para identificação das necessidades do consumidor no processo de desenvolvimento do design: um estudo ilustrado com o projeto de um automóvel
title_full Instrumento para identificação das necessidades do consumidor no processo de desenvolvimento do design: um estudo ilustrado com o projeto de um automóvel
title_fullStr Instrumento para identificação das necessidades do consumidor no processo de desenvolvimento do design: um estudo ilustrado com o projeto de um automóvel
title_full_unstemmed Instrumento para identificação das necessidades do consumidor no processo de desenvolvimento do design: um estudo ilustrado com o projeto de um automóvel
title_sort Instrumento para identificação das necessidades do consumidor no processo de desenvolvimento do design: um estudo ilustrado com o projeto de um automóvel
author Grzebieluckas,Cleci
author_facet Grzebieluckas,Cleci
Buson,Marcos Albuquerque
Queiroz,Shirley Gomes
Ensslin,Leonardo
Ensslin,Sandra
Nickel,Elton
Balbim,Alceu Junior
author_role author
author2 Buson,Marcos Albuquerque
Queiroz,Shirley Gomes
Ensslin,Leonardo
Ensslin,Sandra
Nickel,Elton
Balbim,Alceu Junior
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grzebieluckas,Cleci
Buson,Marcos Albuquerque
Queiroz,Shirley Gomes
Ensslin,Leonardo
Ensslin,Sandra
Nickel,Elton
Balbim,Alceu Junior
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Usuário
MCDA-C
topic Design
Usuário
MCDA-C
description A inovação é hoje uma das principais prioridades para o desenvolvimento de um novo produto e nela o design emerge com destaque, principalmente quando consegue encapsular as necessidades e preferências do usuário. Neste contexto, o presente trabalho objetiva construir um modelo para avaliar o grau de atendimento das necessidades de um usuário específico, quando da aquisição de um veículo para uso particular. Para alcançar este objetivo, utilizou-se a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão - Construtivista (MCDA-C), por suas potencialidades para identificar, organizar, mensurar e integrar os aspectos percebidos como importantes pelo usuário. Por meio de um estudo de caso com fontes de informações primárias não obstrutivas, variáveis quali-quantitativas e a visão de conhecimento construtivista, foi construído um modelo considerado representativo das percepções das necessidades e preferências pelo usuário.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2011000200009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2011000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-530X2011000200009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.18 n.2 2011
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118203610103808