Sustentabilidade organizacional: aplicação de índice composto em uma empresa do setor químico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scholl,Cleber Augusto
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Hourneaux Junior,Flavio, Galleli,Bárbara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000400695
Resumo: Este trabalho tem como objetivo propor a aplicação de um índice composto para mensuração da sustentabilidade organizacional em uma indústria química brasileira multinacional e avaliar sua importância como ferramenta de gestão. O estudo é baseado na metodologia desenvolvida por Krajnc & Glavič (2005), que propõem um Índice Composto de Desenvolvimento Sustentável – ICDS, gerado pela agregação de vários indicadores das dimensões econômica, ambiental e social, com o propósito de acompanhar o desempenho em termos de sustentabilidade de uma determinada empresa. Os indicadores relacionados aos temas considerados estratégicos para a empresa, após seleção, são normalizados, ponderados e agregados, constituindo três subíndices para, finalmente, serem associados e gerar um indicador global. O método foi aplicado na empresa Braskem, a maior empresa química brasileira, em que o índice composto foi calculado utilizando-se os indicadores reportados pela empresa por quatro anos, conforme diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), para relatórios de sustentabilidade. A ponderação dos indicadores foi subsidiada pelos macro-objetivos da visão da empresa, sendo que os indicadores considerados estratégicos receberam pesos comparativamente maiores. Os resultados da aplicação do modelo foram considerados satisfatórios, pois, além de fornecer números parciais de desempenho para cada dimensão avaliada, demonstrou-se que a ferramenta apresentou grande flexibilidade nas etapas de seleção, ponderação e normalização dos indicadores, possibilitando sua aplicação em diferentes contextos e empresas.
id UFSCAR-3_abce039ad28c111fd2f88ce65c10b933
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X2015000400695
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling Sustentabilidade organizacional: aplicação de índice composto em uma empresa do setor químicoIndicadores de sustentabilidadeModelo de avaliação de sustentabilidadeIndústria químicaGlobal Reporting Initiative (GRI)Este trabalho tem como objetivo propor a aplicação de um índice composto para mensuração da sustentabilidade organizacional em uma indústria química brasileira multinacional e avaliar sua importância como ferramenta de gestão. O estudo é baseado na metodologia desenvolvida por Krajnc & Glavič (2005), que propõem um Índice Composto de Desenvolvimento Sustentável – ICDS, gerado pela agregação de vários indicadores das dimensões econômica, ambiental e social, com o propósito de acompanhar o desempenho em termos de sustentabilidade de uma determinada empresa. Os indicadores relacionados aos temas considerados estratégicos para a empresa, após seleção, são normalizados, ponderados e agregados, constituindo três subíndices para, finalmente, serem associados e gerar um indicador global. O método foi aplicado na empresa Braskem, a maior empresa química brasileira, em que o índice composto foi calculado utilizando-se os indicadores reportados pela empresa por quatro anos, conforme diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), para relatórios de sustentabilidade. A ponderação dos indicadores foi subsidiada pelos macro-objetivos da visão da empresa, sendo que os indicadores considerados estratégicos receberam pesos comparativamente maiores. Os resultados da aplicação do modelo foram considerados satisfatórios, pois, além de fornecer números parciais de desempenho para cada dimensão avaliada, demonstrou-se que a ferramenta apresentou grande flexibilidade nas etapas de seleção, ponderação e normalização dos indicadores, possibilitando sua aplicação em diferentes contextos e empresas.Universidade Federal de São Carlos2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000400695Gestão & Produção v.22 n.4 2015reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/0104-530X1343-13info:eu-repo/semantics/openAccessScholl,Cleber AugustoHourneaux Junior,FlavioGalleli,Bárbarapor2015-12-21T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2015000400695Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2015-12-21T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Sustentabilidade organizacional: aplicação de índice composto em uma empresa do setor químico
title Sustentabilidade organizacional: aplicação de índice composto em uma empresa do setor químico
spellingShingle Sustentabilidade organizacional: aplicação de índice composto em uma empresa do setor químico
Scholl,Cleber Augusto
Indicadores de sustentabilidade
Modelo de avaliação de sustentabilidade
Indústria química
Global Reporting Initiative (GRI)
title_short Sustentabilidade organizacional: aplicação de índice composto em uma empresa do setor químico
title_full Sustentabilidade organizacional: aplicação de índice composto em uma empresa do setor químico
title_fullStr Sustentabilidade organizacional: aplicação de índice composto em uma empresa do setor químico
title_full_unstemmed Sustentabilidade organizacional: aplicação de índice composto em uma empresa do setor químico
title_sort Sustentabilidade organizacional: aplicação de índice composto em uma empresa do setor químico
author Scholl,Cleber Augusto
author_facet Scholl,Cleber Augusto
Hourneaux Junior,Flavio
Galleli,Bárbara
author_role author
author2 Hourneaux Junior,Flavio
Galleli,Bárbara
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scholl,Cleber Augusto
Hourneaux Junior,Flavio
Galleli,Bárbara
dc.subject.por.fl_str_mv Indicadores de sustentabilidade
Modelo de avaliação de sustentabilidade
Indústria química
Global Reporting Initiative (GRI)
topic Indicadores de sustentabilidade
Modelo de avaliação de sustentabilidade
Indústria química
Global Reporting Initiative (GRI)
description Este trabalho tem como objetivo propor a aplicação de um índice composto para mensuração da sustentabilidade organizacional em uma indústria química brasileira multinacional e avaliar sua importância como ferramenta de gestão. O estudo é baseado na metodologia desenvolvida por Krajnc & Glavič (2005), que propõem um Índice Composto de Desenvolvimento Sustentável – ICDS, gerado pela agregação de vários indicadores das dimensões econômica, ambiental e social, com o propósito de acompanhar o desempenho em termos de sustentabilidade de uma determinada empresa. Os indicadores relacionados aos temas considerados estratégicos para a empresa, após seleção, são normalizados, ponderados e agregados, constituindo três subíndices para, finalmente, serem associados e gerar um indicador global. O método foi aplicado na empresa Braskem, a maior empresa química brasileira, em que o índice composto foi calculado utilizando-se os indicadores reportados pela empresa por quatro anos, conforme diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), para relatórios de sustentabilidade. A ponderação dos indicadores foi subsidiada pelos macro-objetivos da visão da empresa, sendo que os indicadores considerados estratégicos receberam pesos comparativamente maiores. Os resultados da aplicação do modelo foram considerados satisfatórios, pois, além de fornecer números parciais de desempenho para cada dimensão avaliada, demonstrou-se que a ferramenta apresentou grande flexibilidade nas etapas de seleção, ponderação e normalização dos indicadores, possibilitando sua aplicação em diferentes contextos e empresas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000400695
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000400695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0104-530X1343-13
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.22 n.4 2015
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118204980592640