Modelo multidimensional para mensurar qualidade em website de e-commerce utilizando a teoria da resposta ao item
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão & Produção |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000400916 |
Resumo: | Resumo O presente artigo propõe um modelo multidimensional para medir a qualidade de websites comerciais com uso da Teoria da Resposta ao Item (TRI). A qualidade de um website engloba características técnicas (usabilidade/navegabilidade, apresentação da informação e interatividade) e não técnicas (design, estética, apelo visual, confiabilidade, hedonismo, imagem), configurando-se, teoricamente, como contexto multidimensional. As suposições iniciais das dimensões e elaboração dos itens foram baseadas em análise bibliográfica sobre o tema qualidade em websites de e-commerce. Um conjunto de 75 itens foi elaborado e uma amostra de 441 websites de e-commerce dos mais variados setores foi a ele submetido. O tratamento e análise dos dados foram feitos utilizando-se a TRI. Nessa etapa, foram discutidas questões referentes à dimensionalidade e à escolha do modelo mais adequado. Por fim, um modelo multidimensional com quatro dimensões foi ajustado contemplando as dimensões navegabilidade ou condução/orientação do usuário, acessibilidade e confiabilidade do sistema, interatividade e apresentação da informação. |
id |
UFSCAR-3_c4da04b68b8df1c16219758babfe54fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-530X2018000400916 |
network_acronym_str |
UFSCAR-3 |
network_name_str |
Gestão & Produção |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelo multidimensional para mensurar qualidade em website de e-commerce utilizando a teoria da resposta ao itemQualidade em websitesE-commerceModelagemTeoria da Resposta ao Item MultidimensionalResumo O presente artigo propõe um modelo multidimensional para medir a qualidade de websites comerciais com uso da Teoria da Resposta ao Item (TRI). A qualidade de um website engloba características técnicas (usabilidade/navegabilidade, apresentação da informação e interatividade) e não técnicas (design, estética, apelo visual, confiabilidade, hedonismo, imagem), configurando-se, teoricamente, como contexto multidimensional. As suposições iniciais das dimensões e elaboração dos itens foram baseadas em análise bibliográfica sobre o tema qualidade em websites de e-commerce. Um conjunto de 75 itens foi elaborado e uma amostra de 441 websites de e-commerce dos mais variados setores foi a ele submetido. O tratamento e análise dos dados foram feitos utilizando-se a TRI. Nessa etapa, foram discutidas questões referentes à dimensionalidade e à escolha do modelo mais adequado. Por fim, um modelo multidimensional com quatro dimensões foi ajustado contemplando as dimensões navegabilidade ou condução/orientação do usuário, acessibilidade e confiabilidade do sistema, interatividade e apresentação da informação.Universidade Federal de São Carlos2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000400916Gestão & Produção v.25 n.4 2018reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/0104-530x1875-18info:eu-repo/semantics/openAccessTezza,RafaelBornia,Antonio CezarAndrade,Dalton Francisco deBarbetta,Pedro Albertopor2018-11-27T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2018000400916Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2018-11-27T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelo multidimensional para mensurar qualidade em website de e-commerce utilizando a teoria da resposta ao item |
title |
Modelo multidimensional para mensurar qualidade em website de e-commerce utilizando a teoria da resposta ao item |
spellingShingle |
Modelo multidimensional para mensurar qualidade em website de e-commerce utilizando a teoria da resposta ao item Tezza,Rafael Qualidade em websites E-commerce Modelagem Teoria da Resposta ao Item Multidimensional |
title_short |
Modelo multidimensional para mensurar qualidade em website de e-commerce utilizando a teoria da resposta ao item |
title_full |
Modelo multidimensional para mensurar qualidade em website de e-commerce utilizando a teoria da resposta ao item |
title_fullStr |
Modelo multidimensional para mensurar qualidade em website de e-commerce utilizando a teoria da resposta ao item |
title_full_unstemmed |
Modelo multidimensional para mensurar qualidade em website de e-commerce utilizando a teoria da resposta ao item |
title_sort |
Modelo multidimensional para mensurar qualidade em website de e-commerce utilizando a teoria da resposta ao item |
author |
Tezza,Rafael |
author_facet |
Tezza,Rafael Bornia,Antonio Cezar Andrade,Dalton Francisco de Barbetta,Pedro Alberto |
author_role |
author |
author2 |
Bornia,Antonio Cezar Andrade,Dalton Francisco de Barbetta,Pedro Alberto |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tezza,Rafael Bornia,Antonio Cezar Andrade,Dalton Francisco de Barbetta,Pedro Alberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade em websites E-commerce Modelagem Teoria da Resposta ao Item Multidimensional |
topic |
Qualidade em websites E-commerce Modelagem Teoria da Resposta ao Item Multidimensional |
description |
Resumo O presente artigo propõe um modelo multidimensional para medir a qualidade de websites comerciais com uso da Teoria da Resposta ao Item (TRI). A qualidade de um website engloba características técnicas (usabilidade/navegabilidade, apresentação da informação e interatividade) e não técnicas (design, estética, apelo visual, confiabilidade, hedonismo, imagem), configurando-se, teoricamente, como contexto multidimensional. As suposições iniciais das dimensões e elaboração dos itens foram baseadas em análise bibliográfica sobre o tema qualidade em websites de e-commerce. Um conjunto de 75 itens foi elaborado e uma amostra de 441 websites de e-commerce dos mais variados setores foi a ele submetido. O tratamento e análise dos dados foram feitos utilizando-se a TRI. Nessa etapa, foram discutidas questões referentes à dimensionalidade e à escolha do modelo mais adequado. Por fim, um modelo multidimensional com quatro dimensões foi ajustado contemplando as dimensões navegabilidade ou condução/orientação do usuário, acessibilidade e confiabilidade do sistema, interatividade e apresentação da informação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000400916 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000400916 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0104-530x1875-18 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Gestão & Produção v.25 n.4 2018 reponame:Gestão & Produção instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Gestão & Produção |
collection |
Gestão & Produção |
repository.name.fl_str_mv |
Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br |
_version_ |
1750118206718083072 |