Modelo multidimensional para mensurar qualidade em website de e-commerce utilizando a teoria da resposta ao item

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tezza,Rafael
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bornia,Antonio Cezar, Andrade,Dalton Francisco de, Barbetta,Pedro Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000400916
Resumo: Resumo O presente artigo propõe um modelo multidimensional para medir a qualidade de websites comerciais com uso da Teoria da Resposta ao Item (TRI). A qualidade de um website engloba características técnicas (usabilidade/navegabilidade, apresentação da informação e interatividade) e não técnicas (design, estética, apelo visual, confiabilidade, hedonismo, imagem), configurando-se, teoricamente, como contexto multidimensional. As suposições iniciais das dimensões e elaboração dos itens foram baseadas em análise bibliográfica sobre o tema qualidade em websites de e-commerce. Um conjunto de 75 itens foi elaborado e uma amostra de 441 websites de e-commerce dos mais variados setores foi a ele submetido. O tratamento e análise dos dados foram feitos utilizando-se a TRI. Nessa etapa, foram discutidas questões referentes à dimensionalidade e à escolha do modelo mais adequado. Por fim, um modelo multidimensional com quatro dimensões foi ajustado contemplando as dimensões navegabilidade ou condução/orientação do usuário, acessibilidade e confiabilidade do sistema, interatividade e apresentação da informação.
id UFSCAR-3_c4da04b68b8df1c16219758babfe54fc
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X2018000400916
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling Modelo multidimensional para mensurar qualidade em website de e-commerce utilizando a teoria da resposta ao itemQualidade em websitesE-commerceModelagemTeoria da Resposta ao Item MultidimensionalResumo O presente artigo propõe um modelo multidimensional para medir a qualidade de websites comerciais com uso da Teoria da Resposta ao Item (TRI). A qualidade de um website engloba características técnicas (usabilidade/navegabilidade, apresentação da informação e interatividade) e não técnicas (design, estética, apelo visual, confiabilidade, hedonismo, imagem), configurando-se, teoricamente, como contexto multidimensional. As suposições iniciais das dimensões e elaboração dos itens foram baseadas em análise bibliográfica sobre o tema qualidade em websites de e-commerce. Um conjunto de 75 itens foi elaborado e uma amostra de 441 websites de e-commerce dos mais variados setores foi a ele submetido. O tratamento e análise dos dados foram feitos utilizando-se a TRI. Nessa etapa, foram discutidas questões referentes à dimensionalidade e à escolha do modelo mais adequado. Por fim, um modelo multidimensional com quatro dimensões foi ajustado contemplando as dimensões navegabilidade ou condução/orientação do usuário, acessibilidade e confiabilidade do sistema, interatividade e apresentação da informação.Universidade Federal de São Carlos2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000400916Gestão & Produção v.25 n.4 2018reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/0104-530x1875-18info:eu-repo/semantics/openAccessTezza,RafaelBornia,Antonio CezarAndrade,Dalton Francisco deBarbetta,Pedro Albertopor2018-11-27T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2018000400916Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2018-11-27T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo multidimensional para mensurar qualidade em website de e-commerce utilizando a teoria da resposta ao item
title Modelo multidimensional para mensurar qualidade em website de e-commerce utilizando a teoria da resposta ao item
spellingShingle Modelo multidimensional para mensurar qualidade em website de e-commerce utilizando a teoria da resposta ao item
Tezza,Rafael
Qualidade em websites
E-commerce
Modelagem
Teoria da Resposta ao Item Multidimensional
title_short Modelo multidimensional para mensurar qualidade em website de e-commerce utilizando a teoria da resposta ao item
title_full Modelo multidimensional para mensurar qualidade em website de e-commerce utilizando a teoria da resposta ao item
title_fullStr Modelo multidimensional para mensurar qualidade em website de e-commerce utilizando a teoria da resposta ao item
title_full_unstemmed Modelo multidimensional para mensurar qualidade em website de e-commerce utilizando a teoria da resposta ao item
title_sort Modelo multidimensional para mensurar qualidade em website de e-commerce utilizando a teoria da resposta ao item
author Tezza,Rafael
author_facet Tezza,Rafael
Bornia,Antonio Cezar
Andrade,Dalton Francisco de
Barbetta,Pedro Alberto
author_role author
author2 Bornia,Antonio Cezar
Andrade,Dalton Francisco de
Barbetta,Pedro Alberto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tezza,Rafael
Bornia,Antonio Cezar
Andrade,Dalton Francisco de
Barbetta,Pedro Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade em websites
E-commerce
Modelagem
Teoria da Resposta ao Item Multidimensional
topic Qualidade em websites
E-commerce
Modelagem
Teoria da Resposta ao Item Multidimensional
description Resumo O presente artigo propõe um modelo multidimensional para medir a qualidade de websites comerciais com uso da Teoria da Resposta ao Item (TRI). A qualidade de um website engloba características técnicas (usabilidade/navegabilidade, apresentação da informação e interatividade) e não técnicas (design, estética, apelo visual, confiabilidade, hedonismo, imagem), configurando-se, teoricamente, como contexto multidimensional. As suposições iniciais das dimensões e elaboração dos itens foram baseadas em análise bibliográfica sobre o tema qualidade em websites de e-commerce. Um conjunto de 75 itens foi elaborado e uma amostra de 441 websites de e-commerce dos mais variados setores foi a ele submetido. O tratamento e análise dos dados foram feitos utilizando-se a TRI. Nessa etapa, foram discutidas questões referentes à dimensionalidade e à escolha do modelo mais adequado. Por fim, um modelo multidimensional com quatro dimensões foi ajustado contemplando as dimensões navegabilidade ou condução/orientação do usuário, acessibilidade e confiabilidade do sistema, interatividade e apresentação da informação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000400916
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000400916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0104-530x1875-18
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.25 n.4 2018
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118206718083072