Atitudes de alunos e professores com relação a cursos de mestrado em engenharia de produção a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Steil,Andrea Valéria
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Barcia,Ricardo Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2006000100013
Resumo: Este artigo resulta de uma pesquisa que se propôs a analisar dados de um relatório realizado em uma instituição de ensino superior brasileira, que teve como foco a avaliação do processo de desenvolvimento de cursos de mestrado em Engenharia de Produção na modalidade de educação a distância (EAD). A experiência deste mestrado a distância é única no Brasil e seu modelo pedagógico recebeu um prêmio de qualidade pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). O artigo focaliza três aspectos avaliados no relatório acerca das atitudes dos professores e dos alunos em relação à modalidade educacional a distância: A) as atitudes de professores e de alunos em relação à interação proporcionada; B) as atitudes dos alunos em relação ao papel do professor; e C) as expectativas dos alunos pelo curso. A abordagem teórica utilizada foi a teoria das atitudes, o conceito de esquemas representativos e os construtos referentes às atitudes diante de diferentes aspectos da educação a distância. Trata-se de um estudo exploratório e de natureza quantitativa. A partir destes dados, discute-se a influência destas atitudes no tempo de conclusão de curso do aluno. Os sujeitos da pesquisa são 471 alunos e 30 professores. Os dados foram coletados por meio de questionário. Os resultados indicam que as atitudes de alunos e de professores foram predominantemente positivas em relação aos aspectos investigados. Identificou-se que na modalidade educacional em questão o tempo de titulação dos alunos ficou muito próximo ao ideal sugerido pela CAPES/MEC. Sugere-se que tal resultado possa estar relacionado com as atitudes positivas dos alunos com relação aos seus cursos e ao modelo pedagógico e à estrutura de apoio oferecidos ao aluno pelo curso. Diferentemente dos resultados de algumas pesquisas referentes ao papel das atitudes diante da educação a distância, os resultados deste estudo também sugerem que atitudes positivas (ou negativas) diante da educação a distância estão relacionadas tanto com o modelo pedagógico adotado quanto com a tecnologia utilizada. Os resultados deste estudo abrem espaço para a investigação mais detalhada a respeito do papel das atitudes dos alunos em cursos de mestrado a distância em Engenharia de Produção.
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