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Proposta curricular de Santa Catarina: o fazer e o dizer da Secretaria de Estado da Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria Waltair
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81994
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaCarvalho, Maria WaltairSousa, Fernando Ponte de2012-10-19T10:06:20Z2012-10-19T10:06:20Z20012001179677http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81994Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política.Esta dissertação contempla a recuperação, análise e interpretação das relações que se estabeleceram na trajetória da Proposta Curricular de Santa Catarina, desde o pensar para a sua elaboração até este momento, dez anos após, e como vem acontecendo a sua aceitação e a sua implementação na prática pedagógica. Duas abordagens são discutidas. A primeira é em relação aos Governos e como eles trataram, via Secretaria de Estado da Educação, a Proposta Curricular Catarinense. A segunda é em relação ao movimento docente, que na sua luta incessante pela dignidade profissional, não absorveu devidamente o conteúdo teórico-filosófico da Proposta Curricular de Santa Catarina, em sua prática na sala de aula. O enfoque maior é dado ao capítulo que pesquisa o fazer e o dizer da Secretaria de Estado da Educação, com referência à proposta oficial de currículo. É feita toda uma discussão teórica, transitando por diversos autores da Educação (da teoria histórico-crítica, neomarxistas e pós-estruturalistas) e da Sociologia da Educação (conflitualistas, principalmente), e privilegiando categorias como, por exemplo, a contradição e a práxis. O referencial teórico desta dissertação baseia-se no Materialismo Dialético. Assim, objetiva suscitar reflexões, análises e discussões sobre Educação, escola e currículo, e, mais direta e especificamente, sobre a postura da Secretaria de Estado da Educação: se há coerência entre sua prática e sua teoria, perpassando por sua relação com o professorado.porFlorianópolis, SCSociologiaSociologia politicaCurrículosPlanejamentoEnsinoCurriculosSanta CatarinaMaterialismo dialetico (Leis filosóficas)Proposta curricular de Santa Catarina: o fazer e o dizer da Secretaria de Estado da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL179677.pdfapplication/pdf3468780https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/81994/1/179677.pdf1090959ff76fcdedecf6bc09db4844e9MD51123456789/819942014-09-25 16:59:37.307oai:repositorio.ufsc.br:123456789/81994Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T19:59:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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