Proposta conceitual de um modelo de localização de estabelecimentos de ensino
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102581 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaSantos, Karin Cristina dosLoch, Carlos2013-07-16T01:20:49Z2013-07-16T01:20:49Z20052005223913http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102581Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.Este trabalho propõe a estruturação de um modelo configuracional de localização de estabelecimentos de ensino visando a sua implementação futura em um Sistema de Informações Geográficas (SIG) para compor um Sistema Espacial de Suporte à Decisão (SDSS). Parte-se do princípio que a localização de escolas na estrutura urbana é influenciada por três fatores: demanda pelo serviço, capacidade de atendimento da rede escolar e elementos e fenômenos urbanos que ocorrem nos espaços públicos das cidades. O modelo proposto coloca a necessidade da utilização de uma metodologia multicritério de apoio à decisão (MCDA) para determinar quais elementos e fenômenos urbanos serão incorporados por ele e qual a forma de avaliá-los tomando por base os interesses e necessidades de pessoas que de alguma maneira estão envolvidas com a questão locacional para cada aplicação. Com base nas relações espaciais que se estabelecem entre a demanda, os estabelecimentos de ensino existentes e os espaços públicos, o modelo busca identificar os espaços que apresentam o maior potencial para abrigar uma nova unidade escolar. O potencial é determinado em relação a um raio de abrangência e será tanto maior quanto maior for a concentração de demanda nos espaços pertencentes a esse raio e quanto menor for a quantidade de elementos e fenômenos urbanos contidos nele que possuem uma relação desarmônica com os estabelecimentos de ensino.210 f.| il., grafs.porFlorianópolis, SCEngenharia civilSistemas de informação geográficaEscolas -LocalizaçãoSistemas de suporte de decisaoProcesso decisorio por criterio multiploProposta conceitual de um modelo de localização de estabelecimentos de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL223913.pdfapplication/pdf2506820https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/102581/1/223913.pdf230ab54dd6070672142a8ee034b656f8MD51TEXT223913.pdf.txt223913.pdf.txtExtracted texttext/plain409248https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/102581/2/223913.pdf.txt5ffcbfb81960d640d7761e40969badabMD52123456789/1025812013-08-27 17:11:27.679oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102581Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-08-27T20:11:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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