Metodologia para previsão de propagação de trincas aplicada a um navio tanque

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Keith Dillian
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133863
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSchneider, Keith DillianAl-Qureshi, Hazim Ali2015-07-21T18:22:48Z2015-07-21T18:22:48Z2015-07-21https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133863TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval.Este trabalho apresenta uma proposta de metodologia baseada nos conceitos da mecânica da fratura linear elástica, a qual prevê a propagação de trincas sob a ação de fadiga em materiais dúcteis, como o aço ASTM A36 utilizado no casco de navios. A metodologia apresentada é resultado de um levantamento bibliográfico das teorias de mecânica geral para que seja aplicado à área naval. A sequência matemática resultante é baseada nas teorias de energia associadas à uma trinca pré-existente sugerida por Griffith (1921) aplicada à Lei de Paris (1961) que relaciona a taxa de propagação do tamanho da trinca decorrente da variação de tensão com o número de ciclos até chegar a um determinado tamanho crítico. É aplicado na tensão do navio um fator de correção devido ao encruamento decorrente no material que torna a região plástica. Além da possibilidade da previsão da vida residual em fadiga para componentes que contenham defeitos já no estágio de propagação, também há a possibilidade de estimar a amplitude máxima da tensão aplicada para que o componente apresente uma durabilidade mínima desejada em fadiga. Para a demonstração da aplicação da metodologia proposta na área naval utilizou-se como modelo um navio de carga. As sociedades classificadoras disponibilizam equações empíricas baseadas em convenções e normas para o cálculo dos momentos de flexão que as ondas geram nos navios, e desta forma pode-se prever as tensões às quais o navio estará submetido quando em navegação. Em suma, com o desenvolvimento deste trabalho, espera-se contribuir com um modelo matemático que permita prever o desempenho de trincas sob a ação de fadiga.57Mecânica da fraturaFadigaPropagaçãoTrincasNavalMetodologia para previsão de propagação de trincas aplicada a um navio tanqueinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTCC - Keith VF (2).pdfTCC - Keith VF (2).pdfapplication/pdf1125564https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/133863/1/TCC%20-%20Keith%20VF%20%282%29.pdfee51ca81587ff1e33060f31a64c608a6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/133863/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52123456789/1338632015-07-21 15:22:48.754oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-07-21T18:22:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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