Redação no vestibular: um estudo da coesão textual
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Data de Publicação: | 1987 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106282 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1987. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaJunkes, Terezinha KuhnFurlanetto, Maria Marta2013-12-05T19:58:38Z2013-12-05T19:58:38Z198798673https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106282Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1987.A partir da dificuldade de expressão verbal constatada nas redações de alunos de 2o. grau e dos vestibulandos, a presente dissertação objetiva estudar o assunto. Analisa sobretudo, os aspectos da coesão e da coerência textuais, dando um enfoque teórico, conforme vários autores, como Beugrande e Dressler, Halliday e Hasan, Marcuschi, Schmidt, centralizando a discussão em torno de elementos substitutivos. Numa visão micro e macroestrutural, analisam-se os problemas de remissão: as relações anafóricas e a referência exofórica - dêitica, além de serem trabalhados os elementos não contextualizados. O corpus para estudo prático dessas questões é constituído por 281 redações do vestibular de 1986 da UFSC. Constata-se baixo número de redações fluentes, confirmando tais resultados a problemática do ensino de redação na grande maioria das escolas brasileiras, tanto da rede particular quanto da oficial, problemática agravada ainda mais nos estudantes de nível sócio-econômico menos favorecido e nos que fazem o 2o. grau supletivo. A origem dos problemas enfrentados pelos alunos pode ser detectada no uso inadequado de gramáticas normativas e na organização do conteúdo didático de alguns livros-texto, além das técnicas ineficientes de manuais próprios de redação. Conclui-se que a solução para a problemática só será viável quando houver mudanças de princípios e métodos, em relação ao ensino da redação, principalmente por parte dos autores de livros didáticos e dos professores.xii, 135f.| ilporLingua portuguesa -Composicao e exerciciosCoesao (Linguística)Redação no vestibular: um estudo da coesão textualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL98673.pdfapplication/pdf3478366https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/106282/1/98673.pdf223123bde5e75936fa63acfeeb272dc0MD51TEXT98673.pdf.txt98673.pdf.txtExtracted texttext/plain252462https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/106282/2/98673.pdf.txt088255d5b46fd34e32410888aa06069cMD52123456789/1062822014-01-19 00:12:19.064oai:repositorio.ufsc.br:123456789/106282Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-19T02:12:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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