Quem ri por último, ri melhor: humor gráfico feminista (Cone Sul, 1975-1988)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crescêncio, Cíntia Lima
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168070
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2016.
id UFSC_18b47f1d1281f6e32205f9be95233a7f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168070
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaCrescêncio, Cíntia LimaWolff, Cristina Scheibe2016-09-20T04:50:17Z2016-09-20T04:50:17Z2016341434https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168070Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2016.O presente trabalho tem como objetivo analisar o uso do humor gráfico feminista produzido, publicado e divulgado em periódicos também feministas dos países do Cone Sul, especialmente, Brasil, Bolívia, Uruguai e Argentina, como ferramenta subversora entre os anos 1975 e 1988, momento de ditaduras civis e militares e de emergência dos movimentos feministas. A partir de charges e tirinhas ? entendidas como discursos ? que integram os jornais Brasil Mulher, Nós Mulheres e Mulherio, do Brasil; Persona, da Argentina; Cotidiano Mujer e La Cacerola, do Uruguai; La Escoba, da Bolívia; e de depoimentos de três mulheres leitoras destes jornais, procuro compreender de que modo o humor com perspectiva feminista foi explorado. Para isso, ao longo do trabalho, procuro identificar, através da descrição e análise do humor gráfico feminista, indícios que demonstrem a potencialidade das mulheres feministas na produção do humor e do riso. O humor gráfico feminista e, consequentemente, o riso feminista, caracteriza-se por uma abordagem particular no tratamento de elementos culturais, sociais, políticos e econômicos, evitando, assim, a perpetuação de estereótipos comuns ao humor hegemônico. Tal modalidade de humor, contudo, na medida em que não faz uso da violência simbólica e da ridicularização do outro, estabelece uma relação complexa com a memória, o que fica evidenciado por depoimentos que apontam lembranças muito sutis sobre esta vasta produção. Ao mesmo tempo, o humor hegemônico, pautado na agressividade do riso do opressor, deixou marcas nas memórias feministas. Com tais reflexões pretendo problematizar a produção gráfica humorística feminista de autoria de mulheres ? mas também de homens ?, conteúdos que apontam um esforço feminista de afirmar as mulheres como sujeitos do humor. Por meio de tais reflexões foi possível reconhecer que, ao contrário do que os cânones indicam, as mulheres são responsáveis pela criação de extenso conteúdo humorístico com perspectiva feminista. Em contextos autoritários, a imprensa feminista, através da produção, publicação e divulgação do humor gráfico com teor feminista, contribuiu para a construção de uma cultura do humor e do riso baseada em modelos alternativos de comicidade. As feministas do Cone Sul, entre as décadas de 1970 e 1980, exploraram charges e tirinhas de modo a questionar uma cultura que as colocava como objeto de humor, nunca como seu sujeito. Contrariando visões que ignoram a existência de mulheres, principalmente as feministas, como produtoras de humor, este trabalho demonstra não apenas a habilidadefeminista em fazer rir, como também sua capacidade em construir uma modalidade de humor que pode revolucionar estruturas.<br>Abstract : This study aims to analyse the use of feminist graphic humour produced, published and released in feminist newspapers in the Southern Cone countries, mainly, Brazil, Bolivia, Uruguay and Argentina, as a subversive device between 1974 and 1988, during civil and military dictatorships and the emergence of the feminist movement. Through cartoons and comic strips ? understood as discourses ? integrated in the newspapers Brasil Mulher, Nós Mulheres and Mulherio, from Brazil; Persona, from Argentina; Cotidiano Mujer and La Cacerola, from Uruguay; La Escoba, from Bolivia; and through three testimonies of women readersof these same newspapers, I seek to understand how humour, with a feminist perspective, was explored. For that, throughout the study, I identify, describing and analysingfeminist graphic humour, evidence that show women?s potential in the production of humour and laughter. Feminist graphic humour and, accordingly, feminist laughter, features a special approach in terms of understanding cultural, social, political and economic elements, avoiding, therefore, the perpetuation of stereotypes that are common in hegemonic humour. This sort ofhumour, however, doe snot explore symbolic violence and is not used to mock others, while setting a complex relationship with memory, as can be noted in the testimonies noting subtle remembrances about this extensive production. At the same time, hegemonic humour, based on the aggressive laughter of the persecutor, left scars in feminist memories. From these reflections I intend to recount feminist graphic humour production authored by women ? but also men ?, containing elements that suggest a feminist effort of claiming women as a subject of humour. By means of these reflections it was possible to recognise that women are responsible for the creation of a large humour content with feminist perspective, although the canon insists in ignoring them. In authoritarian contexts, the feminist press, through its production, publication and disclosure of feminist graphic humour, contributed to making a culture of humour and laugh based on alternative comic patterns. The feminists from the Southern Cone, between the decades of 1970 and 1980, explored cartoons and comic strips as a way to interrogate a culture that placed them as objects of humour, never as the subjects. Contrary to points of view that ignore women?s existence, especially feminists, as humour producers, this study argues that the feminists did not just have a skill for creating laughter, but also the ability to create a type of humour that can revolutionise structures.361 p.| il., grafs.porHistóriaHumorismo ilustradoHistóriaCone SulFeminismo e literaturaHistóriaCone SulHistórias em quadrinhosHistóriaCone SulJornaisHistóriaCone SulQuem ri por último, ri melhor: humor gráfico feminista (Cone Sul, 1975-1988)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL341434.pdfapplication/pdf5650249https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/168070/1/341434.pdf10b7e45061ad309af1a3ba7ae0383fd2MD51123456789/1680702016-09-20 01:50:17.11oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168070Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-20T04:50:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Quem ri por último, ri melhor: humor gráfico feminista (Cone Sul, 1975-1988)
title Quem ri por último, ri melhor: humor gráfico feminista (Cone Sul, 1975-1988)
spellingShingle Quem ri por último, ri melhor: humor gráfico feminista (Cone Sul, 1975-1988)
Crescêncio, Cíntia Lima
História
Humorismo ilustrado
História
Cone Sul
Feminismo e literatura
História
Cone Sul
Histórias em quadrinhos
História
Cone Sul
Jornais
História
Cone Sul
title_short Quem ri por último, ri melhor: humor gráfico feminista (Cone Sul, 1975-1988)
title_full Quem ri por último, ri melhor: humor gráfico feminista (Cone Sul, 1975-1988)
title_fullStr Quem ri por último, ri melhor: humor gráfico feminista (Cone Sul, 1975-1988)
title_full_unstemmed Quem ri por último, ri melhor: humor gráfico feminista (Cone Sul, 1975-1988)
title_sort Quem ri por último, ri melhor: humor gráfico feminista (Cone Sul, 1975-1988)
author Crescêncio, Cíntia Lima
author_facet Crescêncio, Cíntia Lima
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Crescêncio, Cíntia Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wolff, Cristina Scheibe
contributor_str_mv Wolff, Cristina Scheibe
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv História
Humorismo ilustrado
História
Cone Sul
Feminismo e literatura
História
Cone Sul
Histórias em quadrinhos
História
Cone Sul
Jornais
História
Cone Sul
topic História
Humorismo ilustrado
História
Cone Sul
Feminismo e literatura
História
Cone Sul
Histórias em quadrinhos
História
Cone Sul
Jornais
História
Cone Sul
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-20T04:50:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-09-20T04:50:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168070
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 341434
identifier_str_mv 341434
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 361 p.| il., grafs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/168070/1/341434.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 10b7e45061ad309af1a3ba7ae0383fd2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805288229273600