The concept of the teacher as a reflective professional and its use in english language teacher education in Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Greggio, Saionara
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92934
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Florianópolis, 2009
id UFSC_18c8144c018ba7ac62df54cb2481a3b1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92934
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaGreggio, SaionaraGil, Gloria2012-10-24T14:19:08Z2012-10-24T14:19:08Z20092009268701http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92934Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Florianópolis, 2009Formar professores como profissionais reflexivos tem sido um dos principais objetivos de programas de formação de professores no Brasil. Este estudo investiga o conceito de professor reflexivo e seu uso na formação de professores de inglês no Brasil. Os dados consistem de sessenta e cinco estudos empíricos publicados entre 1997 e 2007. A análise mostra que (1) o uso do conceito de reflexão tem sido baseado em autores que defendem a formação de professores reflexivos e "crítico" reflexivos; (2) alunos-professores, professores e formadores de professores de programas de formação (contínua) de professores de inglês e de escolas participaram dos estudos e cinco objetos de reflexão foram usados: aulas e experiências de aprendizagem dos professores participantes, teoria, aulas de outros professores, e prática pedagógica em episódios imaginários; (3) os papéis dos pesquisadores foram de pesquisadores de sua própria prática e da prática de outrem; (4) dois modos de reflexão foram usados: individual e mediada por outrem; (5) nove temas permearam a reflexão dos participantes: própria prática pedagógica, os alunos, ensino, aprendizagem, a profissão, Educação, reflexão, linguagem e crenças; (6) nos nove temas os níveis "técnico" e "prático" de reflexão predominam sobre o nível "crítico"; (7) "reflexão crítica" como princípio e prática da Educação parece não ser ainda uma prática dos professores de inglês; (8) os estudos referem-se a cinco aspectos do conceito de reflexão: instrumentos reflexivos, modo, conteúdo e tipo de reflexão e grau de utilidade da reflexão para os participantes; e (9) a maioria dos pesquisadores focou mais nos instrumentos reflexivos, modo e conteúdo de reflexão e grau de utilidade da reflexão para os participantes do que no tipo de reflexão dos participantes. Os achados deste estudo sugerem que o conceito de professor reflexivo precisa ser mais bem abordado na teoria e na prática na área de formação de professores de inglês no Brasil.Educating teachers as reflective professionals has been one of the main aims of teacher education programs in Brasil. The present study investigates the concept of the teacher as a reflective professional and its use in Brazilian English Language Teacher Education programs. The data consist of sixty-five empirical studies published between 1997 and 2007. The analysis shows that (1) the use of the concept of reflection has been based on authors concerned with the education of "reflective teachers" and "critical reflective teachers"; (2) teacher-learners, teachers, and teacher-educators from (continuing) teacher education programs and schools were the participants in the studies, and five types of objects were used to trigger reflection: own pedagogical practice, own learning experiences, theory, other teachers' practice, and 'imaginary episodes" of pedagogical practice; (3) the role of the researchers in the studies was of two types: as both the researcher and the researched, and as the researcher; (4) two main modes of reflection were used: individual and mediated; (5) nine themes permeated the participants' reflection: self-pedagogical practice, the learners, teaching, learning, the profession, Education, reflection, language, and beliefs; (6) in all the nine themes reflection at the "technical" and "practical" levels predominates over reflection at the "critical" level; (7) "critical" reflection as both a principle and a practice of Education seems not to be a practice of English teachers yet; (8) the findings of the studies refer to five aspects of the concept of reflection: reflective tools, mode, content, and type of reflection, and degree of helpfulness of the process of reflection for the participants, and (9) most researchers were more concerned with the mode of reflection, reflective tools, content of reflection and the process of reflection than with the type of reflection. The overall findings suggest that the concept of the teacher as a reflective professional needs to be approached with greater responsibility in English Language Teacher Education in Brasil.engFlorianópolis, SCLinguasProfessores de inglêsFormaçãoThe concept of the teacher as a reflective professional and its use in english language teacher education in Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL268701.pdfapplication/pdf438445https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92934/1/268701.pdf6ec8811617e9ccffb0f670867aaccc0cMD51TEXT268701.pdf.txt268701.pdf.txtExtracted Texttext/plain350806https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92934/2/268701.pdf.txt423f195ef20a7a1f7834df5b1e50f2a8MD52THUMBNAIL268701.pdf.jpg268701.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92934/3/268701.pdf.jpg14a10af8ae324da16cbe97aa1bb8b33aMD53123456789/929342013-05-01 16:29:40.015oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92934Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T19:29:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv The concept of the teacher as a reflective professional and its use in english language teacher education in Brasil
title The concept of the teacher as a reflective professional and its use in english language teacher education in Brasil
spellingShingle The concept of the teacher as a reflective professional and its use in english language teacher education in Brasil
Greggio, Saionara
Linguas
Professores de inglês
Formação
title_short The concept of the teacher as a reflective professional and its use in english language teacher education in Brasil
title_full The concept of the teacher as a reflective professional and its use in english language teacher education in Brasil
title_fullStr The concept of the teacher as a reflective professional and its use in english language teacher education in Brasil
title_full_unstemmed The concept of the teacher as a reflective professional and its use in english language teacher education in Brasil
title_sort The concept of the teacher as a reflective professional and its use in english language teacher education in Brasil
author Greggio, Saionara
author_facet Greggio, Saionara
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Greggio, Saionara
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gil, Gloria
contributor_str_mv Gil, Gloria
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Linguas
Professores de inglês
Formação
topic Linguas
Professores de inglês
Formação
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Florianópolis, 2009
publishDate 2009
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-24T14:19:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-24T14:19:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92934
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 268701
identifier_str_mv 268701
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92934
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92934/1/268701.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92934/2/268701.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92934/3/268701.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ec8811617e9ccffb0f670867aaccc0c
423f195ef20a7a1f7834df5b1e50f2a8
14a10af8ae324da16cbe97aa1bb8b33a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804992190054400