A construção da cidadania como foco na assistência de enfermagem à criança com necessidades especiais e sua família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Maria Farias da
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78893
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSilva, Ana Maria Farias daPires, Denise Pires de2012-10-17T20:34:00Z2012-10-17T20:34:00Z20002000170909http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78893Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde.Este estudo teve dois objetivos. Primeiro, apresentar uma proposta de assistência de enfermagem com crianças portadoras de necessidades especiais e sua família, com vistas ao resgate de sua cidadania. Segundo, refletir sobre o viver com necessidades especiais, numa sociedade excludente. O referencial utilizado foi a produção teórica sobre cultura produzida pela antropologia da saúde, a teoria da Diversidade e Universalidade Cultural do Cuidado de Madeleine Leininger, a concepção de educação de Paulo Freire e Demerval Saviani e a reflexão crítica sobre cidadania e sociedade inclusiva. O trabalho foi desenvolvido em uma instituição de reabilitação em um estado da região sul do Brasil, no período de junho a setembro de 1999. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa com dois enfoques. O primeiro, do campo da pesquisa ação, envolveu a construção, aplicação e avaliação de uma proposta de cuidar em enfermagem, apresentando-se como uma possibilidade teórico metodológica de cuidar de crianças portadoras de necessidades especiais, nas relações familiares e sociais. O segundo trata-se de um estudo exploratório-analítico do viver com necessidades especiais em uma sociedade excludente. As técnicas de investigação utilizadas foram: observação participante, entrevistas e estudo documental. O processo de cuidar envolveu consultas de enfermagem, visitas domiciliares, oficinas pedagógicas e visitas a instituições sociais. Os resultados mostram que o processo de cuidar proposto evidenciou-se como um instrumental importante e apropriado para a assistência de enfermagem à crianças com necessidades especiais e suas famílias, bem como, contribuiu para o resgate dos direitos de cidadania deste grupo. Revelam também, que a constatação da deficiência gera grande desequilíbrio na vida das famílias, causando significativas alterações psicológicas e sociais. Alguns momentos foram identificados como importantes neste processo de viver, destacando-se: o momento da notícia do diagnóstico do filho; a identificação da mudança na dinâmica familiar; as limitações impostas pela sociedade, como atitudes discriminatórias e barreiras físicas; o acentuado desconhecimento dos direitos das pessoas portadoras de deficiência, entre outras. O estudo conduz a reflexões de como a enfermagem, enquanto prática social, tem a contribuir na construção da cidadania da criança com necessidades especiais e suas famílias. Destaco, também, que na literatura em enfermagem existem poucas pesquisas sobre o tema.[200] f.| il., tabs. +porFlorianópolis, SCEnfermagem familiarCrianças deficientesRelações com a familiaCidadaniaA construção da cidadania como foco na assistência de enfermagem à criança com necessidades especiais e sua famíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL170909.pdfapplication/pdf23345387https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/78893/1/170909.pdfbfb5632876f2f87524fe450d4fdd9ad6MD51123456789/788932014-09-25 14:22:24.729oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78893Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T17:22:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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