A ÉTICA DOS SERVIDORES ADMINISTRATIVOS NO CAMPUS DE GOIABEIRA: UM CONFLITO SILENCIOSO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114749 |
Resumo: | Este artigo objetiva fazer uma análise comparativa grupos de funcionários que trabalham na Universidade Federal do Espírito Santo, que denominamos de “servidores administrativos” com o objetivo de analisar as diferentes interpretações dos mesmos sobre a questão da ética nesse meio. Para tanto, dividimos os servidores em dois grupos e fizemos duas reuniões utilizando a metodologia de Grupo Focal com os grupos “servidores novos” e “servidores antigos” tentando verificar a existência de uma disparidade na interpretação de “Ética” entre eles. Saindo disso, aproveitamos para desenvolver uma serie de perguntas direcionadas sobre o assunto para detectar onde os servidores estavam identificando o problema ético. Assim, foi feita uma triagem e analise das falas fazendo uma comparação nos discursos. Concluiu-se com a pesquisa que apesar de existir alguma divergência entre os dois grupos, eles parecem concordar, em termos gerais, nos mesmos princípios, principalmente no que tange a necessidade de melhorar o atendimento ao cidadão e na necessidade de humanização do atendimento prestado ao cidadão. |
id |
UFSC_22dd494d1e07d6d7473ef34a45d1736e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/114749 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Erler, Igor da SilvaSales Junior, Jaime SouzaPenholato, Jádia PetriPompeu, Júlio César2013-12-13T17:30:48Z2013-12-13T17:30:48Z2013-11-27978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114749Este artigo objetiva fazer uma análise comparativa grupos de funcionários que trabalham na Universidade Federal do Espírito Santo, que denominamos de “servidores administrativos” com o objetivo de analisar as diferentes interpretações dos mesmos sobre a questão da ética nesse meio. Para tanto, dividimos os servidores em dois grupos e fizemos duas reuniões utilizando a metodologia de Grupo Focal com os grupos “servidores novos” e “servidores antigos” tentando verificar a existência de uma disparidade na interpretação de “Ética” entre eles. Saindo disso, aproveitamos para desenvolver uma serie de perguntas direcionadas sobre o assunto para detectar onde os servidores estavam identificando o problema ético. Assim, foi feita uma triagem e analise das falas fazendo uma comparação nos discursos. Concluiu-se com a pesquisa que apesar de existir alguma divergência entre os dois grupos, eles parecem concordar, em termos gerais, nos mesmos princípios, principalmente no que tange a necessidade de melhorar o atendimento ao cidadão e na necessidade de humanização do atendimento prestado ao cidadão.A ÉTICA DOS SERVIDORES ADMINISTRATIVOS NO CAMPUS DE GOIABEIRA: UM CONFLITO SILENCIOSOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL2013030 - A ética dos servidores administrativos.pdf2013030 - A ética dos servidores administrativos.pdfapplication/pdf251729https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/114749/1/2013030%20-%20A%20%c3%a9tica%20dos%20servidores%20administrativos.pdf55965c845875e54d1ec29eb772dd9e18MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/114749/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52123456789/1147492013-12-13 15:30:48.431oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-13T17:30:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
A ÉTICA DOS SERVIDORES ADMINISTRATIVOS NO CAMPUS DE GOIABEIRA: UM CONFLITO SILENCIOSO |
title |
A ÉTICA DOS SERVIDORES ADMINISTRATIVOS NO CAMPUS DE GOIABEIRA: UM CONFLITO SILENCIOSO |
spellingShingle |
A ÉTICA DOS SERVIDORES ADMINISTRATIVOS NO CAMPUS DE GOIABEIRA: UM CONFLITO SILENCIOSO Erler, Igor da Silva |
title_short |
A ÉTICA DOS SERVIDORES ADMINISTRATIVOS NO CAMPUS DE GOIABEIRA: UM CONFLITO SILENCIOSO |
title_full |
A ÉTICA DOS SERVIDORES ADMINISTRATIVOS NO CAMPUS DE GOIABEIRA: UM CONFLITO SILENCIOSO |
title_fullStr |
A ÉTICA DOS SERVIDORES ADMINISTRATIVOS NO CAMPUS DE GOIABEIRA: UM CONFLITO SILENCIOSO |
title_full_unstemmed |
A ÉTICA DOS SERVIDORES ADMINISTRATIVOS NO CAMPUS DE GOIABEIRA: UM CONFLITO SILENCIOSO |
title_sort |
A ÉTICA DOS SERVIDORES ADMINISTRATIVOS NO CAMPUS DE GOIABEIRA: UM CONFLITO SILENCIOSO |
author |
Erler, Igor da Silva |
author_facet |
Erler, Igor da Silva Sales Junior, Jaime Souza Penholato, Jádia Petri Pompeu, Júlio César |
author_role |
author |
author2 |
Sales Junior, Jaime Souza Penholato, Jádia Petri Pompeu, Júlio César |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Erler, Igor da Silva Sales Junior, Jaime Souza Penholato, Jádia Petri Pompeu, Júlio César |
description |
Este artigo objetiva fazer uma análise comparativa grupos de funcionários que trabalham na Universidade Federal do Espírito Santo, que denominamos de “servidores administrativos” com o objetivo de analisar as diferentes interpretações dos mesmos sobre a questão da ética nesse meio. Para tanto, dividimos os servidores em dois grupos e fizemos duas reuniões utilizando a metodologia de Grupo Focal com os grupos “servidores novos” e “servidores antigos” tentando verificar a existência de uma disparidade na interpretação de “Ética” entre eles. Saindo disso, aproveitamos para desenvolver uma serie de perguntas direcionadas sobre o assunto para detectar onde os servidores estavam identificando o problema ético. Assim, foi feita uma triagem e analise das falas fazendo uma comparação nos discursos. Concluiu-se com a pesquisa que apesar de existir alguma divergência entre os dois grupos, eles parecem concordar, em termos gerais, nos mesmos princípios, principalmente no que tange a necessidade de melhorar o atendimento ao cidadão e na necessidade de humanização do atendimento prestado ao cidadão. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-12-13T17:30:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-12-13T17:30:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114749 |
dc.identifier.isbn.none.fl_str_mv |
978-987-1896-22-6 |
identifier_str_mv |
978-987-1896-22-6 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114749 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/114749/1/2013030%20-%20A%20%c3%a9tica%20dos%20servidores%20administrativos.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/114749/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
55965c845875e54d1ec29eb772dd9e18 11ee89cd31d893362820eab7c4d46734 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805049603784704 |