A EBB João dos Santos Areão em Santa Rosa do Sul (SC): entre punir e disciplinar (1940 - 1970)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba, Raquel Farias de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100926
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
id UFSC_2823c4e8e0b6cd935a3564b368b2160b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/100926
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaBorba, Raquel Farias deOtto, Claricia2013-06-25T23:58:02Z2013-06-25T23:58:02Z20122012314572http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100926Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoEste trabalho está circunscrito aos estudos da história das instituições escolares. Numa retrospectiva histórica, apresento aspectos da trajetória da Escola de Educação Básica (EEB) João dos Santos Areão, em Santa Rosa do Sul (SC), a qual teve início em 1940 sob a denominação Escola Isolada Morro das Mortes. Entre outros, os aspectos sobre os quais me debrucei mais atentamente dizem respeito aos dispositivos de controle utilizados na referida escola, tanto em relação aos alunos quanto aos professores: castigos físicos, disciplina/castigos morais, inspeção escolar, vínculo escola e igreja, essencialmente à igreja católica. Tais questões constam nas fontes impressas, manuscritas e iconográficas, e fontes orais. As fontes impressas e manuscritas são constituídas por relatórios, livros ponto, atas, termos de inspeção escolar, boletins escolares, regulamentos, imagens, decretos e bibliografia. As fontes orais foram produzidas na realização de entrevistas com três professoras aposentadas. As memórias de cada professora entrevistada são compreendidas na perspectiva da memória coletiva conforme indicado por Halbwachs (2006). As fontes permitiram inferir que essa escola, mesmo situada no interior do estado catarinense, não ficou alheia às mudanças no que concerne aos métodos de ensino, postos em marcha pelos pensadores escolanovistas, no Brasil, desde o início do século XX . Uma das ideias dos idealizadores da Escola Nova dizia respeito à transição dos castigos físicos para a disciplina. Todavia, o que se observa na EEB João dos Santos Areão é a permanência de ambos, muito embora a proibição de castigos físicos constasse em lei desde meados do século XIX.This work is limited to studies of the history of schools institutions. In historical retrospective, I present aspects of the development of the School of Basic Education (EEB) João dos Santos Gravel in Santa Rosa do Sul (SC), which began in 1940 under the name Isolated School Morro das Mortes. Among others, the aspects of which leaned more closely are related to the control devices used at the school, both to students and teachers: corporal punishment, discipline / punishment moral, school inspection, school bond and church, primarily the Catholic Church. Such issues included in printed sources, manuscript and iconographic, and oral sources. The fonts are printed and handwritten are consisted of reports, books section, minutes, terms of inspection school newsletters school regulations, images, decrees and bibliography. The oral sources were produced in interviews with three retired teachers. The memories of each teacher interviewed are understood from the perspective of collective memory as indicated by Halbwachs (2006). The sources allowed to infer that this school even located within the country side state of Santa Catarina, has not been blind to the changes in Regarding teaching methods, set in motion by school thinkers, in Brazil since the early twentieth century. One of the ideas of the creators of the New School concerns the transition of corporal punishment to discipline. However, what seen in EEB João Dos Santos Areão is the permanence of both, although the ban on corporal punishment were stated in law since the mid-nineteenth century.102 p.| il., tabs.porFlorianópolisEducaçãoDisciplina escolarPoder disciplinarA EBB João dos Santos Areão em Santa Rosa do Sul (SC): entre punir e disciplinar (1940 - 1970)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL314572.pdfapplication/pdf1134348https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/100926/1/314572.pdfde6250f0079f935d524f5e1ff767784dMD51123456789/1009262013-06-25 20:58:02.68oai:repositorio.ufsc.br:123456789/100926Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-06-25T23:58:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A EBB João dos Santos Areão em Santa Rosa do Sul (SC): entre punir e disciplinar (1940 - 1970)
title A EBB João dos Santos Areão em Santa Rosa do Sul (SC): entre punir e disciplinar (1940 - 1970)
spellingShingle A EBB João dos Santos Areão em Santa Rosa do Sul (SC): entre punir e disciplinar (1940 - 1970)
Borba, Raquel Farias de
Educação
Disciplina escolar
Poder disciplinar
title_short A EBB João dos Santos Areão em Santa Rosa do Sul (SC): entre punir e disciplinar (1940 - 1970)
title_full A EBB João dos Santos Areão em Santa Rosa do Sul (SC): entre punir e disciplinar (1940 - 1970)
title_fullStr A EBB João dos Santos Areão em Santa Rosa do Sul (SC): entre punir e disciplinar (1940 - 1970)
title_full_unstemmed A EBB João dos Santos Areão em Santa Rosa do Sul (SC): entre punir e disciplinar (1940 - 1970)
title_sort A EBB João dos Santos Areão em Santa Rosa do Sul (SC): entre punir e disciplinar (1940 - 1970)
author Borba, Raquel Farias de
author_facet Borba, Raquel Farias de
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Borba, Raquel Farias de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Otto, Claricia
contributor_str_mv Otto, Claricia
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação
Disciplina escolar
Poder disciplinar
topic Educação
Disciplina escolar
Poder disciplinar
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
publishDate 2012
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-25T23:58:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-06-25T23:58:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100926
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 314572
identifier_str_mv 314572
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 102 p.| il., tabs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/100926/1/314572.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv de6250f0079f935d524f5e1ff767784d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805193796616192