Modelo para avaliação da acessibilidade espacial de escolas públicas de ensino fundamental para alunos com restrições visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kasper, Andrea de Aguiar
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90307
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
id UFSC_2937c175049ceb8976336d3dea3db516
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90307
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaKasper, Andrea de AguiarPereira, Vera Lucia Duarte do Valle2012-10-23T08:22:46Z2012-10-23T08:22:46Z20072007239001http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90307Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoA Constituição Federal (1988) afirma que a educação é um direito de todas as pessoas, devendo ser garantida em um mesmo ambiente, que pode, e deve ser o mais diversificado possível, visando o desenvolvimento de forma abrangente dos cidadãos. Para que alunos com deficiências possam exercer esse direito em sua plenitude, é indispensável que as escolas estejam preparadas para atender o contingente de estudantes, organizando seus ambientes para recebê-los. Entre estes alunos estão os que possuem restrições visuais, e que de acordo com suas peculiaridades e suas necessidades próprias, necessitam de espaços fiscos configurados de modo a possibilitar a utilização com conforto, segurança e autonomia. A presente pesquisa desenvolveu um modelo para avaliar a acessibilidade espacial de escolas públicas de Ensino Fundamental, procurando identificar situações que não favorecem a permanência e a performance dos alunos com restrições visuais nos ambientes escolares, por meio de um instrumento composto por dez planilhas que fazem referência a ambientes e situações específicas destas escolas. Para a construção do modelo foi utilizada como base a norma brasileira de acessibilidade, além de informações do Guía Técnica de Accesibilidad en la Edificación e de outras referências, inclusive informações obtidas durante a pesquisa por meio de entrevistas com profissionais da área de educação, deficiência e acessibilidade. Em um momento posterior à elaboração do modelo, uma das planilhas constituintes do instrumento foi aprimorada e aplicada na área dos pátios de uma escola municipal de Florianópolis para avaliar a acessibilidade espacial do local. Após, realizou-se o diagnóstico do local a fim de identificar as situações que não favorecem a inclusão espacial de alunos com restrições visuais neste ambiente. A pesquisa ressaltou, igualmente, algumas questões relacionadas à segurança, limitando-se aos aspectos que interferem na mobilidade dos alunos, e que devem estar presentes nos ambientes evitando situações que possam colocar em risco os estudantes com restrições visuais. Todas essas questões, contemplaram requisitos básicos necessários para promover conforto ambiental e segurança, favorecendo a autonomia e tornando os ambientes mais adequados à sua utilização. The Brazilian Federal Constitution (1988) affirms that education is a fundamental right, assured to all people, and it has to be guaranteed in an environment, which can and must be as diversified as possible, moreover, aiming towards the wide development of all citizens. To permit students with disabilities to exercise this right in its entirety, it is therefore indispensable that schools be prepared to attend to these students by organizing their environments to properly receive them. Among these students are those with visual disabilities and in accordance with their individual needs and peculiarities, schools need physical space to be set up in a way that would provide comfort, safety and self-direction. The following research develops a model to evaluate the spatial accessibility of public elementary schools, seeking to identify situations which do not favor the permanence and performance of visually-impaired students in school environments, through the use of ten worksheets which make reference to specific environments and situations in these schools. A few guidelines were used for the creation of this model, such as the Brazilian accessibility norm, as well as information from the Guía Técnica de Accesibilidad en la Edificación (Technical Guide of Accessibility in Construction) and other references, including information obtained through research by way of interviews with professionals in the field of education, deficiency and accessibility. At a later moment, after the production of this model, one the instrumental worksheets was improved and applied in the patio areas of one of Florianópolis's public schools in order to evaluate the accessibility of that space. Afterwards, a diagnostic was done in the school, seeking to indentify the situations which do not favor the inclusion of students with visual disabilities in that environment. This research has equally emphacized, also, some of the issues related to safety, limiting itself to the aspects that interfere with the mobility of the students which must be present in their environments to avoid situations which could put students with visual disabilities at risk. All of these issues, contemplate basic necessary requirements to promote a safe and comfortable environment, favoring self-direction and making these environments more adequate.227 f.| il., grafs., tabs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoEscolas publicasEdifícios públicos com acesso livre aos deficientesDeficientes visuaisInclusão socialModelo para avaliação da acessibilidade espacial de escolas públicas de ensino fundamental para alunos com restrições visuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEPS5115-D.pdfPEPS5115-D.pdfDissertaçãoapplication/pdf167280119https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90307/1/PEPS5115-D.pdf5ca38142dbfb44a3b25d389eed460c7bMD51123456789/903072012-10-23 06:22:47.068oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90307Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732012-10-23T08:22:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelo para avaliação da acessibilidade espacial de escolas públicas de ensino fundamental para alunos com restrições visuais
title Modelo para avaliação da acessibilidade espacial de escolas públicas de ensino fundamental para alunos com restrições visuais
spellingShingle Modelo para avaliação da acessibilidade espacial de escolas públicas de ensino fundamental para alunos com restrições visuais
Kasper, Andrea de Aguiar
Engenharia de produção
Escolas publicas
Edifícios públicos com acesso livre aos deficientes
Deficientes visuais
Inclusão social
title_short Modelo para avaliação da acessibilidade espacial de escolas públicas de ensino fundamental para alunos com restrições visuais
title_full Modelo para avaliação da acessibilidade espacial de escolas públicas de ensino fundamental para alunos com restrições visuais
title_fullStr Modelo para avaliação da acessibilidade espacial de escolas públicas de ensino fundamental para alunos com restrições visuais
title_full_unstemmed Modelo para avaliação da acessibilidade espacial de escolas públicas de ensino fundamental para alunos com restrições visuais
title_sort Modelo para avaliação da acessibilidade espacial de escolas públicas de ensino fundamental para alunos com restrições visuais
author Kasper, Andrea de Aguiar
author_facet Kasper, Andrea de Aguiar
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Kasper, Andrea de Aguiar
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Vera Lucia Duarte do Valle
contributor_str_mv Pereira, Vera Lucia Duarte do Valle
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de produção
Escolas publicas
Edifícios públicos com acesso livre aos deficientes
Deficientes visuais
Inclusão social
topic Engenharia de produção
Escolas publicas
Edifícios públicos com acesso livre aos deficientes
Deficientes visuais
Inclusão social
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
publishDate 2007
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-23T08:22:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-23T08:22:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90307
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 239001
identifier_str_mv 239001
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 227 f.| il., grafs., tabs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90307/1/PEPS5115-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5ca38142dbfb44a3b25d389eed460c7b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805380588896256