O perfil do aluno na educação a distância: um estudo sobre a inclusão digital na Polícia Militar de Santa Catarina
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100994 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2012 |
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Universidade Federal de Santa CatarinaAmorim, João Schorne deLuz Filho, Silvio Serafim daAlves, João Bosco da Mota2013-06-26T00:36:12Z2013-06-26T00:36:12Z20122012312814http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100994Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2012As tecnologias da informação e comunicação deram um novo patamar aos processos da educação a distância. As várias possibilidades de aplicação dessas ferramentas, valendo-se dos ambientes virtuais de aprendizagem, requerem cada vez mais que o corpo discente esteja preparado para utilizá-las visando a eficácia no processo ensino-aprendizagem. Esta pesquisa, como Dissertação de Mestrado, discorre sobre o perfil dos alunos do Curso de Formação de Cabos da Polícia Militar de Santa Catarina, no ano de 2012, e sua relação com o universo digital. Foi aplicado um questionário fechado para uma população de 525 alunos, restando 424 questionários válidos. Os dados, caracterizados como números absolutos e percentuais, foram analisados estatisticamente de forma univariada e bivariada. Como resultado, a pesquisa demonstra a relação dos alunos com a inclusão digital, tão necessária para as atividades na modalidade da educação a distância. Ao final, a pesquisa apresenta sugestões para que a Polícia Militar de Santa Catarina melhore seus processos produtivos referentes a futuros cursos que empreguem essa modalidade de ensino.<br>Abstract : Information technology and communication have processes to a new level of distance education. The various possibilities of application of these tools, taking advantage of virtual learning environments, increasingly require that the student body is prepared to use them effectively in order to teaching-learning process. This research, as Dissertation, discusses the profile of the students of the Training Course Cable Military Police of Santa Catarina, in the year 2012, and its relationship with the digital universe. A questionnaire was closed for a population of 525 students, resulting in a sample of 424 students (80% of the population). The data, characterized as absolute numbers and percentages, were analyzed statistically using univariate and bivariate. As a result, the research demonstrates the relationship of students with digital inclusion, as required for activities in the form of distance education. At the end, the research provides suggestions for the Military Police of Santa Catarina improve their production processes regarding future courses that employ this type of education.207 p.| il., grafs., tabs.porEngenharia e gestão do conhecimentoEnsino a distanciaSanta CatarinaInclusão digitalPoliciaisO perfil do aluno na educação a distância: um estudo sobre a inclusão digital na Polícia Militar de Santa Catarinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL312814.pdfapplication/pdf3980039https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/100994/1/312814.pdf8f7b6c6f503ec70490674449f37088caMD51123456789/1009942013-06-25 21:36:12.236oai:repositorio.ufsc.br:123456789/100994Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-06-26T00:36:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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