O perfil do aluno na educação a distância: um estudo sobre a inclusão digital na Polícia Militar de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, João Schorne de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100994
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2012
id UFSC_2f9b7487ec691e01c896786f6d636e17
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/100994
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaAmorim, João Schorne deLuz Filho, Silvio Serafim daAlves, João Bosco da Mota2013-06-26T00:36:12Z2013-06-26T00:36:12Z20122012312814http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100994Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2012As tecnologias da informação e comunicação deram um novo patamar aos processos da educação a distância. As várias possibilidades de aplicação dessas ferramentas, valendo-se dos ambientes virtuais de aprendizagem, requerem cada vez mais que o corpo discente esteja preparado para utilizá-las visando a eficácia no processo ensino-aprendizagem. Esta pesquisa, como Dissertação de Mestrado, discorre sobre o perfil dos alunos do Curso de Formação de Cabos da Polícia Militar de Santa Catarina, no ano de 2012, e sua relação com o universo digital. Foi aplicado um questionário fechado para uma população de 525 alunos, restando 424 questionários válidos. Os dados, caracterizados como números absolutos e percentuais, foram analisados estatisticamente de forma univariada e bivariada. Como resultado, a pesquisa demonstra a relação dos alunos com a inclusão digital, tão necessária para as atividades na modalidade da educação a distância. Ao final, a pesquisa apresenta sugestões para que a Polícia Militar de Santa Catarina melhore seus processos produtivos referentes a futuros cursos que empreguem essa modalidade de ensino.<br>Abstract : Information technology and communication have processes to a new level of distance education. The various possibilities of application of these tools, taking advantage of virtual learning environments, increasingly require that the student body is prepared to use them effectively in order to teaching-learning process. This research, as Dissertation, discusses the profile of the students of the Training Course Cable Military Police of Santa Catarina, in the year 2012, and its relationship with the digital universe. A questionnaire was closed for a population of 525 students, resulting in a sample of 424 students (80% of the population). The data, characterized as absolute numbers and percentages, were analyzed statistically using univariate and bivariate. As a result, the research demonstrates the relationship of students with digital inclusion, as required for activities in the form of distance education. At the end, the research provides suggestions for the Military Police of Santa Catarina improve their production processes regarding future courses that employ this type of education.207 p.| il., grafs., tabs.porEngenharia e gestão do conhecimentoEnsino a distanciaSanta CatarinaInclusão digitalPoliciaisO perfil do aluno na educação a distância: um estudo sobre a inclusão digital na Polícia Militar de Santa Catarinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL312814.pdfapplication/pdf3980039https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/100994/1/312814.pdf8f7b6c6f503ec70490674449f37088caMD51123456789/1009942013-06-25 21:36:12.236oai:repositorio.ufsc.br:123456789/100994Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-06-26T00:36:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O perfil do aluno na educação a distância: um estudo sobre a inclusão digital na Polícia Militar de Santa Catarina
title O perfil do aluno na educação a distância: um estudo sobre a inclusão digital na Polícia Militar de Santa Catarina
spellingShingle O perfil do aluno na educação a distância: um estudo sobre a inclusão digital na Polícia Militar de Santa Catarina
Amorim, João Schorne de
Engenharia e gestão do conhecimento
Ensino a distancia
Santa Catarina
Inclusão digital
Policiais
title_short O perfil do aluno na educação a distância: um estudo sobre a inclusão digital na Polícia Militar de Santa Catarina
title_full O perfil do aluno na educação a distância: um estudo sobre a inclusão digital na Polícia Militar de Santa Catarina
title_fullStr O perfil do aluno na educação a distância: um estudo sobre a inclusão digital na Polícia Militar de Santa Catarina
title_full_unstemmed O perfil do aluno na educação a distância: um estudo sobre a inclusão digital na Polícia Militar de Santa Catarina
title_sort O perfil do aluno na educação a distância: um estudo sobre a inclusão digital na Polícia Militar de Santa Catarina
author Amorim, João Schorne de
author_facet Amorim, João Schorne de
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, João Schorne de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luz Filho, Silvio Serafim da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Alves, João Bosco da Mota
contributor_str_mv Luz Filho, Silvio Serafim da
Alves, João Bosco da Mota
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Ensino a distancia
Santa Catarina
Inclusão digital
Policiais
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Ensino a distancia
Santa Catarina
Inclusão digital
Policiais
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2012
publishDate 2012
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-26T00:36:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-06-26T00:36:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100994
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 312814
identifier_str_mv 312814
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 207 p.| il., grafs., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/100994/1/312814.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8f7b6c6f503ec70490674449f37088ca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805000294498304