A poética de Valêncio Xavier: anacronismo e deslocamento
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92190 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2009 |
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Universidade Federal de Santa CatarinaBorba, Maria SaleteAntelo, Raul2012-10-24T06:36:34Z2012-10-24T06:36:34Z20092009267267http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92190Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2009Este trabalho investiga a poética do artista Valêncio Xavier Niculicheff (1933-2008) e tem por objetivo concentrar-se nas relações entre imagens que são possíveis a partir de uma leitura que tem por base os conceitos de anacronismo e deslocamento. Apresentamos aspectos que sempre estiveram presentes na obra valenciana, mas que não foram abordados com veemência. Para tanto partimos de um corpus que inclui partes do material esparso de Valêncio Xavier que compreendem uma série de desenhos dos anos de 1958 e de 1960. Também faz parte de nossa leitura o livro Minha mãe morrendo e o menino mentido (2001) e o filme Pinturas rupestres do Paraná (1992). A partir desse corpus defende-se a tese de que a obra de Valêncio Xavier se dá por um pensamento por imagem resultado de uma leitura anacrônica. Nesse sentido, ao trazer à tona esse material sublinhamos que o deslocamento, esse gesto, esse conceito que usamos para aproximar imagens é o responsável por outra configuração não somente do corpus valenciano, mas, dos aspectos esquecidos que adquirem outra dimensão. Fazem parte do repertório teórico os pensadores da imagem que são Jean-Luc Nancy, Georges Didi-Huberman e Giorgio Agamben. Assim, essa leitura procura evidenciar uma rede tramada por um corpus/ corpo que se apresenta a partir do toque, dos contatos entre imagens.1 v.| il.porFlorianópolisLiteratura brasileiraArte e literaturaPoeticaLeituraPinturaA poética de Valêncio Xavier: anacronismo e deslocamentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL267267.pdfapplication/pdf8184598https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92190/1/267267.pdfea0af87db73c5f0cc1c8e5890ada1225MD51TEXT267267.pdf.txt267267.pdf.txtExtracted Texttext/plain473124https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92190/2/267267.pdf.txt9cc09accb0fcae9fdde3c2423a534bd2MD52THUMBNAIL267267.pdf.jpg267267.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92190/3/267267.pdf.jpg14a10af8ae324da16cbe97aa1bb8b33aMD53123456789/921902013-05-04 15:44:36.462oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92190Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T18:44:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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