Método de priorização de segmentos para o planejamento cicloviário: um estudo de caso da grande Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldeira, Victor Marques
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215723
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial, Florianópolis, 2019.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaCaldeira, Victor MarquesCoelho, Alexandre Hering2020-10-21T21:19:48Z2020-10-21T21:19:48Z2019368746https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215723Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial, Florianópolis, 2019.Considerando o atual contexto ambiental e de saturação viária das cidades em âmbito mundial, a bicicleta se torna um meio de transporte importante na redistribuição modal dos deslocamentos urbanos. Tendo isso em vista, este trabalho desenvolve um método de planejamento que se utiliza de processamento de dados por meio de sistemas de informação geográfica (SIG) e de dados gratuitos, possíveis de coleta sistemática, para desenvolver um índice de priorização de segmentos viários, visando à melhoria da oferta de infraestrutura vocacionada aos ciclistas. O índice é composto por quatro variáveis, definidas com base em referencial teórico da área e de critérios metodológicos: demanda alocada, demanda alvo, escolha sintática e declividade longitudinal. As variáveis recebem pesos por meio do método Analytic Hierarchy Process (AHP), gerando o valor de avaliação de cada alternativa, que é aplicado no modelo em células com 150 metros de lado, que representam o valor de prioridade dos segmentos por ela abrangidos, estruturados de 1 (o menor valor de prioridade) até 10 (maior valor de prioridade possível). A aplicação do método foi realizada na área conurbada dos municípios da Grande Florianópolis, a saber: Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu. As análises dos resultados apontaram para a convergência dos segmentos com mais alta prioridade e a oferta da infraestrutura já implantada na área de estudo, bem como para descontinuidades, ausências de infraestrutura em locais prioritários e alocação de eixos em vias com potencial inferior ao ciclismo em detrimento de corredores próximos com características mais propícias. Também foi realizada análise do atendimento a população residente com base nos segmentos de prioridade com a finalidade de identificar o impacto de cada faixa dos valores de prioridade dos segmentos.Abstract: Considering the current environmental context and the road saturation of the cities around the world, cycling becomes an important mean of transportation in the modal redistribution of urban commuting. In this view, this dissertation develops a planning method that uses geographic information systems (GIS) and free access data, with systematic collection, to develop a priority index of road segments, aimed at improving the provision of cyclistoriented infrastructure. The index is composed of four variables, defined based on the theoretical framework of the area and methodological criteria: allocated demand, target demand, syntactic choice and longitudinal slope. Thus, variables are weighted using the Analytic Hierarchy Process (AHP), generating the evaluation value of each alternative, which is applied to the model in cells with 150 meters side, representing the priority value of the segments it covers, structured from one (lowest priority value) to ten (highest priority value possible). The method was applied in the conurbated area of the cities of Grande Florianópolis, namely: Florianópolis, São José, Palhoça and Biguaçu. The analysis of the results pointed to the convergence of the highest priority segments and the offer of the infrastructure already implemented in the study area, as well as for discontinuities, lack of infrastructure in priority locations and axle allocation on roads with lower potential than cycling at the expense of nearby corridors with more favorable characteristics. It was also performed analysis of the attendance to the resident population based on the priority segments in order to identify the impact of each range of the priority values of the segments.93 p.| il., gráfs., tabs.porTransportesTransporte cicloviárioSistemas de informação geográficaInfraestrutura urbanaMétodo de priorização de segmentos para o planejamento cicloviário: um estudo de caso da grande Florianópolisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPTRA0058-D.pdfPTRA0058-D.pdfapplication/pdf7552214https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/215723/-1/PTRA0058-D.pdfa0babb2ca7682ec85f17f351b259efa9MD5-1123456789/2157232020-10-21 18:19:48.407oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215723Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:19:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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