Pedagogia Intuitiva da Escola Elementar de Pestalozzi: como se ensinava Aritmética?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marcus Aldenisson de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204970
Resumo: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2017000301005
id UFSC_452d8cdd595af6fc4bde9bc12d5cbd3f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204970
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Pedagogia Intuitiva da Escola Elementar de Pestalozzi: como se ensinava Aritmética?AritméticaPedagogia IntuitivaPestalozziDisponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2017000301005Este artigo tem por objetivo compreender o arranjo metodológico no ensino da Aritmética na escola elementar de Pestalozzi. Interessa saber como se ensinava Aritmética na escola elementar pestalozziana? Ao transformar alguns textos de Pestalozzi em documentos, notei que o educador suíço sistematizou uma teoria pedagógica que mudou o estatuto da tríade: aluno-saber-professor. Trata-se de uma pedagogia assentada na atividade do espírito humano manifestada pela intuição. Denominei-a de pedagogia intuitiva. Uma pedagogia que psicologizou o saber elementar, sob o pretexto de seguir a natureza humana através das intuições sensível e racional. Colados na forma mais simples, os saberes da Aritmética foram reduzidos, de algum modo, aos elementos palpáveis, visíveis e acessíveis a todos os sentidos.Boletim de Educação Matemática2020-03-27T20:05:54Z2020-03-27T20:05:54Z2017-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, M. A. . Pedagogia Intuitiva da Escola Elementar de Pestalozzi: como se ensinava Aritmética?. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA, v. 31, p. 1005-1031, 2017.1980-4415https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204970Oliveira, Marcus Aldenisson deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-27T20:05:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204970Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-27T20:05:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia Intuitiva da Escola Elementar de Pestalozzi: como se ensinava Aritmética?
title Pedagogia Intuitiva da Escola Elementar de Pestalozzi: como se ensinava Aritmética?
spellingShingle Pedagogia Intuitiva da Escola Elementar de Pestalozzi: como se ensinava Aritmética?
Oliveira, Marcus Aldenisson de
Aritmética
Pedagogia Intuitiva
Pestalozzi
title_short Pedagogia Intuitiva da Escola Elementar de Pestalozzi: como se ensinava Aritmética?
title_full Pedagogia Intuitiva da Escola Elementar de Pestalozzi: como se ensinava Aritmética?
title_fullStr Pedagogia Intuitiva da Escola Elementar de Pestalozzi: como se ensinava Aritmética?
title_full_unstemmed Pedagogia Intuitiva da Escola Elementar de Pestalozzi: como se ensinava Aritmética?
title_sort Pedagogia Intuitiva da Escola Elementar de Pestalozzi: como se ensinava Aritmética?
author Oliveira, Marcus Aldenisson de
author_facet Oliveira, Marcus Aldenisson de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Marcus Aldenisson de
dc.subject.por.fl_str_mv Aritmética
Pedagogia Intuitiva
Pestalozzi
topic Aritmética
Pedagogia Intuitiva
Pestalozzi
description Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2017000301005
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12
2020-03-27T20:05:54Z
2020-03-27T20:05:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, M. A. . Pedagogia Intuitiva da Escola Elementar de Pestalozzi: como se ensinava Aritmética?. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA, v. 31, p. 1005-1031, 2017.
1980-4415
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204970
identifier_str_mv OLIVEIRA, M. A. . Pedagogia Intuitiva da Escola Elementar de Pestalozzi: como se ensinava Aritmética?. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA, v. 31, p. 1005-1031, 2017.
1980-4415
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Boletim de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652287701155840