Pedagogia Intuitiva da Escola Elementar de Pestalozzi: como se ensinava Aritmética?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204970 |
Resumo: | Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2017000301005 |
id |
UFSC_452d8cdd595af6fc4bde9bc12d5cbd3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204970 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Pedagogia Intuitiva da Escola Elementar de Pestalozzi: como se ensinava Aritmética?AritméticaPedagogia IntuitivaPestalozziDisponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2017000301005Este artigo tem por objetivo compreender o arranjo metodológico no ensino da Aritmética na escola elementar de Pestalozzi. Interessa saber como se ensinava Aritmética na escola elementar pestalozziana? Ao transformar alguns textos de Pestalozzi em documentos, notei que o educador suíço sistematizou uma teoria pedagógica que mudou o estatuto da tríade: aluno-saber-professor. Trata-se de uma pedagogia assentada na atividade do espírito humano manifestada pela intuição. Denominei-a de pedagogia intuitiva. Uma pedagogia que psicologizou o saber elementar, sob o pretexto de seguir a natureza humana através das intuições sensível e racional. Colados na forma mais simples, os saberes da Aritmética foram reduzidos, de algum modo, aos elementos palpáveis, visíveis e acessíveis a todos os sentidos.Boletim de Educação Matemática2020-03-27T20:05:54Z2020-03-27T20:05:54Z2017-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, M. A. . Pedagogia Intuitiva da Escola Elementar de Pestalozzi: como se ensinava Aritmética?. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA, v. 31, p. 1005-1031, 2017.1980-4415https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204970Oliveira, Marcus Aldenisson deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-27T20:05:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204970Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-27T20:05:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia Intuitiva da Escola Elementar de Pestalozzi: como se ensinava Aritmética? |
title |
Pedagogia Intuitiva da Escola Elementar de Pestalozzi: como se ensinava Aritmética? |
spellingShingle |
Pedagogia Intuitiva da Escola Elementar de Pestalozzi: como se ensinava Aritmética? Oliveira, Marcus Aldenisson de Aritmética Pedagogia Intuitiva Pestalozzi |
title_short |
Pedagogia Intuitiva da Escola Elementar de Pestalozzi: como se ensinava Aritmética? |
title_full |
Pedagogia Intuitiva da Escola Elementar de Pestalozzi: como se ensinava Aritmética? |
title_fullStr |
Pedagogia Intuitiva da Escola Elementar de Pestalozzi: como se ensinava Aritmética? |
title_full_unstemmed |
Pedagogia Intuitiva da Escola Elementar de Pestalozzi: como se ensinava Aritmética? |
title_sort |
Pedagogia Intuitiva da Escola Elementar de Pestalozzi: como se ensinava Aritmética? |
author |
Oliveira, Marcus Aldenisson de |
author_facet |
Oliveira, Marcus Aldenisson de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Marcus Aldenisson de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aritmética Pedagogia Intuitiva Pestalozzi |
topic |
Aritmética Pedagogia Intuitiva Pestalozzi |
description |
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2017000301005 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12 2020-03-27T20:05:54Z 2020-03-27T20:05:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, M. A. . Pedagogia Intuitiva da Escola Elementar de Pestalozzi: como se ensinava Aritmética?. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA, v. 31, p. 1005-1031, 2017. 1980-4415 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204970 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, M. A. . Pedagogia Intuitiva da Escola Elementar de Pestalozzi: como se ensinava Aritmética?. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA, v. 31, p. 1005-1031, 2017. 1980-4415 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204970 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Boletim de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Boletim de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652287701155840 |