Estratégias didático-pedagógicas no ensino do discente nativo digital graduando de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araldi, Thyara Becker
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205072
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2018.
id UFSC_47f238674989835fa13ac060cda911ee
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/205072
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaAraldi, Thyara BeckerBackes, Vania Marli SchubertLino, Mônica Motta2020-03-31T13:26:41Z2020-03-31T13:26:41Z2018360260https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205072Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2018.Devido aos avanços tecnológicos incorporados em diversos espaços e contextos, a educação mundial vem passando por constantes transformações fazendo com que os docentes da atualidade, enfrentem grandes desafios no processo de ensino-aprendizagem. Acompanhado deste novo cenário pedagógico, surge também um novo perfil de discente, denominado por alguns pesquisadores de nativos digitais. Esta nova geração está atualmente ingressando nas universidades e possui diversas características, que por conta da fluência digital, os diferenciam das gerações anteriores, refletindo diretamente na forma como eles aprendem. No entanto, cumpre destacar, que existe uma lacuna no que se refere a estudos que tratem sobre estratégias pedagógicas, para discentes graduandos de enfermagem, da geração nativa digital no Brasil. Sendo assim, este estudo teve por objetivo geral compreender quais estratégias didático-pedagógicas adotadas em um Curso de Graduação em Enfermagem, são consideradas atrativas na perspectiva do discente nativo digital para mediar o seu aprendizado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória e descritiva, a coleta de dados teve como base o processo de triangulação de dados e se deu por meio de análise documental, questionários autoaplicáveis, e entrevistas semi-estruturadas, realizadas no período de 15 de maio à 16 de julho de 2018. Os dados coletados foram interpretados, por meio do método de análise de conteúdo de Bardin e os resultados desta pesquisa foram organizados na forma de dois manuscritos: Perfil do discente nativo digital graduando de enfermagem de uma instituição de ensino superior ao sul do Brasil, que identifica o perfil e as principais características dos graduandos de enfermagem nativos digitais, seus estilos de aprendizagens e os recursos tecnológicos e tecnologias digitais da informação e comunicação, adotados por esta geração na hora dos estudos; e Estratégias didático pedagógicas atrativas para a geração nativa digital graduanda em enfermagem que compreende os tipos de estratégias didático-pedagógicas atrativas e menos atrativas aos discentes da geração nativa digital e ajuda a elucidar quais estratégias didático-pedagógicas, vem sendo utilizadas pelos docentes que atuam na IES em estudo. Os resultados da pesquisa demonstraram que as estratégias didático-pedagógicas atrativas aos discentes nativos digitais são as interativas e dialógicas mediadas pelo docente com o uso criativo de recursos tecnológicos. Ao reconhecer as preferências desta geração, espera-se que este estudo desperte no docente, um interesse pela mudança e pela busca constante por uma educação mais emancipadora, significativa, interativa e participativa.Abstract : Due to the technological advances incorporated in several spaces and contexts, the global education has been going through constant transformations, making today's teachers face great challenges in the teaching-learning process. Accompanied by this new pedagogical scenario, there is also a new student profile, called by some researchers of digital natives. This new generation is currently entering the universities and they have several characteristics, which because of digital fluency, differentiate them from previous generations, reflecting directly in the way they learn. However, worth highlighting that there is a gap regarding studies that deal with pedagogical strategies for undergraduate students of nursing, of the native digital generation in Brazil. Therefore, this study had the general objective to understand which didactic-pedagogical strategies adopted in an Undergraduate Nursing Course are considered attractive in the perspective of the native digital student to mediate their learning. It is a qualitative research of the exploratory and descriptive type, the data collection was based on the process of data triangulation and it was performed through documentary analysis, self-administered questionnaires, and semi-structured interviews, held between May 15 to July 16, 2018. The data collected were interpreted, using the Bardin content analysis method and the results of this research were organized in the form of two manuscripts: Profile of the native digital student, undergraduate in nursing from a college in southern Brazil, which identifies the profile and the main characteristics of the digital native nursing undergraduate students, their learning styles and the technological resources and digital technologies of information and communication, adopted by this generation at the time of the studies; and Strategies didactic-pedagogical attractive for the digital native generation undergraduate in nursing which understands the types of didactic-pedagogical strategies that are attractive and less attractive to students of the native digital generation and helps to elucidate what didactic-pedagogical strategies have been used by the teachers who work in the college under study. The results of the research demonstrated that the didactic-pedagogical strategies attractive to the native digital students are interactive and dialogic mediated by the teacher with the creative use of technological resources. In recognizing the preferences of this generation, it is expected that this study will awaken in the teacher an interest in change and a constant search for a more emancipatory, meaningful, interactive and participative education.199 p.| il., gráfs.porEnfermagemEstudantes de enfermagemAprendizagemEducação em EnfermagemEstratégias didático-pedagógicas no ensino do discente nativo digital graduando de enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPNFR1079-D.pdfPNFR1079-D.pdfapplication/pdf2966945https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/205072/-1/PNFR1079-D.pdfba5213b4284059a1c1a65bc00d85528fMD5-1123456789/2050722020-03-31 10:26:41.604oai:repositorio.ufsc.br:123456789/205072Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T13:26:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias didático-pedagógicas no ensino do discente nativo digital graduando de enfermagem
title Estratégias didático-pedagógicas no ensino do discente nativo digital graduando de enfermagem
spellingShingle Estratégias didático-pedagógicas no ensino do discente nativo digital graduando de enfermagem
Araldi, Thyara Becker
Enfermagem
Estudantes de enfermagem
Aprendizagem
Educação em Enfermagem
title_short Estratégias didático-pedagógicas no ensino do discente nativo digital graduando de enfermagem
title_full Estratégias didático-pedagógicas no ensino do discente nativo digital graduando de enfermagem
title_fullStr Estratégias didático-pedagógicas no ensino do discente nativo digital graduando de enfermagem
title_full_unstemmed Estratégias didático-pedagógicas no ensino do discente nativo digital graduando de enfermagem
title_sort Estratégias didático-pedagógicas no ensino do discente nativo digital graduando de enfermagem
author Araldi, Thyara Becker
author_facet Araldi, Thyara Becker
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Araldi, Thyara Becker
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Backes, Vania Marli Schubert
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Lino, Mônica Motta
contributor_str_mv Backes, Vania Marli Schubert
Lino, Mônica Motta
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Enfermagem
Estudantes de enfermagem
Aprendizagem
Educação em Enfermagem
topic Enfermagem
Estudantes de enfermagem
Aprendizagem
Educação em Enfermagem
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2018.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-31T13:26:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-31T13:26:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205072
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 360260
identifier_str_mv 360260
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 199 p.| il., gráfs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/205072/-1/PNFR1079-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ba5213b4284059a1c1a65bc00d85528f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805135365767168