Em busca de um modelo psico-educativo para a avaliação de softwares educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Cristiano Mauro Assis
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79700
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_48db645ed14da2c8aa19ad8308ed25a6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79700
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaGomes, Cristiano Mauro AssisFialho, Francisco Antonio Pereira2012-10-18T06:41:54Z2012-10-18T06:41:54Z20012001186410http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79700Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Introdução. Uma das questões que merece grande destaque em nosso cenário contemporâneo é a questão da aprendizagem por meio das Novas Tecnologias. Afinal, o que é aprender? Por quê aprendemos e como aprendemos? E como podemos aprender utilizando a Internet, ambientes virtuais, a inteligência artificial, etc? Neste sentido, este trabalho estabeleceu critérios que venham a servir de guia para uma análise do modo como os Softwares Educacionais enfocam e mobilizam o processo de aprendizagem do seu usuário (o aluno). Objetivo. Buscar definir um Modelo Psico-Educativo que norteie referenciais conceituais e estabeleça critérios para a análise operacional dos Softwares Educacionais e sua forma de intervenção junto ao processo de aprendizagem. Método. Foram determinados os seguintes passos: 1. A fundamentação do Modelo Psico-Educativo, através da Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural e da Experiência de Aprendizagem Mediada, de Reuven Feuerstein, e sua aplicabilidade junto aos Softwares Educacionais. 2. A concepção de Instrumentos de Análise, visando a operacionalização da avaliação dos Softwares Educativos, junto às suas formas de intervenção frente ao processo de aprendizagem. 3. A proposição de uma classificação geral para os Softwares Educacionais, tendo em vista sua postura frente ao processo de aprendizagem e intervenção cognitiva junto ao educando. Conclusão. A existência de teorias construtivistas, que englobam o processo cognitivo, sustenta novas possibilidades de confecção e análise do papel dos Softwares Educacionais junto ao processo de aprendizagem. Além dos avanços teóricos, avanços tecnológicos, tais como a Inteligência Artificial, vêm possibilitando a emergência de um novo paradigma a respeito da função dos Softwares e sua aplicabilidade junto à Educação. Introduction. One of the questions that merely great emphasis in our contemporary scenario is the learning question through the New Technologies. Finally, what's meaning the word learn? Why do we learning and how we learning? And how we can learn using the Internet, virtual environments, artificial Intelligence, etc? In this sense, this work aim focus the teaching and learning process and the Educational Software, building criterions that could serve of guide to a cognitive analysis of the learning process involving by the Educational Software programming. Objective. To define a Psycho-Educative Model that create both elemental concepts and criterions to a operational analysis of the Educational Softwares and your intervention shapes relative the learning process. Method. The steps was determined in this way: 1. The creation of Psycho-Educative Model, through Feuerstein's Structural Cognitive Modifiability Theory and Mediated Learning Experience, and your applicability to Educational Softwares. 2. The conception of the Analyze Tools, to aim the Educational Softwares evaluation, relative them intervention shapes about the learning process. 3. The proposition of a general classification to Educational Softwares. Conclusion. The existence of construtivistic theories, that embrace the cognitive process, support new possibilities of confection and the analysis of the Educational Softwares role relative the learning process. Behind the theoretical advances, technological advances, like Artificial Intelligence, go to the possibility to the emergency of the new paradigm in respect of the Softwares role and them applicability about Education.XIII, 138 f.| il., tabs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoSoftwares educacionaisNovas tecnologiasTecnologia educacionalInteligencia artificialAprendizagemEm busca de um modelo psico-educativo para a avaliação de softwares educacionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL186410.pdfapplication/pdf7705354https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/79700/1/186410.pdfd1b9c4c1d1579f557e60fd29c6f7be94MD51123456789/797002014-09-25 17:13:38.891oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79700Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T20:13:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Em busca de um modelo psico-educativo para a avaliação de softwares educacionais
title Em busca de um modelo psico-educativo para a avaliação de softwares educacionais
spellingShingle Em busca de um modelo psico-educativo para a avaliação de softwares educacionais
Gomes, Cristiano Mauro Assis
Engenharia de produção
Softwares educacionais
Novas tecnologias
Tecnologia educacional
Inteligencia artificial
Aprendizagem
title_short Em busca de um modelo psico-educativo para a avaliação de softwares educacionais
title_full Em busca de um modelo psico-educativo para a avaliação de softwares educacionais
title_fullStr Em busca de um modelo psico-educativo para a avaliação de softwares educacionais
title_full_unstemmed Em busca de um modelo psico-educativo para a avaliação de softwares educacionais
title_sort Em busca de um modelo psico-educativo para a avaliação de softwares educacionais
author Gomes, Cristiano Mauro Assis
author_facet Gomes, Cristiano Mauro Assis
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Cristiano Mauro Assis
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fialho, Francisco Antonio Pereira
contributor_str_mv Fialho, Francisco Antonio Pereira
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de produção
Softwares educacionais
Novas tecnologias
Tecnologia educacional
Inteligencia artificial
Aprendizagem
topic Engenharia de produção
Softwares educacionais
Novas tecnologias
Tecnologia educacional
Inteligencia artificial
Aprendizagem
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2001
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-18T06:41:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-18T06:41:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79700
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 186410
identifier_str_mv 186410
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv XIII, 138 f.| il., tabs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/79700/1/186410.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d1b9c4c1d1579f557e60fd29c6f7be94
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805273653018624