Análise da relação entre a adesão ao novo mercado e o valor de mercado das ações no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Pedro Olímpio Pimentel e
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/127139
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
id UFSC_55ca69206a04953434f796ace3d32efe
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/127139
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa Catarina.Silva, Pedro Olímpio Pimentel eFey, Vladimir Arthur2014-12-03T15:58:03Z2014-12-03T15:58:03Z2010https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/127139TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências ContábeisO objetivo deste trabalho é analisar se a efetiva adesão ao Novo Mercado tem impacto positivo no valor das ações de cada empresa. Para alcançar o objetivo será utilizado um indicador para comparar o efeito na variação das ações. Desta forma, será possível comparar o comportamento dos preços das ações frente à adesão da empresa ao Novo Mercado (NM) e analisar os resultados com base no contexto histórico do valor das ações. A partir das afirmações anteriores, no intuito de esclarecer se a efetiva adesão ao Novo Mercado tem garantido a elevação dos preços das ações no curto prazo, foram selecionadas todas as oito (8) empresas que estavam inscritas na BOVESPA antes de aderir ao NM até 31/12/2009. Para fins estatísticos foram identificadas três (3) hipóteses para a aplicação em cada uma das empresas estudadas: H1 - a empresa não atuava no NM e ao aderir ao NM aumentou significativamente o valor das ações; H2 - a empresa não atuava no NM e ao aderir ao NM não aumentou significativamente o valor das ações; H3 - a empresa negociou ações somente após a adesão ao NM. A partir dos resultados foi montada uma matriz que, juntamente com os gráficos, auxilia a perceber que não há influência da adesão ao NM nos preços das ações no curto prazo. Porém, pode-se inferir que empresas participantes do Novo Mercado, possuem, de acordo com este trabalho, em 75 % dos casos, tendências altistas de longo prazo e valor de mercado superior a 2 vezes seu valor patrimonial. Enfim, consegue-se verificar que a adesão ao NM pode ser levado em conta para a tomada de decisão de compra/venda de ações, sem deixar de lado outras análises, visando ao retorno dos investimentos no longo prazo.f.112 f.FlorianópolisGovernança corporativaValor de mercadoNovo MercadoAnálise da relação entre a adesão ao novo mercado e o valor de mercado das ações no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALContabeis294110.pdfContabeis294110.pdfapplication/pdf1952755https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/127139/1/Contabeis294110.pdf801ef81e53a843da3ba797965ec0b184MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/127139/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52123456789/1271392014-12-03 13:58:03.988oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-12-03T15:58:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da relação entre a adesão ao novo mercado e o valor de mercado das ações no Brasil
title Análise da relação entre a adesão ao novo mercado e o valor de mercado das ações no Brasil
spellingShingle Análise da relação entre a adesão ao novo mercado e o valor de mercado das ações no Brasil
Silva, Pedro Olímpio Pimentel e
Governança corporativa
Valor de mercado
Novo Mercado
title_short Análise da relação entre a adesão ao novo mercado e o valor de mercado das ações no Brasil
title_full Análise da relação entre a adesão ao novo mercado e o valor de mercado das ações no Brasil
title_fullStr Análise da relação entre a adesão ao novo mercado e o valor de mercado das ações no Brasil
title_full_unstemmed Análise da relação entre a adesão ao novo mercado e o valor de mercado das ações no Brasil
title_sort Análise da relação entre a adesão ao novo mercado e o valor de mercado das ações no Brasil
author Silva, Pedro Olímpio Pimentel e
author_facet Silva, Pedro Olímpio Pimentel e
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Pedro Olímpio Pimentel e
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fey, Vladimir Arthur
contributor_str_mv Fey, Vladimir Arthur
dc.subject.por.fl_str_mv Governança corporativa
Valor de mercado
Novo Mercado
topic Governança corporativa
Valor de mercado
Novo Mercado
description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-03T15:58:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-12-03T15:58:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/127139
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/127139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv f.
112 f.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/127139/1/Contabeis294110.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/127139/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 801ef81e53a843da3ba797965ec0b184
11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805293438599168