Análise da relação entre a adesão ao novo mercado e o valor de mercado das ações no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/127139 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
id |
UFSC_55ca69206a04953434f796ace3d32efe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/127139 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa Catarina.Silva, Pedro Olímpio Pimentel eFey, Vladimir Arthur2014-12-03T15:58:03Z2014-12-03T15:58:03Z2010https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/127139TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências ContábeisO objetivo deste trabalho é analisar se a efetiva adesão ao Novo Mercado tem impacto positivo no valor das ações de cada empresa. Para alcançar o objetivo será utilizado um indicador para comparar o efeito na variação das ações. Desta forma, será possível comparar o comportamento dos preços das ações frente à adesão da empresa ao Novo Mercado (NM) e analisar os resultados com base no contexto histórico do valor das ações. A partir das afirmações anteriores, no intuito de esclarecer se a efetiva adesão ao Novo Mercado tem garantido a elevação dos preços das ações no curto prazo, foram selecionadas todas as oito (8) empresas que estavam inscritas na BOVESPA antes de aderir ao NM até 31/12/2009. Para fins estatísticos foram identificadas três (3) hipóteses para a aplicação em cada uma das empresas estudadas: H1 - a empresa não atuava no NM e ao aderir ao NM aumentou significativamente o valor das ações; H2 - a empresa não atuava no NM e ao aderir ao NM não aumentou significativamente o valor das ações; H3 - a empresa negociou ações somente após a adesão ao NM. A partir dos resultados foi montada uma matriz que, juntamente com os gráficos, auxilia a perceber que não há influência da adesão ao NM nos preços das ações no curto prazo. Porém, pode-se inferir que empresas participantes do Novo Mercado, possuem, de acordo com este trabalho, em 75 % dos casos, tendências altistas de longo prazo e valor de mercado superior a 2 vezes seu valor patrimonial. Enfim, consegue-se verificar que a adesão ao NM pode ser levado em conta para a tomada de decisão de compra/venda de ações, sem deixar de lado outras análises, visando ao retorno dos investimentos no longo prazo.f.112 f.FlorianópolisGovernança corporativaValor de mercadoNovo MercadoAnálise da relação entre a adesão ao novo mercado e o valor de mercado das ações no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALContabeis294110.pdfContabeis294110.pdfapplication/pdf1952755https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/127139/1/Contabeis294110.pdf801ef81e53a843da3ba797965ec0b184MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/127139/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52123456789/1271392014-12-03 13:58:03.988oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-12-03T15:58:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise da relação entre a adesão ao novo mercado e o valor de mercado das ações no Brasil |
title |
Análise da relação entre a adesão ao novo mercado e o valor de mercado das ações no Brasil |
spellingShingle |
Análise da relação entre a adesão ao novo mercado e o valor de mercado das ações no Brasil Silva, Pedro Olímpio Pimentel e Governança corporativa Valor de mercado Novo Mercado |
title_short |
Análise da relação entre a adesão ao novo mercado e o valor de mercado das ações no Brasil |
title_full |
Análise da relação entre a adesão ao novo mercado e o valor de mercado das ações no Brasil |
title_fullStr |
Análise da relação entre a adesão ao novo mercado e o valor de mercado das ações no Brasil |
title_full_unstemmed |
Análise da relação entre a adesão ao novo mercado e o valor de mercado das ações no Brasil |
title_sort |
Análise da relação entre a adesão ao novo mercado e o valor de mercado das ações no Brasil |
author |
Silva, Pedro Olímpio Pimentel e |
author_facet |
Silva, Pedro Olímpio Pimentel e |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Pedro Olímpio Pimentel e |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fey, Vladimir Arthur |
contributor_str_mv |
Fey, Vladimir Arthur |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Governança corporativa Valor de mercado Novo Mercado |
topic |
Governança corporativa Valor de mercado Novo Mercado |
description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-03T15:58:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-12-03T15:58:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/127139 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/127139 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
f. 112 f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/127139/1/Contabeis294110.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/127139/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
801ef81e53a843da3ba797965ec0b184 11ee89cd31d893362820eab7c4d46734 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805293438599168 |