Modelo multicritério aplicado na estruturação de um sistema de indicadores educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Keles Gonçalves de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211253
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação, Florianópolis, 2018.
id UFSC_593bed06af433f334afa7e7e4958db6b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/211253
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaLima, Keles Gonçalves deTezza, Rafael2020-08-20T04:41:34Z2020-08-20T04:41:34Z2018362214https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211253Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação, Florianópolis, 2018.O monitoramento educacional é um processo de acompanhamento sistemático, que tem nos indicadores os elementos-chave no auxílio de ações para melhoria da qualidade do ensino. A prática da escolha de indicadores está relacionada com a tomada de decisão quanto ao que se quer conhecer da realidade tratando de acompanhá-la, controlá-la e intervir quando necessário. Atualmente no âmbito da Educação Básica no Brasil se observa o reducionismo com relação aos instrumentos de gestão para monitorar indicadores considerando as particularidades de cada contexto. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo estruturar um modelo por meio de uma abordagem construtivista que subsidie ao monitoramento analítico servindo como instrumento de gestão nos processos decisórios de aperfeiçoamento de um Sistema de Indicadores. O estudo se deu em uma das escolas que pertence à Rede Marista de Solidariedade, cujo Sistema de Monitoramento de Indicadores (SMI) foi implantado em 2015 e tem uma complexidade na sua estrutura teórica, por reunir variáveis de condição de qualidade, investimento da educação e aprendizagem. Para atingir o objetivo, foi desenvolvido um modelo de aperfeiçoamento deste sistema a partir das percepções dos gestores e colaboradores. Optou-se para o alcance dos resultados da pesquisa pela Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C). A pesquisa possibilitou identificar, sistematizar e mensurar as duas áreas de preocupação, Suporte e Processos, na perspectiva de levantar elementos fundamentais para a tomada de decisão. Ajudou-se, então, a compreender melhor a lógica do sistema estudado, visualizando os principais aspectos que dizem respeito a sua estrutura teórica e, consequentemente, se construiu um ferramental para apoiar os gestores a monitorar analiticamente os processos decisórios e ações de aperfeiçoamento para as áreas identificadas.Abstract : Education monitoring is a process of systematic tracking, which contain indicators that are key elements for actions to improve the quality of teaching. The choice of indicators is related to how well one decides to know the context, choosing to track it, control it and intervene when necessary. The current landscape of Brazil?s K-12 Education shows a reduction in the number of management instruments used for tracking indicators with attention to the specificities of each context. Furthermore, this paper aims at creating a set of indicators to identify criteria for supporting analytics that serve as an instrument for managing decisions to improve actions and educational projects through a constructivist approach. This study took place in one of the schools of the Marista de Solidariedade network. The initial challenge was the need for improving the System for Tracking Indicators Implemented in 2015, this system has a complex theoretical framework that gathers variables of conditions for quality and investments in education and learning. In order to reach the proposed goal, a model for system improvement was developed according to administrators and collaborators? perceptions. This research used the Multicriteria of Support for Constructivist Decision as the method for data analysis. This research made it possible to identify, systematize and measure two areas of considerations, Support and Processes, with the perspective of identifying essential elements for decision making. This paper also helps better understand the logic of the system and visualize the main aspects of the theoretical framework. Lastly, a tool was created to help administrators track the analytics of the decision processes and areas of improvement in the identified areas.199 p.| il., gráfs., tabs.porCiênciaEducação básicaProcesso decisório por critério múltiploModelo multicritério aplicado na estruturação de um sistema de indicadores educacionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPMGA0042-D.pdfPMGA0042-D.pdfapplication/pdf3158188https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/211253/-1/PMGA0042-D.pdf12037f13bcda8d2bf845feb88f0d60c6MD5-1123456789/2112532020-08-20 01:41:34.656oai:repositorio.ufsc.br:123456789/211253Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-20T04:41:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo multicritério aplicado na estruturação de um sistema de indicadores educacionais
title Modelo multicritério aplicado na estruturação de um sistema de indicadores educacionais
spellingShingle Modelo multicritério aplicado na estruturação de um sistema de indicadores educacionais
Lima, Keles Gonçalves de
Ciência
Educação básica
Processo decisório por critério múltiplo
title_short Modelo multicritério aplicado na estruturação de um sistema de indicadores educacionais
title_full Modelo multicritério aplicado na estruturação de um sistema de indicadores educacionais
title_fullStr Modelo multicritério aplicado na estruturação de um sistema de indicadores educacionais
title_full_unstemmed Modelo multicritério aplicado na estruturação de um sistema de indicadores educacionais
title_sort Modelo multicritério aplicado na estruturação de um sistema de indicadores educacionais
author Lima, Keles Gonçalves de
author_facet Lima, Keles Gonçalves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Keles Gonçalves de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tezza, Rafael
contributor_str_mv Tezza, Rafael
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Ciência
Educação básica
Processo decisório por critério múltiplo
topic Ciência
Educação básica
Processo decisório por critério múltiplo
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação, Florianópolis, 2018.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-20T04:41:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-20T04:41:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211253
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 362214
identifier_str_mv 362214
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 199 p.| il., gráfs., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/211253/-1/PMGA0042-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 12037f13bcda8d2bf845feb88f0d60c6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804989470048256