The architecture of beliefs:: teachers and learners' belief systems about L2 pronunciation teaching and learning in EFL classes in a brazilian context

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Bruno Coriolano de Almeida
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236178
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2022.
id UFSC_593d4dae3fe6c7767dd6f1b591a2e6cb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/236178
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaCosta, Bruno Coriolano de AlmeidaSilveira, Rosane2022-07-08T23:17:57Z2022-07-08T23:17:57Z2022377151https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236178Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2022.O objetivo desta pesquisa é investigar as crenças de professores e alunos sobre o ensino e aprendizagem da pronúncia L2 em aulas virtuais em um contexto brasileiro. Três professores brasileiros da EFL e dezessete alunos da EFL foram voluntários nesta pesquisa. Este estudo é uma pesquisa qualitativa-interpretativa (BARCELOS, 2007; VIEIRA-ABRAHÃO, 2006) que mescla tanto a Abordagem Metacognitiva e a Abordagem Contextual (BARCELOS, 2007) quanto um estudo em sala de aula. Para a coleta de dados dos participantes, foram utilizadas entrevistas estruturadas, entrevistas recordatórias estimuladas, observação online de classes e um questionário como instrumentos de coleta de dados. As principais conclusões desta pesquisa são que os professores de inglês têm crenças sobre o que o ensino e a aprendizagem da pronúncia em L2 são, os principais fatores que podem ser um desafio no ensino da pronúncia, o modelo ideal para o ensino da pronúncia em L2, o papel do professor no ensino de pronúncia e crenças sobre o falante nativo de inglês como um professor de pronúncia, bem como sobre como as crenças dos alunos de inglês podem influenciar a tomada de decisão dos professores no ensino de pronúncia, e crenças sobre objetivos realísticos no ensino de pronúncia e as diferenças sobre aulas virtuais e tradicionais. Também foi revelado que as crenças dos professores influenciam sua própria atitude sobre o ensino da pronúncia L2. Por fim, verificou-se que os alunos têm crenças sobre a importância da fonética e aspectos fonológicos da língua inglesa, o modelo de pronúncia a ser seguido na aprendizagem da pronúncia, o papel do aluno da EFL na aprendizagem da pronúncia, as dificuldades na aprendizagem da pronúncia, e crenças sobre suas próprias pronúncias e a importância de estudar a pronúncia da língua inglesa.Abstract: The aim of this research is to investigate teachers? and students? beliefs about L2 pronunciation teaching and learning in virtual classes in a Brazilian context. Three Brazilian EFL teachers and seventeen EFL learners were volunteers in this research study. This study is qualitative-interpretive research (BARCELOS, 2007; VIEIRA-ABRAHÃO, 2006) that mixes both the Metacognitive Approach and the Contextual Approach (BARCELOS, 2007) and a classroom-based study as well. In order to collect data from the participants, structured interviews, stimulated recall interviews, online class observation, and a questionnaire were employed as instruments of data-collection. The main findings of this research are that EFL teachers have beliefs about what L2 pronunciation teaching and learning are, the main factors that can be a challenge in L2 pronunciation teaching, the ideal model for L2 pronunciation teaching, the role of the teacher in pronunciation teaching and beliefs concerning the native speaker of English as a L2 pronunciation teacher, as well as about how EFL learners? beliefs about L2 pronunciation can influence teachers? decision-making in pronunciation teaching, and beliefs about realistic goals in L2 pronunciation teaching and the differences about virtual and traditional EFL classes. It was also found that teachers? beliefs influence their own attitude about L2 pronunciation teaching. Finally, it was found that students hold beliefs about the importance of the phonetic and phonological aspects of the English language, about the L2 pronunciation model towards pronunciation, the EFL student?s role in pronunciation learning, the difficulties in pronunciation learning, and beliefs about their own pronunciation and the importance of studying L2 pronunciation.312 p.| il.engLíngua inglesaProfessores de inglêsAquisição da segunda línguaThe architecture of beliefs:: teachers and learners' belief systems about L2 pronunciation teaching and learning in EFL classes in a brazilian contextinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPPGI0214-T.pdfPPGI0214-T.pdfapplication/pdf2660380https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/236178/-1/PPGI0214-T.pdfd5c6aadef09011fcdad6eee00cce3440MD5-1123456789/2361782022-07-08 20:17:57.527oai:repositorio.ufsc.br:123456789/236178Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-07-08T23:17:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv The architecture of beliefs:: teachers and learners' belief systems about L2 pronunciation teaching and learning in EFL classes in a brazilian context
title The architecture of beliefs:: teachers and learners' belief systems about L2 pronunciation teaching and learning in EFL classes in a brazilian context
spellingShingle The architecture of beliefs:: teachers and learners' belief systems about L2 pronunciation teaching and learning in EFL classes in a brazilian context
Costa, Bruno Coriolano de Almeida
Língua inglesa
Professores de inglês
Aquisição da segunda língua
title_short The architecture of beliefs:: teachers and learners' belief systems about L2 pronunciation teaching and learning in EFL classes in a brazilian context
title_full The architecture of beliefs:: teachers and learners' belief systems about L2 pronunciation teaching and learning in EFL classes in a brazilian context
title_fullStr The architecture of beliefs:: teachers and learners' belief systems about L2 pronunciation teaching and learning in EFL classes in a brazilian context
title_full_unstemmed The architecture of beliefs:: teachers and learners' belief systems about L2 pronunciation teaching and learning in EFL classes in a brazilian context
title_sort The architecture of beliefs:: teachers and learners' belief systems about L2 pronunciation teaching and learning in EFL classes in a brazilian context
author Costa, Bruno Coriolano de Almeida
author_facet Costa, Bruno Coriolano de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Bruno Coriolano de Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Rosane
contributor_str_mv Silveira, Rosane
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Língua inglesa
Professores de inglês
Aquisição da segunda língua
topic Língua inglesa
Professores de inglês
Aquisição da segunda língua
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2022.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-08T23:17:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-08T23:17:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236178
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 377151
identifier_str_mv 377151
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236178
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 312 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/236178/-1/PPGI0214-T.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d5c6aadef09011fcdad6eee00cce3440
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805342388224000