Alfabetização sob o olhar dos alfabetizadores: um estudo sobre essencialidades, valorações, fundamentos e ações no ensino da escrita na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Fernanda Cargnin
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95945
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2011
id UFSC_5985d1753075a7aceaf8ad17b897f177
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95945
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaGonçalves, Fernanda CargninCerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth2012-10-26T07:22:54Z2012-10-26T07:22:54Z20112011295641http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95945Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2011Este estudo tematiza concepções de professores alfabetizadores de escolas públicas do município de Florianópolis sobre a alfabetização, no que concerne aos domínios ontológico, axiológico, metodológico e teórico-epistemológico. Em vista disso, delineou-se a pesquisa a partir da seguinte questão-problema: que concepções o professor do Bloco Inicial de Alfabetização da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis nutre/tem construído sobre a alfabetização sob o ponto de vista dos domínios ontológico, axiológico, teórico-espistemológico e metodológico? Trata-se de um estudo de caso com abordagem exploratória porque envolve pesquisa bibliográfica, entrevistas e análise de exemplos. Os dados foram gerados por meio da aplicação de questionários cujas respostas foram submetidas a uma análise quantitativa. Foram entregues 119 questionários para os professores de 33 escolas da Rede de ensino e houve uma devolutiva de 84 questionários, alcançando-se um percentual de 70% de participantes da pesquisa. Realizaram-se, também, entrevistas com enfoque qualitativo com oito alfabetizadores da mesma Rede de Ensino. Para dar conta de responder à questão-problema, tomaram-se como base para o aporte teórico, no domínio ontológico, teorizações de Soares (2004b [2001]) e Ferreiro (2003); no domínio axiológico, estudos de Graff (1994), Street e Lefstein (2007) e Britto (2004); nos domínios teórico-epistemológico e metodológico, obras de Mortatti (2000), Frade (1997), Scliar-Cabral (2003a; 2003b), Ferreiro e Teberorosky (1985), Vigotski (2008 [1984]) e Bakhtin (2003 [1929]) para tratar das metodologias de ensino; quanto às teorizações de letramento, a base foram postulados de Kleiman (1995), Britto (2003; 2005), Street (1984;2003) e Barton (1994). No domínio metodológico, quando singularizado, o enfoque se deu a partir de obras de Vigotski (2008), Madalena Freire (1996; 1997), Halté (2008) e Petijean (2008), entre outros estudiosos das áreas da educação e da linguagem. Quanto aos resultados, no domínio ontológico boa parte dos professores define alfabetização como ensino do código alfabético e dos usos sociais da escrita, mas muitos deles ainda não alimentam essa concepção. No domínio axiológico prevalecem as valorações da alfabetização relacionadas à cidadania e à inserção na cultura da escrita. O domínio teórico-epistemológico, por sua vez, abrange concepções filiadas principalmente às teorias de Ferreiro e Vigotski e ao mix teórico, concepções construídas principalmente a partir de formações continuadas e leituras de livros didáticos. No domínio metodológico, por fim, o construtivismo destaca-se como método assim como os métodos mistos; os métodos sintéticos, contudo, ainda estão bastante presentes nas concepções desses professores. O papel do professor, os estágios descritos por Emilia Ferreiro, a avaliação contínua, livros didáticos e materiais elaborados pelo professor também têm destaque nesse domínio. Os três documentos oficiais focalizados no estudo # Parâmetros Curriculares Nacionais, Pró-Letramento e Proposta Curricular da Rede de Ensino #, por sua vez, constroem-se a partir da orientação de que a alfabetização envolve o ensino dos usos sociais da escrita e do código alfabético.This study is about conceptions of literacy teachers on literacy, in public schools of Florianópolis, with respect to ontological, axiological, methodological and theoretical-epistemological domains. In view of this, the research was delineated from the following problem issues: What conceptions the literacy teacher of the Initial Literacy of the Municipal Network School of Florianópolis maintains/has built on literacy from the point of view of the ontological, axiological, theoretical- epistemological and methodological domains? This is a case study with an exploratory approach because it involves literature search, interviews and examples analysis. The data were generated through the use of questionnaires whose answers were subjected to a quantitative analysis. 119 questionnaires were delivered to teachers in 33 schools in the education network and there was a feedback of 84 questionnaires, arriving at a rate of 70% of the research participants. There were also qualitative approach by interviews with eight of the same literacy Education Network. A theoretical basis was used to make possible answering the problem issue: about the ontological domain, theories of Soares (2004b[2001]) and Ferreiro (2003) were used, about the axiological were used studies of Graff (1994), Street Lefstein (2007) and Britto (2004); about the theoretical-epistemological and methodological were used Mortatti (2000), Frade (1997), Scliar-Cabral (2003a, 2003b), Ferreiro and Teberorosky (1985), Vigotski (2008 [1984]) and Bakhtin (2003[1929]) to approach the teaching methodologies, about the theories of literacy, the basis were postulates from Kleiman (1995), Britto (2003, 2005), Street (1984, 2003) and Barton (1994). In the methodological domain, when it was singled, the focus was made from the works of Vigotski (2008 [1984]), Madalena Freire (1996, 1997), Halté (2008) and Petijean (2008), among other studies in the education and language areas. As results, in the ontological domain a big part of the teachers define literacy as the teaching of the alphabetic code and the social uses of writing, but many of them still do not have this conception. In the axiological domain, it prevails the thought of literacy related to citizenship and the insertion into the culture of writing. The theoretical-epistemological domain covers concepts mainly affiliated to the theories of Vigotski and Ferreiro and to the mix theoretical, conceptions built mainly from continuing education and reading didactic books. On the methodological domain, finally, the constructivism stands out as a method as well the mixed methods. The synthetic methods, however, are still much present in the views of these teachers. The teacher's role, the stages described by Emilia Ferreiro, the continuous evaluation, didactic books and materials elaborated by teacher are also highlighted in this domain. The three official documents focused on the study - the National Curriculum Parameters, Pro-Literacy and Curriculum Proposal of the Education Network in their turn, are built from the orientation that literacy involves teaching of the social uses of writing and the alphabetic code.283 p.| il., grafs., tabs.porFlorianópolis, SCLinguisticaAlfabetizaçãoFlorianopolis (SC)ProfessoresMetodos de ensinoEscolas publicasFlorianopolis (SC)Alfabetização sob o olhar dos alfabetizadores: um estudo sobre essencialidades, valorações, fundamentos e ações no ensino da escrita na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL295641.pdfapplication/pdf2024875https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95945/1/295641.pdff85ccebaec1bff6b9219f0d4772d61afMD51TEXT295641.pdf.txt295641.pdf.txtExtracted Texttext/plain552256https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95945/2/295641.pdf.txt4c708a9042f57a4e89e980bc45a5dd4bMD52THUMBNAIL295641.pdf.jpg295641.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95945/3/295641.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/959452013-05-03 13:08:35.083oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95945Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T16:08:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alfabetização sob o olhar dos alfabetizadores: um estudo sobre essencialidades, valorações, fundamentos e ações no ensino da escrita na escola
title Alfabetização sob o olhar dos alfabetizadores: um estudo sobre essencialidades, valorações, fundamentos e ações no ensino da escrita na escola
spellingShingle Alfabetização sob o olhar dos alfabetizadores: um estudo sobre essencialidades, valorações, fundamentos e ações no ensino da escrita na escola
Gonçalves, Fernanda Cargnin
Linguistica
Alfabetização
Florianopolis (SC)
Professores
Metodos de ensino
Escolas publicas
Florianopolis (SC)
title_short Alfabetização sob o olhar dos alfabetizadores: um estudo sobre essencialidades, valorações, fundamentos e ações no ensino da escrita na escola
title_full Alfabetização sob o olhar dos alfabetizadores: um estudo sobre essencialidades, valorações, fundamentos e ações no ensino da escrita na escola
title_fullStr Alfabetização sob o olhar dos alfabetizadores: um estudo sobre essencialidades, valorações, fundamentos e ações no ensino da escrita na escola
title_full_unstemmed Alfabetização sob o olhar dos alfabetizadores: um estudo sobre essencialidades, valorações, fundamentos e ações no ensino da escrita na escola
title_sort Alfabetização sob o olhar dos alfabetizadores: um estudo sobre essencialidades, valorações, fundamentos e ações no ensino da escrita na escola
author Gonçalves, Fernanda Cargnin
author_facet Gonçalves, Fernanda Cargnin
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Fernanda Cargnin
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth
contributor_str_mv Cerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Linguistica
Alfabetização
Florianopolis (SC)
Professores
Metodos de ensino
Escolas publicas
Florianopolis (SC)
topic Linguistica
Alfabetização
Florianopolis (SC)
Professores
Metodos de ensino
Escolas publicas
Florianopolis (SC)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2011
publishDate 2011
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-26T07:22:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-26T07:22:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95945
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 295641
identifier_str_mv 295641
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 283 p.| il., grafs., tabs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95945/1/295641.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95945/2/295641.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95945/3/295641.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f85ccebaec1bff6b9219f0d4772d61af
4c708a9042f57a4e89e980bc45a5dd4b
673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804947925467136