Avaliação institucional de universidades: considerações e resultados num contexto internacional
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78475 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Gradução em Administração. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaBrito, Sandra Lopes EstrelaColossi, Nelson2012-10-17T14:55:47Z2012-10-17T14:55:47Z20002000198989http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78475Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Gradução em Administração.Este trabalho foi elaborado com o objetivo analisar os programas de avaliação das Instituições de Ensino Superior implantados na Argentina, nos EUA, no Brasil e no Reino Unido, onde a Avaliação Institucional já é tradição, e pelo papel que este assunto ocupa nas instituições de ensino superior desses países. Para complementar a idéia inicial do estudo sobre a consciência de avaliação do Ensino Superior o estudo apresentará as experiências da Holanda, e de Moçambique. As Instituições escolhidas para o estudo foram a Universidade Nacional do Nordeste da Argentina, a George Washington University nos EUA, a Agencia de Avaliação da Qualidade do Reino Unido, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Brasil. Este estudo caracteriza-se como exploratório e descritivo, privilegiando a abordagem qualitativa, realizada sob a forma de multi-caso, tendo como alvo de pesquisa as experiências nos processos de avaliação institucional pelas Instituições acima referenciadas. Foram utilizados dados primários e secundários sendo que os dados primários foram coletados por meio de questionário semiestruturado aplicado aos sujeitos do estudo, e os secundários obtidos por meio da literatura presente nas bibliotecas de universidades e instituições de educação superior, bem como de algumas organizações internacionais. Os resultados mostram que os objetivos da avaliação institucional variam de país para país dentro do contexto interno e externo de cada instituição, e que embora haja consciência da necessidade de avaliar, ainda se fazem sentir momentos de resistência. A avaliação interna e a externa são os dois momentos que caracterizam o processo avaliativo, bem como a avaliação por pares.porFlorianópolis, SCAdministraçãoEnsino superiorAvaliaçãoAvaliação institucionalUniversidades e faculdadesAvaliaçãoAvaliação institucional de universidades: considerações e resultados num contexto internacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL198989.pdfapplication/pdf3760225https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/78475/1/198989.pdff6cb6fc39a88627e161c0d6cf218cf78MD51123456789/784752014-09-25 16:28:17.0oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78475Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T19:28:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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