SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONCEPÇÃO DA ENCÍCLICA LAUDATO SI'
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241334 https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1307 |
Resumo: | Trata-se de estudo descritivo-interpretativo, de base qualitativa, da “Carta Encíclica Laudato Si´: sobre o cuidado da casa comum” (2015), assinada por Papa Francisco. Considerou-se o caráter educativo do documento e seu potencial de influência. O objetivo foi identificar a concepção de educação ambiental (EA) presente na publicação. Na análise do conteúdo foi utilizada tipologia com três categorias de concepções de EA: (A) Conservadora; (B) Pragmática; (C) Crítica, considerando-se, ainda, cinco dimensões: (1) valores éticos; (2) política; (3) relação ser humano e meio ambiente; (4) ciência e tecnologia; (5) atividades sugeridas. Identificou-se o predomínio da concepção Crítica de EA. Considera-se que com uma visão de Ecologia integral, o conhecimento interdisciplinar expresso no documento contribui de maneira diferenciada com o debate sobre a sustentabilidade, revelando a influência da origem latino-americana do Papa e da Igreja da América Latina que, tradicionalmente, relaciona a defesa do meio ambiente com a defesa da Justiça social. |
id |
UFSC_6bb38c2215bcaa58f5610a27487bcec5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/241334 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
2016-05-042022-10-26T18:04:21Z2022-10-26T18:04:21Zhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241334https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/130710.29183/2447-3073.MIX2016.v2.n1.133-142Trata-se de estudo descritivo-interpretativo, de base qualitativa, da “Carta Encíclica Laudato Si´: sobre o cuidado da casa comum” (2015), assinada por Papa Francisco. Considerou-se o caráter educativo do documento e seu potencial de influência. O objetivo foi identificar a concepção de educação ambiental (EA) presente na publicação. Na análise do conteúdo foi utilizada tipologia com três categorias de concepções de EA: (A) Conservadora; (B) Pragmática; (C) Crítica, considerando-se, ainda, cinco dimensões: (1) valores éticos; (2) política; (3) relação ser humano e meio ambiente; (4) ciência e tecnologia; (5) atividades sugeridas. Identificou-se o predomínio da concepção Crítica de EA. Considera-se que com uma visão de Ecologia integral, o conhecimento interdisciplinar expresso no documento contribui de maneira diferenciada com o debate sobre a sustentabilidade, revelando a influência da origem latino-americana do Papa e da Igreja da América Latina que, tradicionalmente, relaciona a defesa do meio ambiente com a defesa da Justiça social.application/pdfporUFSC - Federal University of Santa Catarinahttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1307/637Copyright (c) 2016 MIX Sustentávelinfo:eu-repo/semantics/openAccessMix Sustentável; Vol. 2 No. 1 (2016): Mix Sustentável (edição especial - IV ENSUS); 133-142MIX Sustentável; v. 2 n. 1 (2016): Mix Sustentável (edição especial - IV ENSUS); 133-1422447-30732447-0899reponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCEducação ambientalEcologia IntegralPapa FranciscoEducação ambientalSUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONCEPÇÃO DA ENCÍCLICA LAUDATO SI'info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNeves, Maria Lúcia CorrêaPerassi, RichardFialho, Francisco Antonio Pereira123456789/2413342022-10-26 15:04:21.55oai:repositorio.ufsc.br:123456789/241334Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-26T18:04:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt-BR.fl_str_mv |
SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONCEPÇÃO DA ENCÍCLICA LAUDATO SI' |
title |
SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONCEPÇÃO DA ENCÍCLICA LAUDATO SI' |
spellingShingle |
SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONCEPÇÃO DA ENCÍCLICA LAUDATO SI' Neves, Maria Lúcia Corrêa Educação ambiental Ecologia Integral Papa Francisco Educação ambiental |
title_short |
SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONCEPÇÃO DA ENCÍCLICA LAUDATO SI' |
title_full |
SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONCEPÇÃO DA ENCÍCLICA LAUDATO SI' |
title_fullStr |
SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONCEPÇÃO DA ENCÍCLICA LAUDATO SI' |
title_full_unstemmed |
SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONCEPÇÃO DA ENCÍCLICA LAUDATO SI' |
title_sort |
SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONCEPÇÃO DA ENCÍCLICA LAUDATO SI' |
author |
Neves, Maria Lúcia Corrêa |
author_facet |
Neves, Maria Lúcia Corrêa Perassi, Richard Fialho, Francisco Antonio Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Perassi, Richard Fialho, Francisco Antonio Pereira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Maria Lúcia Corrêa Perassi, Richard Fialho, Francisco Antonio Pereira |
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv |
Educação ambiental Ecologia Integral Papa Francisco Educação ambiental |
topic |
Educação ambiental Ecologia Integral Papa Francisco Educação ambiental |
description |
Trata-se de estudo descritivo-interpretativo, de base qualitativa, da “Carta Encíclica Laudato Si´: sobre o cuidado da casa comum” (2015), assinada por Papa Francisco. Considerou-se o caráter educativo do documento e seu potencial de influência. O objetivo foi identificar a concepção de educação ambiental (EA) presente na publicação. Na análise do conteúdo foi utilizada tipologia com três categorias de concepções de EA: (A) Conservadora; (B) Pragmática; (C) Crítica, considerando-se, ainda, cinco dimensões: (1) valores éticos; (2) política; (3) relação ser humano e meio ambiente; (4) ciência e tecnologia; (5) atividades sugeridas. Identificou-se o predomínio da concepção Crítica de EA. Considera-se que com uma visão de Ecologia integral, o conhecimento interdisciplinar expresso no documento contribui de maneira diferenciada com o debate sobre a sustentabilidade, revelando a influência da origem latino-americana do Papa e da Igreja da América Latina que, tradicionalmente, relaciona a defesa do meio ambiente com a defesa da Justiça social. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-26T18:04:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-26T18:04:21Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241334 https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1307 10.29183/2447-3073.MIX2016.v2.n1.133-142 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241334 https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1307 |
identifier_str_mv |
10.29183/2447-3073.MIX2016.v2.n1.133-142 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1307/637 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 MIX Sustentável info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 MIX Sustentável |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFSC - Federal University of Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
UFSC - Federal University of Santa Catarina |
dc.source.en-US.fl_str_mv |
Mix Sustentável; Vol. 2 No. 1 (2016): Mix Sustentável (edição especial - IV ENSUS); 133-142 |
dc.source.pt-BR.fl_str_mv |
MIX Sustentável; v. 2 n. 1 (2016): Mix Sustentável (edição especial - IV ENSUS); 133-142 |
dc.source.none.fl_str_mv |
2447-3073 2447-0899 reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805097137831936 |