SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONCEPÇÃO DA ENCÍCLICA LAUDATO SI'

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Maria Lúcia Corrêa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Perassi, Richard, Fialho, Francisco Antonio Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241334
https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1307
Resumo: Trata-se de estudo descritivo-interpretativo, de base qualitativa, da “Carta Encíclica Laudato Si´: sobre o cuidado da casa comum” (2015), assinada por Papa Francisco. Considerou-se o caráter educativo do documento e seu potencial de influência. O objetivo foi identificar a concepção de educação ambiental (EA) presente na publicação. Na análise do conteúdo foi utilizada tipologia com três categorias de concepções de EA: (A) Conservadora; (B) Pragmática; (C) Crítica, considerando-se, ainda, cinco dimensões: (1) valores éticos; (2) política; (3) relação ser humano e meio ambiente; (4) ciência e tecnologia; (5) atividades sugeridas. Identificou-se o predomínio da concepção Crítica de EA. Considera-se que com uma visão de Ecologia integral, o conhecimento interdisciplinar expresso no documento contribui de maneira diferenciada com o debate sobre a sustentabilidade, revelando a influência da origem latino-americana do Papa e da Igreja da América Latina que, tradicionalmente, relaciona a defesa do meio ambiente com a defesa da Justiça social.
id UFSC_6bb38c2215bcaa58f5610a27487bcec5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/241334
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling 2016-05-042022-10-26T18:04:21Z2022-10-26T18:04:21Zhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241334https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/130710.29183/2447-3073.MIX2016.v2.n1.133-142Trata-se de estudo descritivo-interpretativo, de base qualitativa, da “Carta Encíclica Laudato Si´: sobre o cuidado da casa comum” (2015), assinada por Papa Francisco. Considerou-se o caráter educativo do documento e seu potencial de influência. O objetivo foi identificar a concepção de educação ambiental (EA) presente na publicação. Na análise do conteúdo foi utilizada tipologia com três categorias de concepções de EA: (A) Conservadora; (B) Pragmática; (C) Crítica, considerando-se, ainda, cinco dimensões: (1) valores éticos; (2) política; (3) relação ser humano e meio ambiente; (4) ciência e tecnologia; (5) atividades sugeridas. Identificou-se o predomínio da concepção Crítica de EA. Considera-se que com uma visão de Ecologia integral, o conhecimento interdisciplinar expresso no documento contribui de maneira diferenciada com o debate sobre a sustentabilidade, revelando a influência da origem latino-americana do Papa e da Igreja da América Latina que, tradicionalmente, relaciona a defesa do meio ambiente com a defesa da Justiça social.application/pdfporUFSC - Federal University of Santa Catarinahttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1307/637Copyright (c) 2016 MIX Sustentávelinfo:eu-repo/semantics/openAccessMix Sustentável; Vol. 2 No. 1 (2016): Mix Sustentável (edição especial - IV ENSUS); 133-142MIX Sustentável; v. 2 n. 1 (2016): Mix Sustentável (edição especial - IV ENSUS); 133-1422447-30732447-0899reponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCEducação ambientalEcologia IntegralPapa FranciscoEducação ambientalSUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONCEPÇÃO DA ENCÍCLICA LAUDATO SI'info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNeves, Maria Lúcia CorrêaPerassi, RichardFialho, Francisco Antonio Pereira123456789/2413342022-10-26 15:04:21.55oai:repositorio.ufsc.br:123456789/241334Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-26T18:04:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt-BR.fl_str_mv SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONCEPÇÃO DA ENCÍCLICA LAUDATO SI'
title SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONCEPÇÃO DA ENCÍCLICA LAUDATO SI'
spellingShingle SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONCEPÇÃO DA ENCÍCLICA LAUDATO SI'
Neves, Maria Lúcia Corrêa
Educação ambiental
Ecologia Integral
Papa Francisco
Educação ambiental
title_short SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONCEPÇÃO DA ENCÍCLICA LAUDATO SI'
title_full SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONCEPÇÃO DA ENCÍCLICA LAUDATO SI'
title_fullStr SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONCEPÇÃO DA ENCÍCLICA LAUDATO SI'
title_full_unstemmed SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONCEPÇÃO DA ENCÍCLICA LAUDATO SI'
title_sort SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONCEPÇÃO DA ENCÍCLICA LAUDATO SI'
author Neves, Maria Lúcia Corrêa
author_facet Neves, Maria Lúcia Corrêa
Perassi, Richard
Fialho, Francisco Antonio Pereira
author_role author
author2 Perassi, Richard
Fialho, Francisco Antonio Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Maria Lúcia Corrêa
Perassi, Richard
Fialho, Francisco Antonio Pereira
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv Educação ambiental
Ecologia Integral
Papa Francisco
Educação ambiental
topic Educação ambiental
Ecologia Integral
Papa Francisco
Educação ambiental
description Trata-se de estudo descritivo-interpretativo, de base qualitativa, da “Carta Encíclica Laudato Si´: sobre o cuidado da casa comum” (2015), assinada por Papa Francisco. Considerou-se o caráter educativo do documento e seu potencial de influência. O objetivo foi identificar a concepção de educação ambiental (EA) presente na publicação. Na análise do conteúdo foi utilizada tipologia com três categorias de concepções de EA: (A) Conservadora; (B) Pragmática; (C) Crítica, considerando-se, ainda, cinco dimensões: (1) valores éticos; (2) política; (3) relação ser humano e meio ambiente; (4) ciência e tecnologia; (5) atividades sugeridas. Identificou-se o predomínio da concepção Crítica de EA. Considera-se que com uma visão de Ecologia integral, o conhecimento interdisciplinar expresso no documento contribui de maneira diferenciada com o debate sobre a sustentabilidade, revelando a influência da origem latino-americana do Papa e da Igreja da América Latina que, tradicionalmente, relaciona a defesa do meio ambiente com a defesa da Justiça social.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-26T18:04:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-26T18:04:21Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241334
https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1307
10.29183/2447-3073.MIX2016.v2.n1.133-142
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241334
https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1307
identifier_str_mv 10.29183/2447-3073.MIX2016.v2.n1.133-142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1307/637
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 MIX Sustentável
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 MIX Sustentável
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSC - Federal University of Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv UFSC - Federal University of Santa Catarina
dc.source.en-US.fl_str_mv Mix Sustentável; Vol. 2 No. 1 (2016): Mix Sustentável (edição especial - IV ENSUS); 133-142
dc.source.pt-BR.fl_str_mv MIX Sustentável; v. 2 n. 1 (2016): Mix Sustentável (edição especial - IV ENSUS); 133-142
dc.source.none.fl_str_mv 2447-3073
2447-0899
reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805097137831936