Assistência pedagógica aos docentes: uma contribuição para a inovação na universidade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria da Glória Silva e
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95155
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
id UFSC_6ef35ab93aaa595ea696799f4c6f0783
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95155
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSilva, Maria da Glória Silva eBazzo, Vera Lucia2012-10-25T21:24:11Z2012-10-25T21:24:11Z20112011301630http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95155Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoO presente trabalho tem como tema as atividades dos profissionais que compõem os setores pedagógicos das universidades. Os assistentes pedagógicos são técnicos em assuntos educacionais do nível superior que auxiliam coordenadores de curso e professores em atividades de planejamento do ensino, avaliação de curso e formação pedagógica continuada. O objetivo é analisar a atividade desses profissionais e sua contribuição para a inovação no ensino de graduação. Foram entrevistados assistentes pedagógicos e professores de cursos de três áreas de conhecimento e campos profissionais: Saúde, Engenharias e Direito, de uma universidade comunitária de Santa Catarina. As entrevistas seguiram um roteiro previamente estabelecido, foram gravadas e transcritas. Seu conteúdo foi categorizado de forma a se identificar as ações comumente realizadas pelos assistentes pedagógicos nas interações com professores e as concepções de docência e de inovação pedagógica desses sujeitos. Na análise, foram estabelecidas relações entre as concepções de docência apresentadas pelos assistentes pedagógicos e pelos professores e discutidas as possibilidades de contribuição do assistente pedagógico para a inovação na prática docente na universidade. Partiu-se do princípio de que as concepções de professor reflexivo sobre a própria prática ou de professor especialista técnico (CONTRERAS, 2002) não contribuem tanto para a inovação pedagógica quanto a concepção de docente como intelectual transformativo, que é característica da Pedagogia Universitária (LEITE, 1999) como subsistema de inovação (SACRISTÁN, 2000) da prática na universidade. A conclusão do estudo foi a de que a assistência pedagógica na universidade privada de caráter comunitário estudada baseia-se em concepção de docência centrada na visão de professor como alguém que deve refletir individualmente sobre sua própria prática com apoio do assistente pedagógico para seu desenvolvimento como docente, concepção esta que não corresponde à ideia de professor como intelectual transformativo. Assim, embora seja importante que haja assistentes pedagógicos para o desenvolvimento da formação docente dos professores universitários, a assistência pedagógica ainda tem alcance limitado para a promoção de inovação nas universidades.This study looks at the activities of professionals working in the pedagogical sectors at universities. Pedagogical assistants are technicians in educational issues of higher education who assist department coordinators and professors in educational planning activities, department evaluation and continued pedagogical education. The purpose of the paper is to analyze the activity of these professionals and their contribution to the innovation of undergraduate teaching. Pedagogical assistants and professors from departments in three fields of knowledge and professional fields were interviewed: health, engineering and law, at a community university in Santa Catarina State. The interviews followed a previously established set of questions and were recorded and transcribed. Their content was categorized to identify the actions commonly conducted by the pedagogical assistants in their interactions with professors and the concepts about teaching and pedagogical innovation held by these assistants. The analysis established relationships between the concepts of education expressed by the pedagogical assistants and by the professors and discussed the opportunities the pedagogical assistants have to contribute to innovating educational practices at the university. It is based on the principal that reflexive concepts of a professor about their own practice or of the technical specialist professor (CONTRERAS, 2002) do not contribute very much to pedagogical innovation as much as the concept of the professor as a transformative intellectual, which is characteristic of university pedagogy (LEITE, 1999) as a subsystem of innovation (SACRISTÁN, 2000) of university practices. The study concluded that the concepts of teaching held by the pedagogical assistants at the private community university studied are based on a view of the professor as someone who must reflect individually on her practice with support from the pedagogical assistant to develop as a teacher, a concept that does not correspond to the idea of the professor as a transformative intellectual. Thus, although the presence of pedagogical assistants is important for the development of teacher education of university professors, pedagogical assistance still has a limited scope in the promotion of innovation at universities.porFlorianópolis, SCEducaçãoEnsino superiorUniversidades e faculdades -Corpo docenteProfessores universitariosAssistência pedagógica aos docentes: uma contribuição para a inovação na universidade?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL301630.pdfapplication/pdf5237916https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95155/1/301630.pdf82b2b8bb12ca48b4d4b6c65a02cf2953MD51TEXT301630.pdf.txt301630.pdf.txtExtracted Texttext/plain338144https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95155/2/301630.pdf.txt85192de1a0f6601dd2f47b2031b7de7aMD52THUMBNAIL301630.pdf.jpg301630.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95155/3/301630.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/951552013-04-30 09:25:25.722oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95155Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T12:25:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Assistência pedagógica aos docentes: uma contribuição para a inovação na universidade?
title Assistência pedagógica aos docentes: uma contribuição para a inovação na universidade?
spellingShingle Assistência pedagógica aos docentes: uma contribuição para a inovação na universidade?
Silva, Maria da Glória Silva e
Educação
Ensino superior
Universidades e faculdades -
Corpo docente
Professores universitarios
title_short Assistência pedagógica aos docentes: uma contribuição para a inovação na universidade?
title_full Assistência pedagógica aos docentes: uma contribuição para a inovação na universidade?
title_fullStr Assistência pedagógica aos docentes: uma contribuição para a inovação na universidade?
title_full_unstemmed Assistência pedagógica aos docentes: uma contribuição para a inovação na universidade?
title_sort Assistência pedagógica aos docentes: uma contribuição para a inovação na universidade?
author Silva, Maria da Glória Silva e
author_facet Silva, Maria da Glória Silva e
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria da Glória Silva e
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bazzo, Vera Lucia
contributor_str_mv Bazzo, Vera Lucia
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação
Ensino superior
Universidades e faculdades -
Corpo docente
Professores universitarios
topic Educação
Ensino superior
Universidades e faculdades -
Corpo docente
Professores universitarios
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
publishDate 2011
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-25T21:24:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-25T21:24:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95155
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 301630
identifier_str_mv 301630
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95155/1/301630.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95155/2/301630.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95155/3/301630.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 82b2b8bb12ca48b4d4b6c65a02cf2953
85192de1a0f6601dd2f47b2031b7de7a
673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805207243554816