Um modelo de aprendizagem organizacional baseado na ampliação de competências desenvolvidas em programas da capacitação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Steil, Andrea Valeria
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84075
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_745ee12cde4e2ba9a0130cd61dd38eb9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84075
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSteil, Andrea ValeriaBarcia, Ricardo Miranda2012-10-20T06:05:24Z2012-10-20T06:05:24Z20022002190159http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84075Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Esta tese tem com objetivo principal avançar o conhecimento teórico-empírico sobre as relações entre capacitação de pessoal e aprendizagem organizacional, por meio do delineamento de um modelo de aprendizagem organizacional baseado na ampliação organizacional de competências individuais desenvolvidas em programas formais de capacitação. A metodologia utilizada para o delineamento do modelo foi predominantemente qualitativa, pautada pelo método indutivo de análise. Em seu estágio inicial de desenvolvimento, foi utilizado o procedimento técnico da pesquisa bibliográfica nas quatro áreas do conhecimento relacionadas ao objetivo da pesquisa: capacitação de pessoal, aprendizagem organizacional, gestão do conhecimento e capital intelectual. O modelo desenvolvido é composto de sete etapas seqüenciais e recorrentes e também por elementos agregadores. As etapas delineadas são: 1) diagnóstico da cultura organizacional, 2) análise das necessidades de treinamento, 3) análise do contexto organizacional, 4) análise das pessoas, 5) desenvolvimento de critérios de avaliação ex-ante, 6) realização do treinamento e 7) ampliação organizacional das competências individuais desenvolvidas nos programas de capacitação. A ampliação organizacional das competências ocorre por meio de transferências sucessivas e crescentes nos níveis ontológicos: individual, grupal e organizacional. Os elementos agregadores do modelo dão o suporte organizacional necessário para que o processo de transferência ocorra e devem ser implementados concomitante ou anteriormente às etapas descritas do modelo. Os elementos agregadores são: a) a existência de um mentor de aprendizagem organizacional (ou business coach) e b) o desenvolvimento de uma política de recursos humanos que estimule a aprendizagem organizacional. Iniciou-se o processo de validação piloto do modelo por meio da análise de suas etapas em uma organização concreta. Utilizou-se a técnica da triangulação de dados primários e secundários para a validação piloto do modelo. O modelo foi considerado aplicável e, por isso, trata-se de um considerável avanço na área de coordenação de capacitação e carreira da instituição participante da pesquisa. Os dados compilados da pesquisa também apontaram para o relacionamento e a importância de todas as etapas do modelo delineado.210 f.| il., tabs., grafs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoAprendizagem organizacionalModelosPessoal -TreinamentoUm modelo de aprendizagem organizacional baseado na ampliação de competências desenvolvidas em programas da capacitaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL190159.pdfapplication/pdf1628034https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84075/1/190159.pdfa721e03ec8cb1da14fdc06a88880101eMD51TEXT190159.pdf.txt190159.pdf.txtExtracted Texttext/plain397058https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84075/2/190159.pdf.txt5329b17610210c5f9c368e0bb68d7d78MD52THUMBNAIL190159.pdf.jpg190159.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84075/3/190159.pdf.jpg14a10af8ae324da16cbe97aa1bb8b33aMD53123456789/840752013-05-01 07:33:42.094oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84075Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T10:33:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um modelo de aprendizagem organizacional baseado na ampliação de competências desenvolvidas em programas da capacitação
title Um modelo de aprendizagem organizacional baseado na ampliação de competências desenvolvidas em programas da capacitação
spellingShingle Um modelo de aprendizagem organizacional baseado na ampliação de competências desenvolvidas em programas da capacitação
Steil, Andrea Valeria
Engenharia de produção
Aprendizagem organizacional
Modelos
Pessoal -
Treinamento
title_short Um modelo de aprendizagem organizacional baseado na ampliação de competências desenvolvidas em programas da capacitação
title_full Um modelo de aprendizagem organizacional baseado na ampliação de competências desenvolvidas em programas da capacitação
title_fullStr Um modelo de aprendizagem organizacional baseado na ampliação de competências desenvolvidas em programas da capacitação
title_full_unstemmed Um modelo de aprendizagem organizacional baseado na ampliação de competências desenvolvidas em programas da capacitação
title_sort Um modelo de aprendizagem organizacional baseado na ampliação de competências desenvolvidas em programas da capacitação
author Steil, Andrea Valeria
author_facet Steil, Andrea Valeria
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Steil, Andrea Valeria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barcia, Ricardo Miranda
contributor_str_mv Barcia, Ricardo Miranda
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de produção
Aprendizagem organizacional
Modelos
Pessoal -
Treinamento
topic Engenharia de produção
Aprendizagem organizacional
Modelos
Pessoal -
Treinamento
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2002
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-20T06:05:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-20T06:05:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84075
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 190159
identifier_str_mv 190159
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 210 f.| il., tabs., grafs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84075/1/190159.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84075/2/190159.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84075/3/190159.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a721e03ec8cb1da14fdc06a88880101e
5329b17610210c5f9c368e0bb68d7d78
14a10af8ae324da16cbe97aa1bb8b33a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805306681065472