A construção do conhecimento pedagógico do conteúdo na docência em fisioterapia : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Fernanda Alves Carvalho de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133229
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2015
id UFSC_7babfca40feb85ad31de0adf5e574731
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/133229
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMiranda, Fernanda Alves Carvalho deBackes, Vania Marli Schubert2015-06-02T04:09:02Z2015-06-02T04:09:02Z2015333805https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133229Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2015Este estudo de caso compõe parte da investigação da prática do docente fisioterapeuta experimentado (mais de 15 anos de atuação docente) que atua na formação do fisioterapeuta para a Atenção Primária à Saúde. O referencial teórico norteador escolhido foi o de Lee Shulman. Este autor coloca que o bom docente domina tanto o conhecimento do conteúdo quanto o conhecimento pedagógico, que unidos compõe o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo que é expresso na prática do bom docente, comum a docentes experimentados. Nesta perspectiva esta investigação apresenta os resultados obtidos por meio de Entrevista Autobiográfica realizada no ano letivo de 2014 em Instituição de Ensino Superior Federal Pública. O objetivo foi conhecer os momentos que constituem a formação profissional do docente fisioterapeuta que atua na formação para a Atenção Primária à Saúde e sua relação com as Fontes do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo. Com base na narrativa da participante do estudo de caso, os resultados foram organizados nas categorias: A prática que outorga a sabedoria, A formação para a prática docente, Formação no conteúdo da Atenção Primária à Saúde, Implicações da vida pessoal e familiar à vida profissional na docência, Reflexões sobre sua formação docente, modificações e enfrentamentos no percurso. A análise confirmou a presença da maioria das Fontes do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo. Porém, foi identificada a ausência da fonte Formação acadêmica na disciplina a ensinar, o que revelou outras fontes como o autodidatismo e o compartilhamento de saberes com outros colegas docentes. Além destes resultados pode-se observar que essa metodologia e referencial teórico contribuem para a formação do próprio participante da pesquisa (re)significando sua experiência e prática.<br>Abstract: This case study consists of the research of experienced physiotherapist teaching practice (over 15 years of teaching practice) that acts in the formation of the physiotherapist for Primary Care. The chosen guiding theoretical framework was to Lee Shulman. This author states that the good teacher dominates both knowledge of the content and pedagogical knowledge, which together make up the Pedagogical Content Knowledge that is expressed in the practice of teaching85good, common to experienced teachers. In this perspective this research presents the results obtained by Autobiographical Interview conducted in academic year 2014 Institution of Public Federal Higher Education. The objective was to know the moments that make up the professional education of physiotherapists teacher engaged in training for primary health care and its relationship to the Pedagogical Content Knowledge Sources. Based on the narrative of the case study participants, the results were organized in categories: Practice which gives wisdom, Training for teaching, training in the content of Primary Care Implications of personal and family life to professional life teaching, reflections on their teaching training, modifications and confrontations along the way. The analysis confirmed the presence of most of the Pedagogical Content Knowledge Sources. However, we identified the absence of Education source in the subject to be taught, which revealed other sources such as self-learning and sharing knowledge with other teacher's colleagues. In addition to these results, we note that this methodology and theoretical framework contribute to the formation of own research participant (re) meaning your experience and practice.203 p.| ils., tabs.porEnfermagemEducação em EnfermagemEnsino superiorFisioterapiaAtenção Primária à SaúdeEducação permanenteA construção do conhecimento pedagógico do conteúdo na docência em fisioterapia : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL333805.pdfapplication/pdf2317857https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/133229/1/333805.pdf216af80ad87d8ea374c01ec2fba90ecbMD51123456789/1332292015-06-02 01:09:02.676oai:repositorio.ufsc.br:123456789/133229Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-06-02T04:09:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção do conhecimento pedagógico do conteúdo na docência em fisioterapia : um estudo de caso
title A construção do conhecimento pedagógico do conteúdo na docência em fisioterapia : um estudo de caso
spellingShingle A construção do conhecimento pedagógico do conteúdo na docência em fisioterapia : um estudo de caso
Miranda, Fernanda Alves Carvalho de
Enfermagem
Educação em Enfermagem
Ensino superior
Fisioterapia
Atenção Primária à Saúde
Educação permanente
title_short A construção do conhecimento pedagógico do conteúdo na docência em fisioterapia : um estudo de caso
title_full A construção do conhecimento pedagógico do conteúdo na docência em fisioterapia : um estudo de caso
title_fullStr A construção do conhecimento pedagógico do conteúdo na docência em fisioterapia : um estudo de caso
title_full_unstemmed A construção do conhecimento pedagógico do conteúdo na docência em fisioterapia : um estudo de caso
title_sort A construção do conhecimento pedagógico do conteúdo na docência em fisioterapia : um estudo de caso
author Miranda, Fernanda Alves Carvalho de
author_facet Miranda, Fernanda Alves Carvalho de
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Fernanda Alves Carvalho de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Backes, Vania Marli Schubert
contributor_str_mv Backes, Vania Marli Schubert
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Enfermagem
Educação em Enfermagem
Ensino superior
Fisioterapia
Atenção Primária à Saúde
Educação permanente
topic Enfermagem
Educação em Enfermagem
Ensino superior
Fisioterapia
Atenção Primária à Saúde
Educação permanente
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2015
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-02T04:09:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-02T04:09:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133229
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 333805
identifier_str_mv 333805
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 203 p.| ils., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/133229/1/333805.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 216af80ad87d8ea374c01ec2fba90ecb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805423583657984