A construção do conhecimento pedagógico do conteúdo na docência em fisioterapia : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133229 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2015 |
id |
UFSC_7babfca40feb85ad31de0adf5e574731 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/133229 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaMiranda, Fernanda Alves Carvalho deBackes, Vania Marli Schubert2015-06-02T04:09:02Z2015-06-02T04:09:02Z2015333805https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133229Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2015Este estudo de caso compõe parte da investigação da prática do docente fisioterapeuta experimentado (mais de 15 anos de atuação docente) que atua na formação do fisioterapeuta para a Atenção Primária à Saúde. O referencial teórico norteador escolhido foi o de Lee Shulman. Este autor coloca que o bom docente domina tanto o conhecimento do conteúdo quanto o conhecimento pedagógico, que unidos compõe o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo que é expresso na prática do bom docente, comum a docentes experimentados. Nesta perspectiva esta investigação apresenta os resultados obtidos por meio de Entrevista Autobiográfica realizada no ano letivo de 2014 em Instituição de Ensino Superior Federal Pública. O objetivo foi conhecer os momentos que constituem a formação profissional do docente fisioterapeuta que atua na formação para a Atenção Primária à Saúde e sua relação com as Fontes do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo. Com base na narrativa da participante do estudo de caso, os resultados foram organizados nas categorias: A prática que outorga a sabedoria, A formação para a prática docente, Formação no conteúdo da Atenção Primária à Saúde, Implicações da vida pessoal e familiar à vida profissional na docência, Reflexões sobre sua formação docente, modificações e enfrentamentos no percurso. A análise confirmou a presença da maioria das Fontes do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo. Porém, foi identificada a ausência da fonte Formação acadêmica na disciplina a ensinar, o que revelou outras fontes como o autodidatismo e o compartilhamento de saberes com outros colegas docentes. Além destes resultados pode-se observar que essa metodologia e referencial teórico contribuem para a formação do próprio participante da pesquisa (re)significando sua experiência e prática.<br>Abstract: This case study consists of the research of experienced physiotherapist teaching practice (over 15 years of teaching practice) that acts in the formation of the physiotherapist for Primary Care. The chosen guiding theoretical framework was to Lee Shulman. This author states that the good teacher dominates both knowledge of the content and pedagogical knowledge, which together make up the Pedagogical Content Knowledge that is expressed in the practice of teaching85good, common to experienced teachers. In this perspective this research presents the results obtained by Autobiographical Interview conducted in academic year 2014 Institution of Public Federal Higher Education. The objective was to know the moments that make up the professional education of physiotherapists teacher engaged in training for primary health care and its relationship to the Pedagogical Content Knowledge Sources. Based on the narrative of the case study participants, the results were organized in categories: Practice which gives wisdom, Training for teaching, training in the content of Primary Care Implications of personal and family life to professional life teaching, reflections on their teaching training, modifications and confrontations along the way. The analysis confirmed the presence of most of the Pedagogical Content Knowledge Sources. However, we identified the absence of Education source in the subject to be taught, which revealed other sources such as self-learning and sharing knowledge with other teacher's colleagues. In addition to these results, we note that this methodology and theoretical framework contribute to the formation of own research participant (re) meaning your experience and practice.203 p.| ils., tabs.porEnfermagemEducação em EnfermagemEnsino superiorFisioterapiaAtenção Primária à SaúdeEducação permanenteA construção do conhecimento pedagógico do conteúdo na docência em fisioterapia : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL333805.pdfapplication/pdf2317857https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/133229/1/333805.pdf216af80ad87d8ea374c01ec2fba90ecbMD51123456789/1332292015-06-02 01:09:02.676oai:repositorio.ufsc.br:123456789/133229Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-06-02T04:09:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A construção do conhecimento pedagógico do conteúdo na docência em fisioterapia : um estudo de caso |
title |
A construção do conhecimento pedagógico do conteúdo na docência em fisioterapia : um estudo de caso |
spellingShingle |
A construção do conhecimento pedagógico do conteúdo na docência em fisioterapia : um estudo de caso Miranda, Fernanda Alves Carvalho de Enfermagem Educação em Enfermagem Ensino superior Fisioterapia Atenção Primária à Saúde Educação permanente |
title_short |
A construção do conhecimento pedagógico do conteúdo na docência em fisioterapia : um estudo de caso |
title_full |
A construção do conhecimento pedagógico do conteúdo na docência em fisioterapia : um estudo de caso |
title_fullStr |
A construção do conhecimento pedagógico do conteúdo na docência em fisioterapia : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A construção do conhecimento pedagógico do conteúdo na docência em fisioterapia : um estudo de caso |
title_sort |
A construção do conhecimento pedagógico do conteúdo na docência em fisioterapia : um estudo de caso |
author |
Miranda, Fernanda Alves Carvalho de |
author_facet |
Miranda, Fernanda Alves Carvalho de |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Fernanda Alves Carvalho de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Backes, Vania Marli Schubert |
contributor_str_mv |
Backes, Vania Marli Schubert |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Enfermagem Educação em Enfermagem Ensino superior Fisioterapia Atenção Primária à Saúde Educação permanente |
topic |
Enfermagem Educação em Enfermagem Ensino superior Fisioterapia Atenção Primária à Saúde Educação permanente |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2015 |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-02T04:09:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-06-02T04:09:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133229 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
333805 |
identifier_str_mv |
333805 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
203 p.| ils., tabs. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/133229/1/333805.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
216af80ad87d8ea374c01ec2fba90ecb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805423583657984 |