Realidade aumentada: aplicação em projetos de arquitetura e urbanismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122557 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2013. |
id |
UFSC_7cd6b2f5c0d8710f087f06169d7b5f5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/122557 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Realidade aumentada: aplicação em projetos de arquitetura e urbanismoArquiteturaRealidade virtualSimulação (Computadores)Projeto arquitetonicoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2013.A dissertação intitulada Realidade Aumentada: Aplicação em Projetos de Arquitetura e Urbanismo apresenta a discussão das possíveis utilidades da Realidade Aumentada, a partir da perspectiva da área de arquitetura. Partindo da Revisão da literatura relativa à representação arquitetônica, analisou-se a evolução das representações arquitetônicas, o passo a passo de como podem ser geradas imagens utilizando os recursos da Realidade Aumentada e os possíveis usos dessa tecnologia na arquitetura. A metodologia utilizada, além da pesquisa bibliográfica, valeu-se da pesquisa de campo, por meio da técnica de Grupo Focal aplicada com dois grupos de sujeitos: o primeiro formado por professores de Arquitetura e Urbanismo e o segundo por alunos de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo. Para a análise da pesquisa de campo, utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo, por meio da qual foram criadas categorias cujos resultados foram descritos a partir da pesquisa qualitativa, de caráter interpretativo, a fim de avaliar a contribuição que a Realidade Aumentada pode oferecer para a sociedade. Foram, ainda, desenvolvidos cenários em Realidade Virtual e Aumentada da Casa da Cascata, do arquiteto Frank Lloyd Wright, que serviram de recursos auxiliadores na discussão de questões relativas às etapas de projetos arquitetônicos junto ao público-alvo da pesquisa. Realiza uma real discussão com acadêmicos, professores e profissionais arquitetos. Os resultados permitiram perceber como atuais e potenciais usos da Realidade Aumentada na arquitetura, dentre outros, aqueles que se relacionam com a visualização do artefato, como simulação de ambientes, visualização prévia de artefatos projetados, percepção de luminosidade do ambiente, pré-dimensionamento de espaços, interatividade entre arquiteto e cliente. <br>Abstract : The dissertation entitled Augmented Reality: Implementation in Projects of Architecture and Urbanism presents a discussion of the possibles uses of Augmented Reality, from the perspective of the architectural field. Based on the review of the literature on architectural representation, we analyzed the evolution of architectural representations, step by step how images can be generated using the resources of Augmented Reality and the possible uses of this technology in architecture. The methodology used in addition to the literature, took advantage of field research, through focus group technique applied to two groups of subjects: the first group was composed of professors of Architecture and Urbanism and the second group, for students of postgraduate in Architecture and Urbanism. For the analysis of field research, we used the technique of content analysis, whereby categories were created whose results were described from the qualitative, interpretive character, in order to assess the contribution that can Augmented Reality offer to society. Were also developed scenarios in Virtual and Augmented Reality of the Cascade House of the architect Frank Lloyd Wright, who served resource helpers in the discussion of issues relating to the stages of architectural projects with the target audience research. Performs a real discussion with academics, teachers and architects. The results perceive as current and potential uses of Augmented Reality in architecture, among others, those relating to the display of the artifact, as simulation environments, preview designed artifacts, perception of ambient light, pre-dimensioning of spaces, interactivity between architect and client.Pereira, Alice Theresinha CybisUniversidade Federal de Santa CatarinaAguiar, Marcelius Oliveira de2014-08-06T17:01:41Z2014-08-06T17:01:41Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis183 p.| il., grafs., tabs.application/pdf323177https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122557porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-06T17:01:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/122557Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T17:01:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Realidade aumentada: aplicação em projetos de arquitetura e urbanismo |
title |
Realidade aumentada: aplicação em projetos de arquitetura e urbanismo |
spellingShingle |
Realidade aumentada: aplicação em projetos de arquitetura e urbanismo Aguiar, Marcelius Oliveira de Arquitetura Realidade virtual Simulação (Computadores) Projeto arquitetonico |
title_short |
Realidade aumentada: aplicação em projetos de arquitetura e urbanismo |
title_full |
Realidade aumentada: aplicação em projetos de arquitetura e urbanismo |
title_fullStr |
Realidade aumentada: aplicação em projetos de arquitetura e urbanismo |
title_full_unstemmed |
Realidade aumentada: aplicação em projetos de arquitetura e urbanismo |
title_sort |
Realidade aumentada: aplicação em projetos de arquitetura e urbanismo |
author |
Aguiar, Marcelius Oliveira de |
author_facet |
Aguiar, Marcelius Oliveira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Alice Theresinha Cybis Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Marcelius Oliveira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arquitetura Realidade virtual Simulação (Computadores) Projeto arquitetonico |
topic |
Arquitetura Realidade virtual Simulação (Computadores) Projeto arquitetonico |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2014-08-06T17:01:41Z 2014-08-06T17:01:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
323177 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122557 |
identifier_str_mv |
323177 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122557 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
183 p.| il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652025140871168 |