A reprovação e a interrupção escolar nas quintas séries do ensino fundamental: o difícil percurso para continuidade dos estudos
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89957 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaHanff, Beatriz Collere BittencourtZago, Nadir2012-10-23T04:33:40Z2012-10-23T04:33:40Z20072007260685http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89957Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Este estudo teve a intenção de compreender as relações que os alunos que vivenciaram situações de reprovação e interrupção escolar desenvolveram com a escola, e a forma como percebem a realidade escolar. Para compreender essas relações foi importante considerar as dimensões Macro, Meso e Micro nos quais tais processos se produziram e reproduziram. A escolha desse objeto de estudo impôs a necessidade de buscar informações que permitissem a articulação entre as pesquisas quantitativas e as qualitativas. Essa busca possibilitou o surgimento de pistas e a ampliação do foco de análise para entendimento das situações escolares vividas pelos alunos. A crítica às estatísticas, em nível nacional e local, e os limites impostos por esses dados impuseram um trabalho de garimpagem nos relatórios produzidos nas escolas e o deslocamento do olhar para outras informações singulares. Assim, procurou-se analisar projetos, ações educativas, e as formas de organização das redes de ensino e da avaliação do rendimento escolar, especificamente nas onze escolas estaduais e municipais selecionadas para o estudo, em Florianópolis. Foram escolhidas escolas que apresentavam indicadores de reprovação e interrupção escolar acima das médias estaduais e municipais. Como foco principal foram reconstruídas histórias escolares de treze alunos que vivenciaram situações múltiplas de reprovação e de interrupção escolar nas quintas series do Ensino Fundamental, no sentido de entender como configurações familiares e social semelhantes engendravam níveis de adaptação escolar tão diferentes. Tratou-se, da construção de Perfis de Configurações Social baseados na constatação de que a reprovação e a interrupção escolar não tinham causa única, e que além de ocorrerem em razão de uma multiplicidade e conjugação de fatores, também dependiam do tipo de relações estabelecidas entre os diferentes sujeitos e as inter-relações entre família-escola-trabalho. Para elaboração dos perfis tomou-se como ponto de partida a metodologia desenvolvida por Lahire ao utilizar a antropologia da interdependência, a sociologia que pensa as relações sociais sem determinismos imobilizantes e por considerar tanto as singularidades como as generalidades como partes de uma rede de relações de interdependência humana (LAHIRE, 1997, p. 40). 0 estudo permitiu concluir que as situações de reprovação e interrupção escolar são conseqüência da combinação de uma multiplicidade de fatores. Esse entrelaçamento de situações sinalizou condições mais ou menos favoráveis as relações escolares que esses estudantes vinham desenvolvendo e as possibilidades de continuidade dos estudos. Também, estabeleceu forte correlação entre a reprovação e a interrupção escolar, tornando ainda mais irregular as trajetórias escolares desses alunos.iv, 98 f.| tabs., grafs.porFlorianópolis, SCEducaçãoFracasso escolarRepetênciaBaixo rendimento escolarDemocratização da educaçãoA reprovação e a interrupção escolar nas quintas séries do ensino fundamental: o difícil percurso para continuidade dos estudosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL260685.pdfapplication/pdf1424406https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89957/1/260685.pdf4cc409c301eaa8a5860646941e763e1aMD51TEXT260685.pdf.txt260685.pdf.txtExtracted Texttext/plain564660https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89957/2/260685.pdf.txt30c9318e7deb8fae1712b60ebed6ee3eMD52THUMBNAIL260685.pdf.jpg260685.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89957/3/260685.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/899572013-05-03 22:20:05.802oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89957Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T01:20:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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