Proposta de um plano de marketing: para uma entidade de classe dos registradores civis de pessoas naturais de Santa Catarina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238061 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Ciência da Informação. |
id |
UFSC_8af1ee687800f33b5dcd4b6d47adbcfe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/238061 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaPereira, Débora Fabiana FreireBedin, Sonali Paula Molin2022-08-08T22:04:29Z2022-08-08T22:04:29Z2022-07-29https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238061TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Ciência da Informação.O presente Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Ciência da Informação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem como objetivo geral elaborar um plano de marketing digital, voltado para o compartilhamento da informação no Instagram. Para tal, visa descrever a finalidade e o contexto do plano de marketing digital; definir a estratégia e a tática para o compartilhamento da informação e aplicar a estratégia e a tática para o compartilhamento da informação. A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de Santa Catarina (ARPEN-SC) é uma entidade de classe que representa e atua em prol dos Registradores Civis de Pessoas Naturais de Santa Catarina, localizada na cidade de Florianópolis, Santa Catarina. Os critérios de classificação adotados neste trabalho, de acordo com Silva e Menezes (2005), estão permeados conforme a sua natureza, como aplicada, por envolver a aplicação prática na busca da solução de um problema específico, que é, elaborar um plano de marketing. A abordagem da pesquisa é quali-quantitativa, uma vez que infere interpretação da análise da situação ambiental e, por medir as três principais métricas no Instagram Insights: Alcance, Engajamento e Seguidores. Quanto aos objetivos, a pesquisa é classificada como descritiva por descrever as características da atividade da ARPEN-SC no contexto do mercado em que atua e, por detalhar em estudo, um plano de ação e metas a serem alcançadas pela entidade. Por fim, os procedimentos técnicos são pesquisa-ação, uma vez que envolve a interação intermitente desta pesquisadora com os diretores da ARPEN-SC e pesquisa bibliográfica, utilizando de forma adaptada o roteiro de proposto por Las Casas (2011). Os principais autores referenciados foram: Amaral (2007), Borko (1968), Le-Coadic (2004). Este trabalho justifica-se por estar baseado nos conceitos do marketing aplicado à Ciência da Informação. Considera-se que este trabalho de conclusão de curso atingiu o objetivo proposto na elaboração de um plano de marketing digital preliminar para que a ARPEN-SC inicie a sua operação, na rede social Instagram, de forma planejada e estratégica, tendo em vista atingir os seus objetivos de divulgação e aproximação com seus associados.Florianópolis, SCARPEN-SCMarketing da InformaçãoRegistro CivilProposta de um plano de marketing: para uma entidade de classe dos registradores civis de pessoas naturais de Santa Catarinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/238061/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52ORIGINALTCC-Repositorio_BU_Resumo.pdfTCC-Repositorio_BU_Resumo.pdfTCC_Repositorio_BU_Resumo_Informativoapplication/pdf449831https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/238061/1/TCC-Repositorio_BU_Resumo.pdfb242c4f0faf9e58171f53faa1a0dbe5cMD51123456789/2380612022-08-23 17:59:13.568oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-23T20:59:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposta de um plano de marketing: para uma entidade de classe dos registradores civis de pessoas naturais de Santa Catarina |
title |
Proposta de um plano de marketing: para uma entidade de classe dos registradores civis de pessoas naturais de Santa Catarina |
spellingShingle |
Proposta de um plano de marketing: para uma entidade de classe dos registradores civis de pessoas naturais de Santa Catarina Pereira, Débora Fabiana Freire ARPEN-SC Marketing da Informação Registro Civil |
title_short |
Proposta de um plano de marketing: para uma entidade de classe dos registradores civis de pessoas naturais de Santa Catarina |
title_full |
Proposta de um plano de marketing: para uma entidade de classe dos registradores civis de pessoas naturais de Santa Catarina |
title_fullStr |
Proposta de um plano de marketing: para uma entidade de classe dos registradores civis de pessoas naturais de Santa Catarina |
title_full_unstemmed |
Proposta de um plano de marketing: para uma entidade de classe dos registradores civis de pessoas naturais de Santa Catarina |
title_sort |
Proposta de um plano de marketing: para uma entidade de classe dos registradores civis de pessoas naturais de Santa Catarina |
author |
Pereira, Débora Fabiana Freire |
author_facet |
Pereira, Débora Fabiana Freire |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Débora Fabiana Freire |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bedin, Sonali Paula Molin |
contributor_str_mv |
Bedin, Sonali Paula Molin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ARPEN-SC Marketing da Informação Registro Civil |
topic |
ARPEN-SC Marketing da Informação Registro Civil |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Ciência da Informação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-08T22:04:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-08T22:04:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-07-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238061 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238061 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/238061/2/license.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/238061/1/TCC-Repositorio_BU_Resumo.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
11ee89cd31d893362820eab7c4d46734 b242c4f0faf9e58171f53faa1a0dbe5c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766804923530346496 |