Proposta de um plano de marketing: para uma entidade de classe dos registradores civis de pessoas naturais de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Débora Fabiana Freire
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238061
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Ciência da Informação.
id UFSC_8af1ee687800f33b5dcd4b6d47adbcfe
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/238061
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaPereira, Débora Fabiana FreireBedin, Sonali Paula Molin2022-08-08T22:04:29Z2022-08-08T22:04:29Z2022-07-29https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238061TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Ciência da Informação.O presente Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Ciência da Informação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem como objetivo geral elaborar um plano de marketing digital, voltado para o compartilhamento da informação no Instagram. Para tal, visa descrever a finalidade e o contexto do plano de marketing digital; definir a estratégia e a tática para o compartilhamento da informação e aplicar a estratégia e a tática para o compartilhamento da informação. A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de Santa Catarina (ARPEN-SC) é uma entidade de classe que representa e atua em prol dos Registradores Civis de Pessoas Naturais de Santa Catarina, localizada na cidade de Florianópolis, Santa Catarina. Os critérios de classificação adotados neste trabalho, de acordo com Silva e Menezes (2005), estão permeados conforme a sua natureza, como aplicada, por envolver a aplicação prática na busca da solução de um problema específico, que é, elaborar um plano de marketing. A abordagem da pesquisa é quali-quantitativa, uma vez que infere interpretação da análise da situação ambiental e, por medir as três principais métricas no Instagram Insights: Alcance, Engajamento e Seguidores. Quanto aos objetivos, a pesquisa é classificada como descritiva por descrever as características da atividade da ARPEN-SC no contexto do mercado em que atua e, por detalhar em estudo, um plano de ação e metas a serem alcançadas pela entidade. Por fim, os procedimentos técnicos são pesquisa-ação, uma vez que envolve a interação intermitente desta pesquisadora com os diretores da ARPEN-SC e pesquisa bibliográfica, utilizando de forma adaptada o roteiro de proposto por Las Casas (2011). Os principais autores referenciados foram: Amaral (2007), Borko (1968), Le-Coadic (2004). Este trabalho justifica-se por estar baseado nos conceitos do marketing aplicado à Ciência da Informação. Considera-se que este trabalho de conclusão de curso atingiu o objetivo proposto na elaboração de um plano de marketing digital preliminar para que a ARPEN-SC inicie a sua operação, na rede social Instagram, de forma planejada e estratégica, tendo em vista atingir os seus objetivos de divulgação e aproximação com seus associados.Florianópolis, SCARPEN-SCMarketing da InformaçãoRegistro CivilProposta de um plano de marketing: para uma entidade de classe dos registradores civis de pessoas naturais de Santa Catarinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/238061/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52ORIGINALTCC-Repositorio_BU_Resumo.pdfTCC-Repositorio_BU_Resumo.pdfTCC_Repositorio_BU_Resumo_Informativoapplication/pdf449831https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/238061/1/TCC-Repositorio_BU_Resumo.pdfb242c4f0faf9e58171f53faa1a0dbe5cMD51123456789/2380612022-08-23 17:59:13.568oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-23T20:59:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de um plano de marketing: para uma entidade de classe dos registradores civis de pessoas naturais de Santa Catarina
title Proposta de um plano de marketing: para uma entidade de classe dos registradores civis de pessoas naturais de Santa Catarina
spellingShingle Proposta de um plano de marketing: para uma entidade de classe dos registradores civis de pessoas naturais de Santa Catarina
Pereira, Débora Fabiana Freire
ARPEN-SC
Marketing da Informação
Registro Civil
title_short Proposta de um plano de marketing: para uma entidade de classe dos registradores civis de pessoas naturais de Santa Catarina
title_full Proposta de um plano de marketing: para uma entidade de classe dos registradores civis de pessoas naturais de Santa Catarina
title_fullStr Proposta de um plano de marketing: para uma entidade de classe dos registradores civis de pessoas naturais de Santa Catarina
title_full_unstemmed Proposta de um plano de marketing: para uma entidade de classe dos registradores civis de pessoas naturais de Santa Catarina
title_sort Proposta de um plano de marketing: para uma entidade de classe dos registradores civis de pessoas naturais de Santa Catarina
author Pereira, Débora Fabiana Freire
author_facet Pereira, Débora Fabiana Freire
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Débora Fabiana Freire
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bedin, Sonali Paula Molin
contributor_str_mv Bedin, Sonali Paula Molin
dc.subject.por.fl_str_mv ARPEN-SC
Marketing da Informação
Registro Civil
topic ARPEN-SC
Marketing da Informação
Registro Civil
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Ciência da Informação.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-08T22:04:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-08T22:04:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238061
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/238061/2/license.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/238061/1/TCC-Repositorio_BU_Resumo.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
b242c4f0faf9e58171f53faa1a0dbe5c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804923530346496